Crédito foto: Reprodução / Instagram oficial @mchierighini
Provavelmente você já ouviu grandes nomes quando o assunto é natação, já que este é um dos principais esportes olímpicos. Michael Phelps, ex-nadador americano, considerado uma lenda das piscinas, é um exemplo disso, assim como os brasileiros Etiene Medeiros, Joana Maranhão, Larissa Martins, Leonardo de Deus, Marcelo Chierighini e Thiago Pereira.
Para nós, expectadores e amantes do esporte, é muito belo de se assistir, mas você já pensou em praticar? Se nunca passou pela sua cabeça se tornar um(a) nadador(a), ou até cogitou mas lhe faltou coragem, o Esportudo listou seis motivos para você se aventurar e entrar de cabeça neste lindo esporte - e nunca mais parar.
1. Jovialidade
Crédito foto: Reprodução / Instagram oficial @etimedeiros
Quando se tem 18 anos seu maior desejo é parecer mais velho, mas é fato que conforme os anos passam, a ideia de aparentar alguns anos mais jovem agrada a todo mundo. Especialistas afirmam que nadar melhora a circulação do ar dentro do nosso corpo, melhorando, assim, o funcionamento das células e permitindo que os sinais da idade demorem a aparecer.
2. Memória
Crédito foto: Reprodução / Instagram oficial @leogdeus
São tantas coisas que acontecem no nosso dia a dia que fazem nossa memória ficar bem precária. Um estudo feito na Universidade de Indiana, nos EUA, afirma que nadar aumenta a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos, as redes neuronais funcionam eficazmente, melhorando a memória do nadador.
3. Qualidade de vida
Crédito foto: Reprodução / Instagram oficial @leogdeus
Sendo uma atividade física, a natação mexe com todo o organismo do atleta, fazendo-o funcionar melhor. Seja respiração, circulação, resistência física ou massa muscular, tudo melhora em seu corpo.
4. Anti-stress
Crédito foto: Reprodução / Instagram oficial @mchierighini
Fazer atividades que gostamos geram a liberação de serotonina (conhecido como hormônio do prazer). Com isso, te dará sensação de relaxamento e satisfação.
5. Perda da timidez
Crédito foto: Reprodução / Instagram oficial @etimedeiros
Esportes são muito importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, pois promovem a interação, trabalho em equipe e relacionamento com os outros. A natação, embora seja um esporte individual, te coloca em um ambiente plural, com pessoas, personalidades, culturas, ideias e objetivos diferentes.
6. Persistência
Crédito foto: Reprodução / Instagram oficial @leogdeus
A cada treino, a cada aula e a cada braçada cresce dentro de você o desejo por melhorar, seja seu tempo ou qualidade do nado. Nadar cria uma forte motivação dentro dos atletas que com o passar do tempo, acaba transcendendo as águas, indo em direção à vida pessoal de cada um.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Carta aberta: Mulheres, vocês podem mais! De Esportudo e Naty Graciano
Saiba quem são os melhores nadadores brasileiros em atividade
Exclusiva: Da piscina aos palcos, Lucas A. de Aquino fala da transição