Crédito foto: Reprodução Flickr
Para conseguir emagrecer muitas pessoas fecham a boca e seguem uma alimentação restrita para conquistar o peso ideal. Você pode até eliminar alguns quilinhos indesejáveis por algumas semanas, mas o problema é que essas dietas são as responsáveis pelo famoso efeito sanfona. Cerca de 80% das pessoas que emagrecem recuperam o peso, segundo um estudo australiano publicado pelo New England Journal of Medicine em 2011.
O efeito sanfona acontece em pessoas que se submetem a dietas sem a presença de nutrientes importantes para o organismo. “Apesar de essas dietas serem eficientes para o emagrecimento rápido, elas causam um novo ganho de peso, as células de gordura aumentam em volume e também em quantidade. Quando acontece o emagrecimento, elas apenas desincham e não são eliminadas, aumentando as chances de a pessoa engordar novamente”, afirma o nutrólogo Dr. Fernando Bacalhau.
O problema não interfere só no peso, mas também na saúde. Pesquisas indicam que engordar e emagrecer com frequência aumenta a pressão arterial e as taxas de colesterol. “As mulheres, principalmente, podem ganhar mais camadas de gordura abdominal. Além disso, o cérebro entende que essa eliminação do peso prejudica o organismo, sendo assim, queima menos caloria, deixando o metabolismo mais lento. Esses fatores provocados no corpo contribuem para o surgimento do efeito sanfona”, alerta o médico.
Crédito foto: Reprodução Flickr
A melhor forma de driblar o efeito sanfona é seguir um plano alimentar feito por um nutricionista e fazer diariamente exercícios físicos. Confira, abaixo, as dicas do Dr. Fernando:
Quem deseja emagrecer com a saúde não pode pular os intervalos entre as refeições. A dica é se alimentar de três em três horas para evitar comer em excesso nas outras refeições.
Cortar o carboidrato da dieta não é recomendado para um emagrecimento saudável. Se você deixar de comer o carboidrato, o organismo passa a gastar a energia reserva, fazendo com que a pessoa se sinta cansada e sem disposição.
Mastigue os alimentos por mais tempo para aumentar a sensação de saciedade e evite os excessos.
Opte pelo consumo de pães integrais com baixo índice glicêmico, aposte em azeite extra virgem, óleo de macadâmia, carnes magras e peixes. Procure beber de seis a oito copos de água ao dia.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Conheça os 6 melhores exercícios para entrar em forma
Você sabia que o estresse pode favorecer o ganho de peso? Entenda
Desde cedo: A importância do esporte na vida de um adolescente