Crédito foto: Reprodução / Instagram Oficial Jeff Monson
A vida de um lutador de MMA não é nada fácil. Além de se dedicar aos treinos, precisa cuidar da alimentação, sacrificar a convivência com os amigos e com a família, e, em muitos casos, trabalhar em outro emprego para conseguir se sustentar. Com isso, muitos atletas apenas completam o ensino médio - e olhe lá - e passam a se dedicarem integralmente aos treinos.
Mas existem algumas exceções. Alguns conseguem conciliar a carreira com uma formação acadêmica. Por isso, o Esportudo listou cinco lutadores que conseguiram um bom desempenho tanto nos cages quanto nos estudos.
O peso-pesado Shane Carwin, além de campeão interino da categoria no UFC, possui dois diplomas. É formado em Engenharia Mecânica e em Tecnologia Ambiental, e conciliava os treinos com o trabalho de engenheiro. Foi campeão da organização Ring of Fire em 2007 e posteriormente conquistou o cinturão interino do UFC, derrotando Frank Mir.
O americano Jeff Monson possui 88 lutas de Mixed Martial Arts no currículo, saindo vitorioso em 61 delas. Além disso, coleciona vários títulos em modalidades de luta agarrada, sendo campeão mundial de jiu-jitsu NOGI (sem quimono), e bicampeão do ADCC. O que muitos não sabem é que Monson é bacharelado e mestrado em Psicologia, tendo inclusive trabalhado como profissional de saúde mental nas áreas de gestão de crises e conselheiro infantil e familiar.
Rich Franklin era conhecido pelo apelido “Ace”, por sua semelhança com o ator Jim Carrey. Foi atleta do UFC, atuando nas categorias médio e meio-pesado. Em 2005, conquistou o cinturão dos médios do campeonato, organização em que atuou até anunciar sua aposentadoria em 2012.
Antes de ingressar na carreira de lutador, Rich foi professor de matemática para alunos do colegial em sua cidade, Cincinnati. Possui graduação em Matemática e mestrado em Educação pela Universidade de Cincinnati. Em 2006, o prefeito da cidade tornou o dia 21 de fevereiro o “dia do Rich Franklin”, em sua homenagem.
Sexton nasceu na França, mas se mudou ainda pequena para o Reino Unido. Realizou 18 lutas em sua carreira, saindo vitoriosa em 13 delas e chegando a ser a terceira colocada no Ranking Feminino Unificado de MMA, além de ter atuado em organizações como Cage Warriors, Bellator e UFC.
Sempre conciliando as lutas com os estudos, graduou-se em matemática na Trinity College, em Cambridge, além de conseguir um Phd em Ciências da Computação Teórica na Universidade de Manchester. Não satisfeita, graduou-se em osteopatia (tratamento semelhante à quiropraxia) na Universidade Oxford Brooks. Atualmente, atua como osteopata em Manchester, Inglaterra.
Primo do também lutador Kimbo Slice, Ferguson estreou no MMA aos 35 anos de idade, em 2010. Em sua curta carreira no Mixed Martial Arts, venceu todas as três lutas que realizou, sendo duas vitórias por nocaute e uma por finalização, esta última sendo pela organização Strikeforce. Antes do MMA, Ferguson era atleta de judô, sendo tetracampeão nacional nos EUA e representando o país na Olimpíada de Atenas.
Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Howard, em Washington, conquistando posteriormente o mestrado em ensino, pela mesma universidade. Na Universidade Capella concluiu seu doutorado em educação.
Conciliar a educação e os treinos é um caminho árduo, mas como podemos ver através destes exemplos, não é impossível.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Pioneiros no MMA: Confira 3 lutadores que mudaram o ''jogo''; entenda
4 artes marciais brasileiras que você provavelmente não conhece
5 dicas para ajudá-lo a melhorar seu treino de Muay Thai