Crédito foto: Reprodução / Instagram Oficial Lívia Laranjeira
Quais são as principais repórteres esportivas do Brasil? Finalmente elas estão conquistando o seu espaço no mundo esportivo? Se você é fã de esportes, já deve ter refletido sobre essas questões. No jornalismo esportivo, mesmo conquistando cada vez mais o seu espaço, as mulheres ainda encontram barreiras para se inserir no ambiente majoritariamente masculino. Elas precisam ter forças em dobro para provar que têm competência em comentar e informar de esportes - principalmente futebol – no mesmo nível dos homens.
Confira três mulheres que o Esportudo separou que vêm conquistando espaço no noticiário esportivo:
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Gabriela
Repórter há mais de 10 anos, atualmente da ESPN, Gabriela é fã de notícia. A profissional já passou por grandes redações, como O Globo, Extra, O Dia, Estadão, CBN e Rádio Globo. Gabriela está conquistando cada vez mais o seu espaço na emissora, e hoje é uma das referências femininas na área esportiva.
A paixão por esportes vem desde criança. Ainda na infância, Gabriela jogou em escolinhas de futebol, chegou até a fazer peneiras e passou uma temporada nos Estados Unidos. Porém, decidiu seguir no jornalismo esportivo e é a fundadora do blog "Grama na Calcinha".
Como muitas jornalistas mulheres, já teve que lidar algumas vezes com polêmicas com técnicos e profissionais do futebol. Infelizmente, ainda vemos muitas polêmicas desse gênero envolvendo mulheres jornalistas, por acharem que são o elo mais fraco. Atualmente, elas estão mostrando que vieram para ficar na área esportiva.
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Lívia
Lívia é uma jovem profissional que atua há cerca de três anos com esporte. Na SporTV, vem conquistando cada vez mais espaço na área, com a participação da cobertura da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A repórter ficou ainda mais famosa por ser uma das primeiras a relatar a tragédia que envolveu a delegação da Chapecoense para Meddelín (Colômbia), que vitimou 71 pessoas, em novembro de 2016. Era muito visível a tensão e preocupação dela em passar todas as notícias de maneira clara para o público. O equilíbrio em informar e segurar os sentimentos não foi um problema para a jovem repórter, que se saiu muito bem na cobertura e se tornou ainda mais conhecida no mundo esportivo.
Mayra Siqueira é repórter esportiva da Rádio CBN há cerca de seis anos e da revista e blog "Swim Channel". Já passou pela Rede Globo, em 2010. Atualmente, é uma das repórteres mais conhecidas da rádio no universo esportivo feminino.
A paixão por esportes vem do berço, já que nos primeiros anos de vida deu suas primeiras braçadas. Competiu muitos anos na natação e é uma das grandes informantes na modalidade. Mesmo com a paixão, não pensava em trabalhar na área esportiva, até estagiar no ambiente e decidir continuar. Com sua imparcialidade e cuidado em informar as notícias da melhor maneira para o leitor, Mayra está conquistando cada vez mais espaço no mundo esportivo.
Mesmo com o grande desafio diário, as mulheres devem se firmar cada vez mais no mundo do esporte. Quando veremos uma mulher narrando futebol?
E você, conhece outras jornalistas esportivas que estão se destacando no noticiário? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Cara de um, focinho de outro! Veja 7 esportistas e seus animais
Djokovic diz que homens deveriam receber mais do que as mulheres
Carta aberta: Mulheres, vocês podem mais! De Esportudo e Naty Graciano