Crédito foto: Getty Images
Mais decisivos que os jogadores, os árbitros sempre ocuparam papel de protagonismo no futebol: uma expulsão, impedimento ou falta assinalada podem mudar totalmente o rumo do jogo. Não existe papel mais ingrato em campo, nem mesmo o do goleiro, os juízes são execrados por erros perfeitamente compreensíveis em estádios lotados nos quais jogadores, técnicos, auxiliares, comentaristas, torcedores e gandulas opinam simultaneamente sobre as decisões tomadas, muitas vezes gritando e xingando.
Por isso, a tarefa de listar os melhores árbitros do futebol brasileiro da atualidade é muito difícil. Basta escrever o nome de qualquer um famoso com a palavra "ladrão" após que surgirão vários textos de blogs e notícias sobre algum erro absurdo cometido por ele. Enquanto as federações não profissionalizarem a arbitragem, infelizmente a situação continuará a mesma, a grande maioria deles ocupa outra profissão como "bico" enquanto em partidas são submetidos a situações de alta pressão em que erros não são tolerados, o que é inadimissível. Para ranquear os cindo melhores da atualidade, considerei a experiência em competições nacionais e internacionais (FIFA) e a quantidade e gravidade de erros e polêmicas que tiveram na carreira. Segue a lista!
Crédito foto: Getty Images
Atualmente machucado devido a uma lesão em um jogo da Série da A2 do Paulistão esse ano, o experiente árbitro paulista apitou muito pouco neste ano. Irmão de Paulo César de Oliveira, famoso árbitro já aposentado, Luiz Flávio já apitou três finais de Copa do Brasil (2014, 2015 e 2016), tem mais de cem jogos apitados na carreira, estando na ativa desde 2003.
Formado e ex-professor de educação física, o catarinense foi eleito o melhor juiz do Campeonato Brasileiro de 2015 e já apitou oito jogos da edição atual do Brasileirão. Anderson chama atenção pelo porte físico, já aparecendo em algumas reportagens da Rede Globo por causa disso. Alguns jogadores já chegaram a dizer que se sentiram intimidados de reclamar e xingar o árbitro. Daronco apita profissionalmente desde 2004.
Raphael Claus é mais um caso de jogador fracassado que se torna árbitro. Diferentemente da sua carreira como atleta, na qual se aposentou aos 23 anos para fazer os cursos necessários para sua ocupação atual, como juiz o paulista de 38 anos tem se mostrado muito promissor: foi eleito o melhor árbitro do Brasileirão 2016 e das edições de 2011 e 2016 do Campeonato Paulista.
Representante da Federação Goainiense de Futebol, Wilton Pereira Sampaio é um dos melhores árbitros da atualidade. Integrante do quadro FIFA desde 2013, já foi eleito o destaque do Campeonato Brasileiro de 2012 e é um dos dois brasileiros pré-selecionados para apitar na Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
Ricci é hoje o árbitro com mais renome internacional do Brasil, participou da Copa do Mundo em 2014, sendo o único representante brasileiro, e também apitou o torneio masculino de futebol das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. O experiente juiz também foi pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2018. Mesmo com todo seu currículo, Sandro Meira Ricci é contestado por erros recentes em competições nacionais e internacionais, entre elas o famoso caso da "dedada" de Jara em Cavani, na Copa América 2015, em que o juiz foi muito criticado por expulsar somente o atacante uruguaio.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
A arbitragem e seus erros mais que polêmicos. O que podemos fazer?
5 maiores erros de arbitragem contra clubes nordestinos no Brasileirão
Impressionante! Confira algumas das contusões mais sérias do futebol