Notícias e Opiniões de Esportes

F1: 7 coisas que você precisa saber sobre o GP da Espanha

Written by Carlos Cinquegrana Jr | 10/mai/2017 15:02:00

Crédito foto: Getty Images

No fim de semana agora, uma das capitais mundiais do futebol recebe a Fórmula 1. É o Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, com muitas emoções. Hora de ver se Bottas chegou para disputar o campeonato, se Vettel vai continuar a abrir vantagem, se alguma outra equipe vai entrar na briga ou se vai ficar mesmo entre Mercedes e Ferrari. Veja, abaixo, sete coisas que você precisa saber sobre o GP da Espanha:

1. Onde fica

Se você digitar no Google a palavra Barcelona, na primeira página só virão notícias do clube local, o estrelado F. C. Barcelona de Messi e Neymar. Mas a cidade é muito mais que isso. A capital da Catalunha é a segunda maior cidade da Espanha, com 1,6 milhão de habitantes. Fica no nordeste do país, pertinho da França e às margens do Mediterrâneo, e é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo por seus museus, gastronomia, vida noturna e arquitetura. Recebeu os Jogos Olímpicos de 1992.

2. A pista – Circuit de Barcelona Catalunya

Apesar do nome Barcelona, o autódromo fica num pequeno município chamado Montmeló, distante 20 km. Tem 4,627 km (pouco mais de 300m. maior que Interlagos) com 16 curvas (algumas com nomes de empresas patrocinadoras como Elf e Repsol, num naming rights bem diferente), retas pequenas e um longo retão, que compõem um circuito muito veloz e seletivo. A corrida, no domingo 14 de maio, dia das mães por aqui, terá 66 voltas, totalizando 307,104 km. Além do GP da Espanha de Fórmula 1 (e das categorias locais), recebe ainda os treinos de pré-temporada e uma etapa do MotoGP.

Crédito foto: Divulgação

3. Vencedores

Crédito foto: Getty Images

Ano passado Lewis Hamilton (GBR) e Nico Rosberg (ALE) bateram, e quem ganhou foi Max Verstappen (HOL). Foi a primeira vitória do jovem holandês, em sua primeira corrida pela Red Bull. Michael Schumacher (ALE) foi quem mais venceu lá (em 1995 pela Benetton e em 1996, 2001, 2002, 2003 e 2004 de Ferrari). Dos brasileiros, Felipe Massa venceu em 2007 guiando a Ferrari. Ayrton Senna (BRA) foi 2º em 1991 e em 1993 e Rubens Barrichello (BRA) foi segundo em 2004 pela Ferrari e em 2009 pela Brawn.

4. Pneus

Houve alguma especulação sobre o uso dos pneus ultramacios nesta corrida, que no final não se confirmou. Se nada mudar, as equipes terão à disposição para esta corrida pneus supermacios (banda vermelha), macios (banda amarela) e médios (banda branca), além dos de chuva. Não esqueça que em condições normais de clima, cada piloto tem que usar ao menos dois jogos de tipos diferentes na prova.

Crédito foto: Divulgação

5. Sentado na grama

É caro. Um ingresso individual simplesinho na arquibancada para o GP da Espanha sai por aproximadamente R$ 900,00 (259 euros para os três dias). Tem um monte de combinações possíveis, com franquia para crianças, desconto para jovens e idosos, pacote família e até uma área de camping. Um lance bacana que os caras têm lá são os setores Pelouse, áreas gramadas em volta da pista que você fica sentado no chão, e que custa aproximadamente R$ 520,00 por pessoa (149 euros para os três dias).

Crédito foto: Reprodução YouTube

6. Transmissão

O SporTV transmite ao vivo os treinos nas manhãs da sexta e do sábado (classificação às 9h do sábado) e reprisa a prova na noite do domingo. A TV Globo transmite a corrida ao vivo a partir das 9h do domingo, 14 de maio. No rádio, a Bandeirantes e a Globo/CBN transmitem a prova. 

7. O que deve rolar na corrida

Crédito foto: Getty Images

Valtteri Bottas (FIN) ganhou na Rússia e tem a chance de entrar de vez na briga pelo campeonato. É um piloto muito melhor que Nico Rosberg (ALE) e vai incomodar muito Lewis Hamilton (GBR) que não gosta de sombra.

Sebastian Vettel (ALE), que não tem nada a ver com o que rola na Mercedes está na liderança do campeonato e vem para vencer. Seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen (FIN) sentiu a dura que tomou da equipe e fez pódio na Rússia. Sempre andou bem nesse circuito e pode surpreender.

A Red Bull, apesar de ter um carro no mesmo patamar de Ferrari e Mercedes ainda está devendo um desempenho convincente. Se não for bem agora, só ano que vem.

Felipe Massa (BRA) andou muito bem nos testes da pré-temporada nessa pista e pode até beliscar um pódio.

Ainda na pré-temporada, amigão Lance Stroll (CAN) bateu praticamente todos os dias que entrou nessa pista. É garantia de que vai ter carro de segurança na corrida, bagunçando tudo e aumentando a emoção.

Preste atenção

Fique atento no jovem francês Esteban Ocon da Force India. Estreante, marcou pontos em todos os GPs desse ano e manda muito bem. Rapidinho vai para uma das equipes de ponta.

Minha aposta?

Bottas, Vettel e Verstappen.

Veja como está o mundial de pilotos após o Grande Prêmio da Rússia

1. Sebastan Vettel (ALE – Ferrari) - 86 pts
2. Lewis Hamilton (GBR – Mercedes) – 73 pts
3. Valtteri Bottas (FIN – Mercedes) – 63 pts
4. Kimi Raikkonen (FIN – Ferrari) – 49 pts
5. Max Verstappen (HOL – Red Bull) – 35 pts
6. Daniel Ricciardo (AUS – Red Bull) – 22 pts
7. Sergio Pérez (MEX - Force India) – 22 pts
8. Felipe Massa (BRA – Williams) – 18 pts
9. Carlos Sainz Jr. (ESP – Toro Rosso) – 11 pts
10. Esteban Ocon (FRA – Force India) – 9 pts 

Gostou das dicas? Qual é o seu palpite? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
6 coisas para um fã de Fórmula 1 fazer antes de morrer
Top 5: Os pilotos da F1 que mais venceram em Xangai
F1: Confira o calendário definitivo da temporada 2017