Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Real Madrid
A Champions League certamente é maior campeonato de clubes do planeta quando se pensa nos jogadores e times que a disputam. A competição tem como maior vencedor o Real Madrid, com 12 títulos, sendo o AC Milan com sete conquistas o segundo maior vencedor. Contudo, o maior número de títulos não é garantia de ter o melhor time da história dessa competição que teve 63 edições.
Portanto, levou-se em consideração equipes que marcaram uma época e revolucionaram o futebol europeu com um estilo próprio de jogo, que possibilitaram não apenas uma equipe vencedora, mas uma Era. Então, veja a seguir os cinco melhores times da história da Champions!
Três títulos de Liga dos Campeões no período, os merengues tiveram elencos que variaram bastante, mas que sempre contaram com os principais nomes do futebol mundial, não à toa a equipe tinha o alcunho de "Galáticos". A constância estava na gestão do clube: contratar os principais jogadores do mundo e os títulos seriam consequência. A era ficou marcada por Zidane, Figo, Raúl, Francisco Pavón, Roberto Carlos e mais tarde, Ronaldo e Beckham. "Nós éramos como os Beatles. Nós éramos como crianças jogando no campo" - Luís Figo.
Sem um troféu desde que conquistou o décimo Scudetto em 1979, os Rossoneri estavam estagnados até que, o relativamente desconhecido, Arrigo Sacchi tornou-se treinador no verão de 1987, junto com as contratações dos holandeses Marco van Basten e Ruud Gullit. A equipe de Sacchi jogava no 4-4-2 com marcação em zona, sendo que a distância entre as linhas de defesa e meio do campo nunca era superior a 25/30 metros. A linha defensiva pressionava bastante os adversários. Com uma defesa sólida e uma equipe talentosa, o Milan foi bicampeão da Champions.
Capitaneados por Franz Beckenbauer, o Bayen de Munique contava ainda com Gerd Müller e Sepp Maier, uma geração que foi tricampeã da UEFA Champions League e compôs a vitoriosa seleção bávara de 1974. Sob Dettmar Cramer, o Bayern jogou em um inusitado sistema de 1-3-3-3, com prioridade no setor defensivo, jogando com Beckenbauer de líbero, com a liberdade de se envolver e atacar à vontade. Na frente, ainda tinha Müller, com seu excelente controle de bola e ótima finalização.
A era Guardiola do Barcelona revolucionou o clube catalão e o futebol mundial. Além de contar com elencos talentosos, com diversos jogadores formados no próprio clube, o padrão de jogo de alta posse de bola, rápidas trocas de passes com formação de triângulos, muita pressão na defesa e grande ofensividade dos jogadores permitiram esse domínio que garantiu dois títulos da Champions League. Uma era marcada pelo técnico, Pep Guardiola, que trouxe uma maneira de jogar futebol com a Seleção Brasileira de 70 e o Ajax de Johan Cruyff, e pelos jogadores: Daniel Alves, Xavi, Iniesta e Messi.
O time foi tricampeão da Championsao revolucionar o jogo com o chamado “Futebol Total”. O plano tático do time holandês proposto pelo então técnico Rinus Michels foi o ideal para tirar uma equipe que era candidata a rebaixamento na liga nacional no ano de 1965 para levá-la ao título europeu em 1971. Apesar da saída de Michels, a supremacia holandesa continuou com o técnico Stefán Kovács, que comandou para mais dois títulos a equipe talentosíssima liderada pelo seu atacante Johan Cruyff. À frente de seu tempo, o Ajax inovou com o famoso esquema 4-3-3 com rápidas trocas de passes, avanço dos jogadores ao ataque e grande pressão defensiva com linhas de impedimento, que não deixavam a equipe ficar tanto tempo sem a posse de bola.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Cara de um, focinho de outro! Veja 7 esportistas e seus animais
Análise de vídeo pela arbitragem já faz parte de outros esportes
Conheça 10 jogadores "fominhas" do século 21