Crédito foto: Divulgação | Site oficial da liga
Quinta-feira (6/10) tivemos o início da semana cinco da NFL, nos aproximando mais e mais da primeira metade da temporada. As previsões feitas antes do início da competição começam a ir por água abaixo, isso porque temos alguns times que ninguém esperava que fossem tão bem e outros que estão deixando bastante a desejar.
Veja quais são os seis times que mais surpreendem até aqui:
Crédito foto: Divulgação | Site oficial da liga
As expectativas para essa temporada do time da Carolina do Norte eram gigantescas. Na temporada passada a equipe venceu quinze dos dezesseis jogos da temporada regular e fez uma bela campanha nos playoffs, terminando com a derrota no último Super Bowl para o Denver Broncos.
Mas parece que as expectativas não se tornaram realidade e os Panthers vêm tendo dificuldades. O time conseguiu apenas uma vitória nos quatro primeiros jogos.
O que acontece com o Carolina Panthers? A defesa não é a mesma do ano passado. Para se ter uma noção, nesse ano a defesa cede 29,5 pontos por jogo, quinta pior marca. Já no ano passado a mesma defesa (com o CB Josh Norman) cedeu 19,2 pontos por jogo, sexta melhor marca da liga.
Crédito foto: Divulgação site oficial Los Angeles Rams
Pela primeira vez em uma década os Rams começam com três vitórias nos quatro primeiros jogos da liga. E para aumentar mais ainda o embalo do time, são três vitórias seguidas, depois de uma derrota bem feia na primeira semana contra os 49ers.
Não é apenas a maestria de Hollywood que leva a equipe a ser uma surpresa nessa temporada, é a defesa. Conhecida pela fortíssima linha defensiva, a defesa dos Rams tem feito um baita trabalho e tem levado o time nas costas.
Apesar de o ataque ser um dos menos prolíficos da NFL, o Rams é o segundo time que mais roubou bolas dos adversários. E quando você ganha a batalha dos turnovers, a chance de uma vitória aumenta demais.
Crédito foto: Divulgação | Site oficial New York Jets
O planejamento dos Jets para o início da competição era chegar aos playoffs. E essa tarefa parecia possível, após a temporada passada em que a equipe fez uma campanha de dez vitórias e seis derrotas. Mas essa missão ficou bem difícil após essas quatro semanas da liga, uma vez que o time conseguiu apenas uma vitória.
Nos últimos três anos, os 28 times que chegaram nesse ponto da temporada com três derrotas ou mais, apenas três chegaram aos playoffs.
Mas, há de convir conosco torcida dos Jets, é bem difícil você pensar em playoffs quando seu QB lidera a liga em interceptações, sendo que lançou seis delas em apenas um jogo, fora de casa, contra um oponente direto por vaga na pós-temporada.
Crédito foto: Divulgação | Site oficial Arizona Cardinals
Apesar da vitória sobre o fraquíssimo 49ers, são três derrotas para os Cardinals em cinco semanas. Sabem quantas vezes a equipe foi derrotada a temporada passada inteira? Sim, três vezes. Os Cardinals precisam que seu QB Carson Palmer jogue em alto nível. Sem ele o ataque dificilmente engrena e dá vitórias a sua equipe. A situação fica mais preocupante já que no último jogo contra os Rams, o QB sofreu uma concussão e sua volta aos gramados ainda é incerta.
A divisão Leste da NFC, divisão dos Cardinals, é uma das mais difíceis da NFL no momento, e sair com três derrotas nos primeiros cinco jogos preocupa bastante a torcida e as chances de playoffs diminuem.
Crédito foto: Divulgação | Site oficial Minnesota Vikings
Alguns vão dizer que não estão surpresos com o começo de temporada dos Vikings, até pela bela temporada que o time fez em 2015. Mas é de se surpreender sim.
Perdeu seu QB titular por lesão antes do começo da temporada e, na segunda semana perde Adrian Peterson, seu maior corredor da história da franquia. Isso não é problema para o técnico Mike Zimmer.
Vencedor de técnico do ano na temporada passada, Zimmer, montou uma defesa monstruosa que vem engolindo os adversários vivos. Mas a surpresa mesmo está no ataque, mesmo sem as melhores peças, o coordenador ofensivo Norv Turner remendou o sistema para que o novo QB Sam Bradford consiga manejar. E tem tido muito sucesso. Olho no time dos Vikings!
Há vida após Tony Romo. Tudo parecia que ia ser uma nova tragédia para os Cowboys, uma vez que perdeu uma de suas estrelas, o QB Tony Romo, numa partida pré-temporada. E como Dallas sofreu demais nas últimas temporadas para ganhar sem seu QB, todos previam uma temporada bem dura para o time do Texas.
Mas Dak Prescott e Ezekiel Elliott estão entregando um belíssimo trabalho. Dak passou das mil jardas aéreas e não sofreu nenhuma interceptação nos primeiros quatro jogos da temporada. Já o também calouro Ezekiel Elliott lidera a liga em jardas terrestres. Se continuarem assim, Romo deve assumir o ataque com uma campanha positiva (mais vitórias do que derrotas) e liderar a equipe para os playoffs.
Veja também:
NFL: Veja palpites e a programação dos jogos da semana 5 da liga
Veja o melhor jogador de cada franquia no futebol americano
As seis maiores rivalidades dos últimos anos no futebol americano