Notícias e Opiniões de Esportes

MLS: Promessa americana comanda Sounders e se aproxima de recorde

Written by Paulo Canova | 30/set/2016 10:03:00

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do clube

Jordan Morris roubou a cena no início deste ano. A jovem promessa americana e revelação das categorias de base do Seattle Sounders recusou uma proposta do Wolfsburg, da Bundesliga, e decidiu iniciar sua carreira profissional no seu clube de coração. O então campeão da NCAA pela Universidade de Stanford, não imaginava o quanto a temporada de 2016 poderia significar.

Sempre favorito e dono de ótimas campanhas desde que ingressou na Major League Soccer em 2009, o clube começou a temporada com uma péssima notícia: Obafemi Martins estava deixando a equipe e, a dupla de ataque com Dempsey, estava desfeita. Mesmo assim, a torcida via em Morris motivos para manter as expectativas nas alturas.

Apesar de sempre corresponder dentro de campo, Morris alternou entre a titularidade e o banco de reservas sob o comando de Sigi Schmid. Com o passar do tempo e com a necessidade de melhores resultados após o pior início de temporada de sua história, Morris se tornou indispensável para o Seattle Sounders. Mesmo com as derrotas, o garoto seguia marcando gols que muitas vezes garantiram pelo menos um ponto para a equipe esmeraldina.

Sigi Schmid não aguentou a pressão e foi demitido. Brian Schmetzer assumiu o comando da equipe e, com ele, chegou o uruguaio Nicolás Lodeiro, ex-Corinthians e Boca Juniors. Desde então, o Seattle Sounders conquistou seis vitórias nos últimos dez jogos, perdendo apenas uma e empatando em três ocasiões. Ao final da semana 29, o clube já estava entre os seis primeiros colocados da Conferência Oeste e brigando por vaga nos playoffs. Uma das maiores voltas na história da MLS.

 

Crédito foto: Getty Images

Com a chegada de Lodeiro, Morris e Dempsey foram favorecidos. A ligação entre o meio e o ataque ganhou qualidade e, o setor criativo, um homem a mais na troca de passes e jogadas mais elaboradas. Mesmo com a saída de Dempsey, após ser diagnosticado com arritmia, o ritmo da equipe não caiu e Morris assumiu a responsabilidade de ser o artilheiro da equipe.

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial

Na partida do último sábado (24/9), inclusive, marcou dois gols na vitória por 4 a 2 contra o LA Galaxy fora de casa e se tornou o segundo maior artilheiro novato da história da liga. Com seus 12 tentos até agora, Morris ultrapassou Pat Noonan, que havia marcado dez gols em seu primeiro ano pelo New England Revolution em 2003. Ironicamente, Noonan é hoje assistente técnico do LA Galaxy e viu de perto o jovem esmeraldino ultrapassar a sua marca.

Veja os melhores momentos da partida entre LA Galaxy 2 x 4 Seattle Sounders:

Morris é agora o maior artilheiro americano na temporada e está a seis gols de alcançar o recorde de Cyle Larin, do Orlando City. No ano passado, Larin marcou 18 vezes e quebrou o recorde de gols marcados por um calouro em sua temporada de estreia.

Em poucos meses, Jordan Morris mostrou maturidade em assumir a responsabilidade de um dos maiores clubes da América do Norte e comandar a equipe dentro de campo para que pudessem voltar a brigar por uma vaga nas finais. Com recorde ou sem recorde, fato é que o garoto comprova ser a grande promessa que tanto se falou no início da temporada.

E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Top 7: As mulheres mais gatas dos jogadores que atuam na Europa
MLS: Veja os cinco clubes mais valiosos da Major League Soccer
Entenda como é o relacionamento da MLS com seus patrocinadores