Notícias e Opiniões de Esportes

Entenda como a cultura influencia na nossa paixão por esporte

Written by Artur Rodrigues | 13/abr/2017 22:29:00

Crédito foto: Getty Images

Em nosso país, o esporte, principalmente o futebol, é tratado como se fosse uma religião. O futebol é capaz de influenciar diversos segmentos da sociedade, envolvendo vários sentimentos presentes no ser humano, como paixão, emoção, expectativa, frustração, raiva, alegria etc. Na nossa sociedade, o futebol se encontra em toda parte. Mesmo quando o assunto é outro, ele se mantém presente. Quantas vezes em uma conversa do cotidiano as pessoas usam termos como “suar a camisa”, “tirar de letra”, “show de bola”, dentre vários outros? Mas, afinal de contas, o que faz o futebol ser tão popularizado no nosso país?

São vários os fatores que fazem com que o esporte no Brasil seja tão presente na vida das pessoas. Mas podemos destacar a mídia como um dos principais influenciadores na paixão do brasileiro pelo futebol. Se fizermos uma busca histórica, veremos que a todo momento as grandes mídias estiveram presentes nos principais acontecimentos da modalidade no país. Foi pelo rádio que o futebol começou a ser popularizado, na partida entre as seleções de São Paulo e do Paraná, em 1931, sendo esta a primeira transmissão no rádio de um jogo de futebol em solo brasileiro. Foi através desta mídia, também, que o brasileiro teve seu primeiro contato com a Copa do Mundo, em 1938, quando foi realizada na França.

Além do rádio, a televisão também tem papel fundamental na massificação do futebol pelo país. Foi na década de 1950, que os primeiros televisores começaram a chegar no território nacional, porém a primeira Copa do Mundo transmitida ao vido foi em 1970, na qual a Seleção Brasileira sagrou-se tricampeã mundial. Mas um pouco antes disso, a partir de 1964, a relação entre futebol e mídia ganha um novo articulador: a ditadura militar.

Os militares viam no futebol do país, e principalmente na Seleção Brasileira, a oportunidade de mostrar uma propaganda positiva de seu governo. E era por meio das grandes mídias de massa que eles faziam suas propagandas, e incentivavam a população a acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.

Após o vexame da Copa de 1966, o presidente Emilio Garrastazu Médici, considerado um dos mais violentos do período militar, resolveu intervir no comando da Seleção. Tirou o então treinador do time nacional, e ex-militante do Partido Comunista, João Saldanha, e colocou Zagallo para ser o técnico da equipe na Copa do Mundo de 1970, no México.

A conquista do tricampeonato mundial ajudou a aumentar a popularidade de Médici. A famosa música “Pra frente Brasil”, ecoou pelas ruas do país durante e após o mundial, mostrando a ideia de união que os militares queriam passar, fazendo uma analogia com a proclamação do “Milagre Econômico”, uma propaganda do governo que fez com que as pessoas tivessem poder de consumo. Foi em meio a isso que foi criada a famosa loteria esportiva, que gerou grandes lucros para o governo.

Desde a época da ditadura, a mídia teve, e ainda tem, um papel muito importante na paixão dos brasileiros por determinadas modalidades. Hoje, vemos que boa parte da grade de programação dos canais abertos é destinada ao esporte, especialmente ao futebol. Mas também há quem diga que a priorização ao futebol só é dada devido à popularização deste. Que é o povo que faz o futebol ser popularizado na mídia, e não o contrário. Podemos considerar que cada parte tem sua responsabilidade nessa massificação.

Mas para mostrar que a influência das grandes mídias é enorme, podemos usar dois exemplos. O primeiro é a Fórmula 1. Grande parte dos brasileiros acordava cedo de domingo para acompanhar as corridas de Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna. A comoção nacional após a morte de Senna tem total relação com a popularidade desta modalidade automobilística no país. Hoje em dia, vemos pouco espaço destinado à Fórmula 1 nos programas esportivos. E a consequência disso, é a queda da apreciação por essa modalidade no território nacional.

Outro exemplo é a nossa cultura de torcer. Não há dúvidas que a emoção de se torcer em um estádio é muito maior do que pela televisão. Mas esta segunda forma nos transforma. Quando vamos ao estádio, em um lance duvidoso ou de muita emoção, como o gol, uma das primeiras coisas que procuramos é o replay televisivo. Em lances polêmicos, buscamos a voz de um especialista de arbitragem, abrimos as redes sociais no meio do jogo ou ligamos o rádio do celular para saber se houve falta ou não. Ao chegar em casa, uma das primeiras coisas que fazemos é rever os lances da partida pela televisão ou Internet.

Isso mostra que a mídia tem grande poder e envolvimento na cultura esportiva do nosso país. E por se tornar uma “prioridade”, principalmente na época da ditadura, o futebol acabou sendo a modalidade mais popular do Brasil, e passou a não apenas ser transmitido, mas também comercializado. A pergunta que fica é: essa comercialização do futebol, feita em maior parte pela mídia de massa, inibiu a popularização de outros esportes?

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Os 4 melhores sites grátis para assistir futebol ao vivo na internet
Não é fácil! Saiba quais são os obstáculos do futebol feminino
Entenda por que a NFL é o melhor exemplo de que menos é mais