Crédito montagem: Esportudo.com | Fotos: Getty Images e Divulgação oficial dos clubes (COR e SP)
Ano novo, vida nova e time novo? Após o término temporada 2016, os clubes aproveitam para planejar e corrigir alguns pontos que deixaram a desejar na temporada passada. A maioria dos clubes usufruem deste momento e agitam o mercado da bola para trocarem de técnico, comissão, jogadores, e em alguns casos presidência e diretoria.
Fato é que eles fazem, ou pelo menos deveriam fazer de tudo, para voltarem mais revigorados e preparados, pelo menos é o que se espera na teoria. Diante deste fato, a equipe do Esportudo.com traz nesta reportagem como os quatro grandes do Estado de São Paulo vêm se preparando para próxima temporada, confira o que sabemos até agora no mercado da bola:
Crédito: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians
O presidente Roberto de Andrade, em uma das suas últimas declarações, já deixou claro a política de corte de gastos para 2017. Disse também, que dentro das condições tem buscado fazer o melhor possível para o ano que se inicia. Até o momento, as únicas certezas do Timão são as contratações do atacante Jô, que retorna ao time depois de uma temporada apagada no exterior e Luidy, jogador do CRB.
A dupla de goleiros, Cássio e Walter, deve ser mantida e Léo Príncipe, o lateral-direito promessa de 20 anos, teve seu contrato renovado até dezembro de 2019. Carille, substituto de Oswaldo de Oliveira, pede reforços para todas as posições, mas disse que vai utilizar com maior frequência os garotos da base. Algumas especulações, como William Pottker da Ponte Preta, Kazim, atacante do Coritiba e a ida de Marlone para o Atlético-MG, também existem.
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do jogador
O atual campeão brasileiro começou suas mudanças pelo técnico. Cuca se despediu do time ao final do campeonato e para o lugar dele, Eduardo Baptista foi contratado. O Palmeiras não parou por aí. Após perder o principal jogador do time para o Manchester City, alguns reforços foram anunciados rapidamente para preencher os buracos com a saída de Gabriel Jesus, até agora quatro reforços foram anunciados para 2017. São eles: o atacante Keno ex-Santa Cruz, e os meias Hyoran ex-Chapecoense, Raphael Veiga ex-Coritiba e o tão esperado venezuelano Alejandro Guerra, campeão da Copa Libertadores pelo Atlético Nacional, e eleito o melhor jogador do torneio Sul-Americano. Michel Bastos também foi anunciado como nova contratação para compor o elenco do Verdão e deve ser apresentado em breve.
A proposta do Palmeiras é simples e objetiva: manter a base do time e fortalecê-la para a Copa Libertadores. Recentemente, o Verdão mostrou interesse por Felipe Melo, volante experiente da Inter de Milão, e está próximo de anunciá-lo em breve. Além dele, outro nome especulado é o de Samuel Xavier, lateral-direito do Sport.
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do jogador
Já o Santos, após cinco anos, está de volta à Copa Libertadores e busca o tetra na competição. Dorival Júnior, técnico de 2016, continua no comando do time. O primeiro reforço apresentado pelo Peixe foi o atacante colombiano Vladimir Hernandéz, logo em seguida, anunciou a contratação do volante do Atlético-MG, Leandro Donizete e a do Cleber, zagueiro de 26 anos que joga no Hamburgo, para esse foi oferecido 2 milhões de euros.
O Peixe mostrou interesse em muitos jogadores, mas não conseguiu finalizar o acerto com a maioria. A diretoria consultou Bernard e Taison do Shakhtar Donetsk, mas recuou por conta dos valores. Outros dois nomes que estão na mira são o do atacante Clayton do Atlético-MG e o meia Marquinhos Gabriel do Corinthians.
Crédito foto: Divulgação oficial do clube
A novidade do Tricolor para 2017 é ter Rogério Ceni como técnico, o goleiro goleador retorna ao time após se aposentar pelo clube que defendeu durante tantos anos, só que agora em uma posição bem diferente do que a habitual, a de professor.
Rogério junto com a diretoria já entrou em ação e anunciou três reforços para o time em 2017. Sidão, goleiro que atuava pelo Botafogo, e os atacantes Wellington Nem e Neilton, que disse ser a realização de um sonho trabalhar com Rogério.
O diretor financeiro do clube se manifestou divulgando que o São Paulo terá 17,5 milhões para gastar em reforços para 2017 e pede que como todo ano, seja dado oportunidade à categoria de base na qual o gasto é de 4 milhões anualmente. O quarto reforço do time, Cícero ex-Fluminense deve ser anunciado em breve.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Meu Malvado Favorito? 5 fatos sobre o novo presidente do Palmeiras
Você decide: Quem volta para o Corinthians em 2017? Vote!
Relembre as 7 maiores brigas na história do futebol brasileiro