Crédito foto: Getty Images
A Eurocopa finalmente começa hoje. Pensando nisso, o Esportudo.com listou quem são os maiores artilheiros deste torneio. Diferentemente da Copa América nos deparamos com craques que ainda estão em atividade ou que se aposentaram há menos de vinte anos, isso porque o torneio foi criado em 1960, quando o futebol já não era aquele de muitos gols e de grandes artilheiros.
Confira quem são os quatro maiores artilheiros da Eurocopa 2016:
Hoje, o dirigente aparece bastante nos noticiários por escândalos e do seu comando na UEFA, mas saiba fique sabendo que ele é o primeiro na lista de maiores artilheiros da Eurocopa com nove gols marcados. Platini era um meia habilidoso e goleador.
O ex-jogador fez história na Juventus e na Seleção Francesa, além disso, ganhou a Bola de Ouro por três anos consecutivos: 83, 84 e 85. Foi durante a Euro de 1984 que ele fez todos os seus nove gols e foi campeão no seu país de origem, além de se tornar o artilheiro isolado da competição.
O atacante inglês vem em segundo lugar com sete gols. Ele é um dos maiores ídolos da torcida do Newcastle, onde jogou até 2006, com estilo clássico de atacante inglês: forte, com presença de área e bom cabeceador.
Na Euro participou com a Seleção Inglesa nos torneios de 1996 e 2000. No primeiro, no seu país de origem, ficaram no terceiro lugar, já no segundo não passaram nem mesmo da fase de grupos. Curiosidade: ele é o maior goleador da Premier League com 260 gols marcados.
Com seis gols cada, estão empatados entre os jogadores que continuam atuando e que se aposentaram há pouco tempo. No primeiro caso, temos Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo. Já
no segundo, Van Nistelrooy, Nuno Gomes, Henry e Kluivert. Todos grandes nomes do futebol europeu. Vale dizer que os aposentados foram ídolos em 2000 (com exceção de Kluivert, que é dos anos 90), e ambos brilharam muito, tanto em suas seleções quanto em seus times e eram grandes clubes como, por exemplo, Manchester United, Benfica, Real Madrid, Barcelona e Ajax.
Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic têm tudo para subir algumas posições nesse ranking. Quem sabe até passar Platini. Os dois estão no auge de suas carreiras principalmente o português que acabou de conquistar a Champions League com o Real Madrid.
Veja também:
Prometem! Sete jogadores para você não perder de vista na Eurocopa 2016
Zidane: A consagração de uma lenda no Real Madrid
7 brasileiros que vêm “calando os críticos” no futebol europeu