Notícias e Opiniões de Esportes

Grêmio na Libertadores! Veja como o Tricolor entra na competição

Written by Kelvin Alves | 8/mar/2017 10:00:00

Crédito foto: Getty images

A Copa Libertadores da América inicia para o Grêmio nesta quinta-feira, 09, contra o Zamora-VEN, fora de casa. Além do clube venezuelano e dos gaúchos, Deportes Iquique, do Chile e Guaraní, do Tricolor busca o tricampeonato e vem forte na disputa, que terá pela primeira vez na história oito clubes brasileiros. Para você, torcedor, o Esportudo preparou uma análise sobre o time de Renato Portaluppi: veja como o clube entra nesta competição!

Teoricamente, dá para se considerar um grupo tranquilo, sem a temida altitude e com clubes sem muita expressão no cenário sul-americano, no entanto, a logística não será tão amigável assim. A cidade de Iquique fica a quase 1.800 km de distância em relação à Santiago, já a cidade de Barinas, local da estreia, fica a mais de 500 km de Caracas. Essas viagens acabam gerando um desgaste maior nos atletas, porém o clube gaúcho acabou comemorando principalmente a ausência da altitude e deverá usar voo fretado.

O Grêmio não vem desempenhando um bom futebol no início de ano. O seu estilo de jogo e as grandes exibições do fim de 2016 passam longe atualmente na Arena. O setor de meio de campo perdeu uma grande peça com a saída do volante Walace para o Hamburgo da Alemanha e somado a isso, a lesão de Douglas, que ficará longe dos gramados por 6 meses. Essas duas baixas são o principal fator da mudança da forma de jogar do Tricolor, que ainda não encontrou substituto para o volante.

Crédito foto: Lucas Uebe l/ Site oficial do clube

Porém, neste período, Miller Bolaños assumiu a titularidade jogando como meia armador e é disparado o destaque do time, realizando ótimos jogos e sendo o jogador que a torcida tanto esperava no ano passado. Um dos principais atacantes do futebol brasileiro em 2016, Luan está em baixa, jogando discretamente e sem marcar gols este ano. Sua permanência é incerta devido à janela do meio do ano e o assédio de clubes europeus é forte nesse período, ainda mais se tratando do jogador mais valioso da Libertadores, segundo o site alemão "Transfermarkt" - com valor de mercado em torno de 40 milhões de reais.

Com os reforços de Lucas Barrios e do meia argentino Gastón Fernández, campeão da américa em 2009 pelo Estudiantes, que foi anunciado recentemente, o Grêmio praticamente fechou o elenco para a fase de grupos. Nos bastidores, um volante ainda é buscado, porém pela falta de tempo é mais provável que a negociação tenha desfecho em junho.

Avaliar favoritismo em Libertadores é sempre complicado, pois existe a fase de grupos que é disputada no formato pontos corridos com seis rodadas e após isso, o formato é no tradicional mata-mata, sendo praticamente um novo torneio. Outro ponto a ser ressaltado é o novo calendário anunciado pela Conmebol, que aumentou a duração da copa, sendo disputada entre fevereiro e novembro. Assim, os clubes brasileiros terão que fazer uma engenharia financeira para suportar as ofertas astronômicas dos clubes estrangeiros para não perder jogadores ao longo da competição.

Portanto, o Tricolor gaúcho não chega como um dos favoritos e de longe é o melhor time do torneio. No entanto, os campeões sempre ganham corpo durante o mata-mata e apontar um clube como provável campeão antes da fase mais quente pode ser um grande equívoco!

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Gre-Nal 412, eleito por revista o maior clássico do país: Há favorito?
Confira 5 grandes estreias de centroavantes e ídolos palmeirenses
Torcida única: Até quando e por que essa escolha?