Notícias e Opiniões de Esportes

Murilo não foi o único: Relembre 6 jogadores flagrados no doping

Written by Ader Sobrinho | 24/mai/2017 19:01:00

Crédito foto: Getty Images

Após muitos treinos, preparação, dedicação e o sonho de conquistar o posto mais alto de um pódio, a quebra de um recorde, alguns atletas, depois de um problema de saúde, se "sentem" obrigados a usar de uma maneira ilegal para continuar na disputa. Assim, alguns são pegos no exame anti-doping e perdem todas as medalhas, sujando seus nomes e se tornando reconhecidos como trapaceiros. Muitos se arrependem e conseguem dar a volta por cima.

Alguns nomes expressivos foram flagrados pelo exame, entre eles o mais recente caso é o de Murilo, jogador da Seleção Brasileira de vôlei. Outros atletas famosos estão na lista, como o de Ben Johnson (Canadá), Marion Jones (EUA), Alexander Markin (Rússia), Dmitriy Muserskiy (Rússia), Sharapova (Rússia) e o maior de todos, Lance Armstrong (EUA).

Sobre o assunto, o Esportudo listou seis jogadores de vôlei que foram surpreendidos pelo exame. Relembre!

1. Jaqueline

Em 2007, jogando na Itália defendendo a equipe do Jesi, um exame acusou o uso de sibutramina. A atleta foi suspensa por nove meses, o que acarretou o corte da Seleção Brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos do Rio.

2. Giba

Em 2002, o atleta foi acusado de uso de maconha e acabou caindo no doping. Pegou um gancho de oito partidas. A pena foi convertida em ajuda financeira à instituições de assistência a dependentes químicos. O jogador admitiu o erro e prometeu que jamais iria repetir, pois queria continuar sendo um exemplo para os mais jovens.

3. Maria Elisa

Representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres em 2012, formando dupla com Talita, e em 2014, ao lado de Juliana Silva, conquistou o título do Circuito Mundial. Mas, um exame realizado em março de 2016, foi encontrado o diurético Hidroclorotiazida.

4. Pedro Solberg

Jogador de vôlei de praia, é filho da ex-jogadora da Seleção Brasileira, Isabela. Em 2008, tornou-se o mais jovem campeão do Circuito Mundial, ao lado de Harley, e era cotado para representar o Brasil nas Olimpíadas de Londres. Mas, 30 de maio, foi testado positivo no exame com a substância esteroide exógeno androstane – facilitador de ganho de massa muscular. Depois de sua suspensão, fez duplas com vários atletas e em 2013 foi eleito o melhor bloqueador do Circuito Mundial.

5. Fernanda Berti

Jogadora de quadra atuando como oposta, serviu a Seleção Brasileira em todas as categorias. Com a principal, foi campeã na Copa dos Campeões e Campeonato Sul-Americano, em 2005. Na temporada de 2008/09, quando atuava no Cesena na Itália, foi pega pelo exame quando consumiu isometepteno. Foi suspensa preventivamente. Em 2012 começou sua carreira na praia.

6. Carlos da Silva

Defendia a equipe do Narbonne da França quando foi flagrado no exame no dia 13 de dezembro e acabou suspenso por dois anos pela Federação Francesa de Voleibol. A substância encontrada foi a hidroclorotiazida.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
4 jogadoras que mereceram a convocação de Zé Roberto Guimarães
Superliga Feminina: 5 gringas que mais se destacaram nesta temporada
Revelação das areias, Guto Carvalhães fala em exclusiva sobre parceria