Notícias e Opiniões de Esportes

Lupa comenta pontos positivos e negativos do CrossFit após os 40 anos

Written by Caique Cobra | 17/abr/2017 20:01:00

Crédito foto: Reprodução Instagram oficial do atleta

Quando se fala em referência no CrossFit brasileiro, um nome certo e com muito conteúdo é o de Luiz Renato Oliveira, mais conhecido pelos fãs e amigos como Lupa. Pensando em trazer mais informações para adeptos e curiosos deste esporte, entrevistei o atleta brasileiro para debater sobre os principais pontos positivos e negativos, mas com um foco específico: a prática desta modalidade após os 40 anos de idade.

Segundo ele, a experiência faz com que você conheça melhor o seu corpo e os seus limites, fazendo com que seja mais fácil colocar um ritmo na execução dos seus movimentos. ‘’Acho que depois dos 40 levamos vantagens em WODs mais longos, pois a molecada tende a afogar no começo e não conseguem manter o pace’’, comenta Lupa.

Questionado sobre as principais mudanças após atingir essa faixa etária, ele afirmou que não sentiu diferença de performance, pois ele passou a seguir mais rigorosamente a dieta, assim como tempo de sono e descanso. ‘’Não dá mais para beber, comer bobagem, dormir pouco e querer treinar bem no dia seguinte’’, alerta ele.

Crédito foto: Reprodução Instagram oficial do atleta

O tempo de recuperação também muda. ‘’Não dá mais para treinar com tanto volume. Temos que ficar mais inteligentes no treino. A força e a resistência nós não perdermos, mas temos que, mais do que nunca respeitar os descansos’’, ressalva Lupa.

Outra questão que afeta nesta faixa etária é a queda de produção hormonal, entretanto, a pratica de esportes induz a produção hormonal. Segundo ele, exercícios como deadlift e back squat promovem uma resposta neuroendócrina incrível e também afirmou que seus níveis hormonais estão excelentes, graças a prática do CrossFit.

Crédito foto: Reprodução Instagram oficial do atleta

É impossível falar na modalidade e não falar em competição. Sim, aos 40 é possível sim competir. Mas ele lembra que é algo um pouco mais difícil, principalmente pessoas que não tiveram um histórico esportivo. ‘’A pessoa tem que ter se mantido em forma durante toda a vida, pois é muito difícil ganhar mobilidade mais velho. O Monstar Games Individual e WKND Wars, em times são campeonatos bem organizados e com várias edições e pontos diferentes do país’’, destaca o atleta.

Outro ponto sempre muito questionado é a dualidade Resultados Incríveis x Lesão no CrossFit. Segundo ele, tanto um quanto o outro tópico são abordados de forma exagerada. Na verdade, não tem mágica e nem necessariamente machuca. ‘’O que vale a pena abordar é o aspecto da comunidade, como somos bem recebidos em qualquer box pelo mundo, como todos se ajudam e torcem um pelo outro, penso que esse é o ponto mais positivo deste esporte’’, comenta Lupa.

E não é de hoje que vemos os boxes cheios, independentemente da idade. Mas os mais velhos chamam atenção pela fascinação e superação nos treinos. ‘’Acho que é um esporte inclusivo e atrai todas as idades. Minha filha de 5 anos adora, adolescentes praticam, jovens também, cada um no seu ritmo’’, comenta o pai coruja.

Crédito foto: Reprodução Instagram oficial do atleta

Se você tem 40 ou mais, não importa. O nosso entrevistado fez questão de deixar sua mensagem para você, amigo leitor. ‘’Agora é a hora de ter saúde! O CrossFit é um esporte que leva a hábitos saudáveis e pode ser praticado a vida toda, sem restrição de idade. Eu diria para procurar um bom box e fazer uma aula experimental, é muito mais legal que musculação e academias tradicionais, pois não tem rotina’’, finalizou Lupa.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Dicionário de CrossFit: Aprenda as principais siglas e nomenclaturas
Relatos de quem participou do Open e tem algo a dizer
Kinésio Tape: Uma solução rápida para alívio de dores

Conheça também o trabalho da City Wolves. Clique aqui para saber mais!