Há 100 anos, a primeira edição da Copa América foi realizada na Argentina. Um campeonato tradicional da América do Sul que envolvia apenas quatro seleções: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.
Hoje estamos em 2016, um século depois, e as coisas mudaram bastante. Atualmente, o torneio é disputado por seleções de todos os cantos das Américas e pela primeira vez, será realizado nos Estados Unidos.
A terra do Tio Sam ao longo desses 100 anos, começou a se familiarizar mais com o nosso futebol. Aos poucos, vem se tornando uma potência com várias ligas, times milionários repletos de grandes craques do futebol mundial, torcidas apaixonadas, e claro, enormes estádios modernos.
A maior parte das estruturas, arenas e cidades escolhidas para sediarem a edição especial da Copa América, são normalmente casas da NFL. Mas desta vez, vão receber a essência e a ginga do tradicional futebol. Veja abaixo os dez estádios da Copa América:
Crédito foto: Divulgação
O estádio da Universidade de Phoenix foi inaugurado em 2013. Vale dizer que ele tem a mesma tecnologia do estádio do time alemão Schalke 04: teto retrátil e campo deslizante que pode ser retirado para tomar sol, ou simplesmente, para se proteger de grandes shows e eventos. Além disso, é a casa do Arizona Cardinals, time da NFL, e devido à sua capacidade de 72.000 lugares e sua tecnologia de ponta, foi escolhido para sediar a disputa do terceiro lugar da competição.
Crédito foto: Divulgação
O maior e mais emblemático estádio dos EUA recebeu este nome por conta da variedade de rosas plantadas em seu entorno. São mais de 100 tipos de flores. O estádio pode receber até 92.542 torcedores. Além disso, foi palco de sete jogos da Copa do Mundo de 94, dentre eles, a grande final entre Brasil e Itália, disputada nos pênaltis.
Vale dizer que este estádio receberá três duelos na primeira fase do torneio. Um deles foi a estreia da Seleção Brasileira na competição.
Crédito foto: Divulgação
Também na incrível Califórnia, está o Levi's Stadium. Palco do último Super Bowl, a final da NFL, o estádio é a casa do San Francisco 49ers e conta com uma capacidade de 68 mil lugares, que podem ser expandidos para até 75 mil. Na Copa América, além da estreia da equipe anfitriã, Argentina e Chile também jogaram por lá. A programação segue com mais dois duelos no local: Uruguai x Jamaica e um jogo das quartas de final.
Crédito foto: Divulgação
Localizado no coração dos EUA, está um dos mais incríveis estádios desta Copa América. Este estádio é palco dos jogos do Seattle Seahawks (NFL) e do Seattle Sounders (MLS). O time de futebol, Sounders, foi o principal motivo do sucesso dos EUA no futebol. Com uma torcida apaixonada e que lota as 72 mil cadeiras quase sempre, recebeu este nome devido à arquitetura do estádio.
O CenturyLink é um dos estádios em que o grito da torcida mais ecoa, podendo chegar a mais de 137 decibéis, equivalente a uma turbina de avião. Imagina como estará o barulho da torcida na última partida das quartas de final da Copa América?
Crédito foto: Divulgação
O estádio que comporta 71.975 pessoas, é apenas um dos recintos do NGR Park. É a casa do Houston Texans (NFL) e abriga jogos amistosos de futebol, basquete, futebol americano e o tradicional rodeio de Houston, que acontece desde 1931.
Inaugurado em 2002, conta com um teto retrátil e uma estrutura moderna repleta de tecnologias, por isso foi escolhido como o palco do Super Bowl do ano que vem e de uma das semifinais desta Copa América.
Crédito foto: Divulgação
A cidade de Orlando não poderia ficar de fora. O Citrus Bowl é um estádio aberto, tem cerca de 70 mil lugares e recebe os jogos do Orlando City, o time do Kaká na MLS. Além disso, foi palco das oitavas de final da Copa do Mundo de 94 e receberá três jogos da Copa América, um deles foi o Brasil x Haiti.
Crédito foto: Divulgação
Apelidado de The Linc, o estádio do Philadelphia Eagles (NFL) tem capacidade para mais de 68 mil torcedores. Já recebeu jogos de grandes clubes como Manchester United e Barcelona. Desta vez, será palco de três jogos durante a primeira fase da Copa América.
Crédito foto: Divulgação
O lendário estádio do Chicago Bears (NFL) foi inaugurado em 1924 e comporta mais de 60 mil pessoas. Vale dizer que ele esteve lotado em todas as partidas da Copa do Mundo de 94. Em 2011, recebeu um certificado de sustentabilidade por conter estruturas benéficas ao meio ambiente como, por exemplo, vagas para carros elétricos. O Soldier Field recebe três jogos durante a primeira fase e um jogo das semifinais da Copa América.
Crédito foto: Divulgação
Construído ao lado do demolido Foxboro Stadium, o Gillette Stadium é a casa de um dos mais famosos times da NFL, o New England Patriots. Com mais de 66 mil lugares, possui uma arquitetura pensada no torcedor: nenhum dos lugares obstrui a vista do outro.
A Seleção Brasileira tem um retrospecto positivo neste estádio, com vitórias em todos amistosos disputados. Nesta Copa América, o Gillette Stadium receberá o Brasil em seu terceiro jogo pela primeira fase, além de uma partida das quartas de final.
Crédito foto: Divulgação
O gramado onde Neymar fez o seu primeiro gol com a camisa da Seleção Brasileira (2010), contra a seleção norte-americana. Além disso, é a casa de dois grandes times da NFL: New York Giants e Jets. O estádio tem capacidade para receber mais de 82 mil pessoas. Este será o palco da grande final da edição especial da Copa América Centenário 2016.
Veja também:
Os 10 jogadores mais bonitos da Copa América Centenário
6 motivos para acompanhar a Copa América
15 jogadores da Copa América que atuam no Brasil