Um Mundial de Clubes, uma Liga dos Campeões, uma Libertadores da América, uma Copa das Confederações, duas Ligas Espanholas, uma Supercopa da Espanha, duas Copas Del Rey, uma Copa do Brasil, um Sul-Americano Sub-20 e uma Recopa Sul-Americana. No Santos, 138 gols em 230 jogos. Na Seleção Brasileira, 46 gols em 70 jogos. No Barcelona, já é o 30º maior artilheiro da história do clube com 85 gols.
Títulos e números colocam Neymar Jr. como um dos maiores jogadores do mundo, inquestionavelmente. Porém, lá no continente europeu parece que o filho da Dona Nadine não está com esta bola toda.
Pelo segundo ano o atacante do Barcelona ficou de fora da lista da UEFA de "Melhor jogador da Europa", desta vez na temporada 2015/2016. Dos dez nomes escolhidos, presença garantida de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Já o brasileiro amargou a 19ª colocação.
Foto: Getty Images
Neymar não fez seu melhor primeiro semestre pelo clube catalão e muito menos na Seleção Brasileira – ele ficou de fora da Copa América por priorizar a Olimpíada. Sendo assim, teve que ver os atletas do Leicester, campeão inglês, Riyad Mahrez, Jamie Vardy e N´Golo Kanté e ainda Arturo Vidal, Zlatan Ibrahimovic e Luka Modric ficarem a sua frente nesta corrida.
O camisa 11 recebeu o mesmo número de votos que o belga Hazard, do Chelsea, e o meia espanhol Iniesta, seu companheiro no Barcelona. Sendo assim, esta é a sua pior colocação na eleição da UEFA desde que chegou à Espanha, há três anos. Em 2013/2014, ficou em 17ª e em 2014/2015, quando foi campeão europeu tendo atuações decisivas e conquistou o terceiro lugar na Bola de Ouro da FIFA, ficou entre os dez finalistas e acabou na quinta posição.
A lista da UEFA é formada por palpites de jornalistas de cada uma das 55 confederações ligadas à entidade. Os profissionais enviam nomes de cinco candidatos, cada, e o primeiro recebe cinco pontos, o segundo quatro e assim por diante. Os três finalistas serão decididos até o dia 5 de agosto e o vencedor anunciado no dia 25 do mesmo mês, quando acontece o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da Europa.
Os dez finalistas
Foto: Getty Images
Três nomes já correm por fora para levar o prêmio. Atual campeão, Lionel Messi tentará sua terceira conquista. Mas a briga será difícil, porque Cristiano Ronaldo, atual campeão europeu com o Real Madrid e da Eurocopa com Portugal, e o atacante Griezmann, que fez uma boa temporada pelo Atlético de Madrid e quem foi o artilheiro e o melhor jogador da Euro, chegam com tudo para a disputa.
Gareth Bale – Real Madrid
Gianluigi Buffon – Juventus
Antoine Griezmann – Atlético de Madri
Toni Kroos – Real Madrid
Lionel Messi – Barcelona
Manuel Neuer - Bayern de Munique
Thomas Muller – Bayern de Munique
Pepe – Real Madrid
Cristiano Ronaldo – Real Madrid
Luis Suárez – Barcelona
Veja também:
Futebol internacional: Por que damos tanta moral?
Cartola FC: Confira 10 prováveis candidatos ao Troféu Gringo do Ano
Rio 2016: As novidades da Powerade para os Jogos Olímpicos