Notícias e Opiniões de Esportes

Mundo da Bola: Saiba mais sobre a organização do futebol australiano

Written by Matheus Almeida | 16/nov/2016 20:04:00

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do Adelaide United

Desde 1950, quando uma empresa petrolífera criou a primeira liga de futebol profissional, este esporte não parou de se desenvolver e se organizar num país, onde é conhecido por seus cangurus, tubarões e Rugby de qualidade. Ao redor do mundo, poucas pessoas conhecem as formas de disputas e sobre os campeonatos australianos, mas fique tranquilo que neste artigo você saberá de tudo e mais um pouco.

Como tudo começou...

O primeiro torneio profissional na Austrália foi patrocinado pela empresa petrolífera Ampol. O seu primeiro formato foi inspirado na FA Cup e ocorreu em vários estados, tendo South Wales como o primeiro em 57.

Ao longo dos anos a competição foi tomando formas mais profissionais, mas foi encerrada em 68 por não se mostrar sustentável financeiramente. Nas décadas de 60 e 70 várias discussões sobre a criação de uma liga, com turno e returno foram feitas, mas essa ideia enfrentou bastante oposição dos clubes que ainda não há consideravam viável economicamente. O próximo torneio profissional ocorreria em 77.

Crédito foto: Divulgação Museum of Australia - Um dos primeiros times da Austrália, foto de 1909

Nova liga e formato de organização

Certamente a classificação do país para a Copa do Mundo de 1974 mudou a forma de pensar dos organizadores sobre a importância de uma liga de futebol profissional na Austrália. A partir daí eles estabeleceram um novo campeonato com um formato inicial de tabela única. No período de 77 a 83 as equipes de Sidney dominaram a competição, com a exceção do West Adelaide que venceu uma vez durante o período de seis anos. 

Em 84, foi permitido a entrada de novos times no torneio e a partir daí passou a ser disputado no formato de conferências – como vemos hoje na MLS –  no período de 84 a 86 apenas times foram do eixo Sidney-Adelaide conquistaram títulos. Em 87 a liga retornaria ao formato de tabela única após a saída do Sidney City, e também não realizava mais as finais, o que gerou críticas por esses serem os jogos mais lucrativos da liga. Em 89, os times do eixo se viram em desvantagem contra times de menor expressão, o que gerou novamente uma mudança no formato do torneio.

Crédito foto: Reprodução - Copa do Mundo de 1974 fez os dirigentes repensarem o futebol australiano 

Em 89, o campeonato foi realizado durante o verão, mas um detalhe: isso fez com que times que não pudessem participar fossem rebaixados ou condenados a disputar apenas os estaduais, e assim os times do eixo voltaram a elite novamente. Apesar desta mudança, a liga viveu em declínio e após 27 anos, foi encerrada em 2004.

Em 2005, um novo torneio seria anunciado com o nome de A-League, onde poderia participar apenas um time por cidade e todos deveriam ser privados.

Como funciona a A-League?

O campeonato funciona com dez times participantes, sendo um neozelandês. Esta competição possui o mesmo formato que a MLS, mas apenas em tabela única, com os seis melhores colocados disputando playoffs até a final, conhecida como Final Series. Tanto nos pontos corridos como na Final Series, o Melbourne Victory é o maior campeão, com três títulos de cada.

Além da A-League, 32 times australianos disputam a FFA Cup, realizada desde 2014, com o primeiro campeão sendo o Adelaide United após uma vitória de 2 a 0 contra o Perth Glory.

Crédito foto: Divulgação oficial do Adelaide United - O Adelaide United é o atual campeão da A-League 

Vagas para disputar a Liga dos Campeões da Ásia

Desde 2007, os times australianos recebem vagas para disputar a Liga dos Campeões da Ásia, com os dois melhores colocados na tabela recebendo vaga direta e o campeão da Final Series disputando a pré. Além disso, os times australianos também disputam a Liga dos Campeões da Oceania, competição que já conquistaram quatro vezes, contra apenas um da Liga da Ásia. 

E a seleção australiana?

Em 2014, a seleção australiana disputou a sua terceira Copa do Mundo seguida e a quarta em sua história. Mesmo com o ganho de qualidade técnica visto nos últimos anos, a seleção ainda pode ser considerada fraca.

Em um amistoso, realizado em 2013, o Brasil goleou a Austrália por 6 a 0. Já na última Copa do Mundo, os australianos perderam todos os jogos do seu grupo, que era composto por: Holanda, Espanha e Chile.

A melhor colocação deles aconteceu na Copa do Mundo de 2006 – quando chegaram às oitavas de final –, e na Copa das Confederações de 1997, quando foram vice-campeões, perdendo para o Brasil por 6 a 0 na final. 

Crédito foto: Divulgação FIFA - Seleção australiana na Copa de 2014

Além de não possuir grandes jogadores, nenhum brasileiro de destaque joga ou jogou no futebol australiano. Isso também dificulta o acesso à informação por parte de nós, brasileiros, mas este não será um problema se você continuar ligado em nossa série ‘’Mundo da Bola’’, que vai ao ar toda quarta-feira.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
MSN ou BBC? Relembre os 12 melhores trios de atacantes da história
Veja 10 jogadores que já revelaram o seu clube do coração
Mundo da bola: 5 jogadores da MLS que cairiam bem no seu time