Crédito foto: Getty Images
O Corinthians até aqui no Campeonato Brasileiro vem fazendo campanha espetacular, acabando invicto um turno inteiro, coisa que jamais havia ocorrido na história dos pontos corridos. No entanto, neste início de segundo turno, o time em quatro rodadas - até a 23ª - perdeu três e venceu apenas uma.
Tal fato faz com que todo mundo fique de alerta para uma possível “pipocada” do time alvinegro. O Esportudo separou uma lista com seis outros times que na hora H deixaram o título nacional escapar. Será que deu ruim para o Timão?
No ano de 2004, o segundo Campeonato Brasileiro disputado no sistema de pontos corridos e que ainda tinha 46 confrontos, o Atlético Paranaense liderou até a penúltima rodada, quando ainda tinha dois pontos de vantagem sobre o Santos, mas foi derrotado pelo Vasco em São Januário e o time da Vila não perdeu a oportunidade, confirmando sua vitória sobre o São Caetano e assumindo a liderança. A equipe de Vanderlei Luxemburgo acabou se consagrando campeã com 89 pontos, enquanto o Furacão com 86 ficou em segundo. Foi uma das piores perdas na reta final.
Foi o ano manchado pela história da “máfia do apito” quando teve uma série de jogos remarcados. Nesse ano, o Inter se consagrou campeão, mas após terem detectado o escândalo que anulou e remarcou 11 jogos, com os novos resultados, quem acabou se consagrando foi o Corinthians de Nilmar e Tévez. Até hoje para a torcida colorada não foi um título muito bem digerido, pois naquele ano foram prejudicados pela arbitragem num confronto direto contra o time alvinegro e fizeram excelente campanha, tendo liderado boa parte do torneio. Acabou com o Corinthians sendo campeão com 81 pontos contra 78 do vice Internacional.
Neste ano, por sua vez, foi extremamente competitivo, porém discreto. O Grêmio liderou algumas rodadas e disputou ponto a ponto com o São Paulo, tanto que a tabela acabou com ambos tendo o mesmo número de vitórias, 21, só que o time do Morumbi empatou três a mais enquanto o time gaúcho perdeu mais três. Assim, os paulistas, em 38 rodadas, fizeram 75 pontos com 21 vitórias, 12 empates e cinco derrotas e o vice do sul fez 72 pontos, 21 vitórias, nove empates e oito derrotas.
Crédito foto: Divulgação
A famosa “palmeirada” foi de todos o caso mais bizarro de derrocada, certamente. O Palmeiras no Campeonato Brasileiro de 2009 chegou a liderar por 17 rodadas, até 33ª sob o comando de Muricy Ramalho, próximo já do final do campeonato. Na 34ª perdeu para o Fluminense caindo para a segunda colocação, na 35ª empatou com o Sport e caiu para a terceira posição, na 36ª o Grêmio venceu por 2 a 0 o time alviverde no Monumental, na 37ª conseguiu ganhar do Atlético-MG voltando para o terceiro lugar, mas no último jogo, na última rodada, perdeu por 2 a 1 do Botafogo no Engenhão, acabando o campeonato em quinto, não se classificando nem para a Copa Libertadores. De longe é uma das campanhas mais frustrantes da história do clube.
Em 2010 o time alvinegro teve decepção discreta diante disso, mas tiveram início avassalador no Campeonato Brasileiro perdendo a liderança e a invencibilidade na décima rodada, sofrendo 3 a 1 do Atlético-GO, que era o lanterna do torneio, desde então, ficou até o final brigando nas primeiras posições, mas na cola do Fluminense, que fez excelente campanha e se consagrou campeão, enquanto o time do Parque São Jorge terminou em terceiro lugar. No entanto, o campeonato só foi decidido na última rodada com uma diferença minúscula entre o Fluminense, que fez 71 pontos, o vice Cruzeiro fazendo 69 e o Corinthians com 68.
Crédito foto: Divulgação
O time mineiro em 2012 fez uma excelente campanha brigando pelo título Brasileiro, ficando 15 rodadas na primeira colocação, da 7ª à 21ª. No entanto, na 22ª rodada empatou com o Bahia por 0 a 0 em Salvador, perdendo a liderança. Desde então, ficou oscilando entre a segunda e a terceira posição e ao final se consagrou vice-campeão com 72 pontos contra os 77 do Fluminense que acabou como campeão.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Sinal amarelo para o Corinthians: a oscilação que pode custar o título
Técnicos estrangeiros no futebol brasileiro é a solução?
O antes e depois de Leila Pereira: “O Palmeiras me tornou conhecida”