Notícias e Opiniões de Esportes

É fã de lutas? Confira 5 curiosidades sobre o Karatê Kyokushin

Written by Ewerton Teixeira | 24/mar/2017 22:01:00

Crédito foto: Divulgação / Site oficial IKO Kyokushinkaikan

O Karatê Kyokushin é uma arte marcial japonesa, fundada em 1957 pelo Grão-mestre Masutatsu Oyama e atualmente é praticada em mais de 100 países no mundo.

O introdutor da modalidade no Brasil foi o mestre Seiji Isobe, no ano de 1972. Faixa preta oitavo grau da modalidade, Isobe é uma referência mundial quando o assunto é Karatê Kyokushin.

Confira, abaixo, cinco curiosidades sobre a modalidade:

1. Regras

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial IKO Kyokushinkaikan

O Karatê Kyokushin difere-se dos outros estilos de karatê quanto as regras de competição. É o primeiro estilo da modalidade com regras de contato, ou seja, nas competições de Kumitê (luta), não são permitidas proteções nas mãos, nos pés ou em qualquer parte do corpo, com exceção de protetor genital para os homens e protetor de seios para as mulheres, e o objetivo é nocautear o adversário. Os golpes permitidos são os socos no tronco, chutes na perna, tronco e rosto.

2. Praticantes famosos

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial The Real Michael Jai White

Nomes como Dolph Lundgren, Michael Jai White, Sean Connery e Sonny Chiba são algumas das celebridades que praticaram ou ainda praticam a modalidade. Jai White inclusive exibe algumas técnicas do Kyokushin em seus filmes de ação.

Alguns atletas também utilizam o Kyokushin em competições de MMA e Kickboxing, como Georges St-Pierre, Andy Hug, Bas Rutten, Gerard Gordeau e os brasileiros Francisco Filho, Glaube Feitosa e Ewerton Teixeira.

3. O fundador

Masutatsu Oyama, o fundador do Kyokushin, é mais conhecido pelos desafios onde enfrentava touros (52 no total) e pelos três anos que passou treinando nas montanhas, sem nenhum contato com outras pessoas.

O que poucos sabem é que ele era faixa preta de judô, goju-ryu e shotokan, sendo aluno do próprio Gichin Funakoshi.

Foi aluno da universidade de Waseda, onde estudou Esporte, e escreveu mais de 80 livros em japonês, tendo alguns deles traduzidos para outros idiomas.

4. Desafio das 100 lutas

O desafio das 100 lutas (hyakunin kumite) é um teste de resistência física e mental realizado por alguns praticantes do Karatê Kyokushin. Nele, o praticante deve enfrentar 100 oponentes consecutivos, em rounds de 1:30 minutos, e de forma ininterrupta.

O primeiro a realizar o desafio foi o próprio mestre Oyama, sendo o único a completá-lo por três vezes, em três dias consecutivos. Depois dele, mais 20 praticantes conseguiram completar o teste.

5. O campeonato mundial

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial IKO Kyokushinkaikan

Realizado a cada quatro anos, o campeonato mundial ocorre sempre no Japão. O evento dura três dias e não há divisões de peso. Conta com cerca de 200 atletas do mundo inteiro, que lutam seguindo uma única chave eliminatória.

O primeiro mundial da modalidade foi realizado em 1975. Nesta edição, o japonês Katsuaki Kato sagrou-se campeão.

Até os dias de hoje foram realizados 11 campeonatos mundiais, sendo a maioria conquistado pelos japoneses, com sete títulos. O Brasil conseguiu o título máximo do Kyokushin em duas ocasiões, em 1999, com Francisco Filho e em 2007, com Ewerton Teixeira.

E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
O que é o Aikido? Saiba mais sobre esta incrível arte marcial
Ex-TUF, Edgard 'Magrão' diz em exclusiva: “tem muito pouco apoio”
5 dicas para você melhorar a sua técnica no Jiu-jitsu