Crédito foto: Getty images
A grande decepção da última temporada da NFL foi o Jacksonville Jaguars. Um time que investiu pesado na free agency de 2016 e trouxe grandes nomes para a sua defesa no draft, como Jalen Ramsey e Myles Jack, e que tinha um ataque que em 2015 teve ótimos números, como por exemplo seu recebedor Allen Robinson passando das mil jardas. Era uma equipe sob muita expectativa, muitos até apostaram nos Jags vencendo a AFC South. Mas, o time não rendeu o esperado e ficou na última posição de sua divisão, com apenas três vitórias. Tal campanha fez muitos ficarem desacreditados com a equipe para a próxima temporada, especialmente pelo fato de seu quarterback Blake Bortles ter decepcionado a todos. Mas, será que ainda podemos apostar nesse time e lhe dar uma segunda chance?
Bom, se formos olhar para a defesa, sim! Os Jaguars têm um dos melhores elencos defensivos da NFL. Além dos segundo anistas, que devem evoluir com relação ao ano passado, a franquia ainda trouxe ótimos nomes na free agency. Calais Campbell, um dos pass rushers mais regulares da liga, A.J. Bouye, um dos cornerbacks mais promissores, além do safety Barry Church, ex-Cowboys, foram as principais contratações.
Campbell é mais uma boa peça para a linha defensiva da equipe, que já contava com Malik Jackson e Yannick Ngakoue. Este último teve uma grande temporada de calouro. Foram oito sacks ao todo, com direito a quatro fumbles forçados e uma interceptação. Ngakoue se tornou o segundo novato na história da liga a conseguir quatro sakcs e uma interceptação nos primeiros cinco, atrás apenas de Terrell Suggs, que atingiu tal marca pelo Baltimore Ravens. Somados esses números à adição de Campbell, o Jacksonville Jaguars passa a ter uma linha defensiva de respeito. Além desses três na DL, a equipe ainda conta com os três ótimos linebackers titulares: Myles Jack, Telvin Smith e Paul Posluszny, o que torna o front seven uma grande arma dessa talentosa defesa.
É claro que o ataque é uma grande incógnita. Blake Bortles teve uma péssima temporada em 2016 e uma evolução mínima todos esperam, até porque é quase impossível ele ser pior do que foi no ano passado. A chegada de Leonard Fournette pode deixar o ataque um pouco mais dinâmico, visto que este era um dos principais running backs do último draft. Com o novo treinador, Doug Marrone, espera-se que a equipe pare de ficar só nas tentativas de big palys.
Mas, apesar da pouca confiança que devemos depositar em Bortles, não podemos desprezar a defesa dos Jags, que tem totais condições de ser uma das dez melhores tanto contra o jogo terrestre quanto contra o passe. Estimar uma ida aos playoffs é difícil, justamente pelo fato de a equipe ter um quarterback que comete muitos turnovers (são 51 interceptações em três temporadas), mas não será surpresa ver esse time pelo menos brigando por uma vaga. É bem provável que a AFC South tenha apenas uma equipe nos playoffs, assim como em 2016. E nesse cenário, vemos Titans e Texans um pouco acima dos Jaguars. Mas, é um time que, pelo calendário, tem condições de ganhar de cinco a sete jogos, o que já seria uma grande evolução com relação a temporada passada. E com certeza, se conseguir um ano sólido, será um time que virá ainda mais forte em 2018, provavelmente com um quarterback vindo do draft.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Top 5 camisas mais bonitas das franquias da NFL para você ter
Conheça 5 destaques do futebol americano do Brasil
Quais são os apelidos mais curiosos dos esportes americanos?