Crédito montagem: Esportudo.com
O futebol brasileiro se tornou nas últimas décadas um dos maiores exportadores de jogadores de futebol para os mais variados continentes do globo. Desde a badalada Europa Ocidental, passando pelo Leste Europeu, Mundo Árabe e agora a emergente China. Por todos os lados do planeta, encontramos jogadores brasileiros.
Contudo, nesse século, algumas contratações realizadas por times brasileiros também se notabilizaram por grande relevância financeira, principalmente oriundo de parcerias com grandes empresas, feitas pelos grandes times brasileiros.
Mas como o futebol não é uma ciência exata e nem sempre o mais rico vence, listamos, abaixo, as oito contratações mais furadas no futebol brasileiro nos últimos anos. Ou seja, aqueles jogadores com status de craque que foram uma grande decepção dentro das quatro linhas, não deixando saudades aos torcedores, confira:
Crédito foto: Daniel Augusto Jr. / Divulgação oficial do clube
O meia-atacante, que teve um começo de carreira promissor com a camisa do Cruzeiro, acumulou uma passagem pelo futebol russo e altos e baixos com a camisa do Atlético-MG. Guilherme chegou ao Timão em 2016, por quase 5 milhões de reais para ser um dos caras do time, que viveu um grande desmanche após o título do Campeonato Brasileiro de 2015. Porém, o jogador não empolgou a torcida do Timão. Em 50 partidas, ele marcou apenas 8 gols. Após muitas críticas, o meia-atacante foi emprestado ao Atlético Paranaense e não deixa saudade no Parque São Jorge.
Crédito foto: Getty Images
O argentino chegou com status de craque no time do Morumbi. Foi contratado por mais de 12 milhões de reais, oriundo de um empréstimo, cedido por um empresário. Ricardo Centurión tinha acabado de ser herói do Racing ao marcar o gol decisivo do título do time de Avellaneda.
Todavia, com a camisa Tricolor, o atacante até teve um bom começo, mas depois acumulou partidas fracas, pouca efetividade, vaias e uma saída melancólica para o Boca Juniors por empréstimo. Com oito gols em 81 partidas, será que ele ainda tem chances de vestir a camisa tricolor novamente? Acredito que não.
Crédito foto: Getty Images
Wesley teve boas atuações com a camisa do Santos e até mesmo seu começo no Palmeiras foi positivo. Em 2012, o atleta foi comprado pelo Verdão junto ao Werder Bremen por 14 milhões de reais. Após alguns bons momentos no início, o meia acumulou jogos com desempenho baixo e muitas críticas dos torcedores do Palmeiras. Acabou saindo de graça para o São Paulo, onde também está longe de ser unanimidade.
Crédito foto: Getty Images
Cirino surgiu como um jogador promissor no Atlético Paranaense, sendo contratado em 2015 pelo Flamengo por mais de 16 milhões de reais, o jogador teve altos e baixos com a camisa rubro-negra. Porém, nas últimas temporadas teve atuações muito abaixo da média e virou um dos jogadores mais criticados pela torcida flamenguista deixando o ninho do Urubu de volta para o Atlético Paranaense por empréstimo.
Crédito foto: Getty Images
O polêmico atacante André chegou ao Corinthians em 2016, após boa passagem pelo Sport. A contratação junto ao Atlético-MG não foi cara, porém, o retorno técnico foi muito baixo. Apenas seis gols marcados em 29 partidas e um pênalti desperdiçado em uma partida decisiva da Copa Libertadores. Todos esses fatores fizeram com que o atacante deixasse o Timão com bronca da torcida rumo ao futebol português.
Crédito foto: Divulgação oficial do clube
Apesar de chegar de graça, o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 veio ao Internacional em 2012 para ser a grande estrela do clube gaúcho. Com algumas lesões e muita irregularidade, Forlán saiu do clube no ano seguinte e não deixa saudade nos colorados.
Crédito foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC
Após um começo meteórico com a camisa do Internacional e convocações para a Seleção Brasileira, Leandro Damião foi contratado pelo Santos por mais de 41 milhões de reais – Se arrependimento matasse!
O centroavante fez 11 gols em 44 partidas, colecionou atuações decepcionantes, polêmicas, problemas judiciais e recebeu muitas críticas. Leandro Damião deixou o Alvinegro Praiano por empréstimo para o Cruzeiro e não deixa saudade na torcida do Peixe.
Crédito foto: Getty Images
O jogador revelado pelo Internacional e com boa passagem pelo Milan foi contratado pelo Corinthians por mais de 40 milhões de reais em 2013. Alexandre Pato chegava para ser o grande nome da equipe que acabava de ser campeã mundial, porém, nada feito. Atuações irregulares e um pênalti desperdiçado de forma vexatória contra o Grêmio na Copa do Brasil culminaram no empréstimo do atacante para o São Paulo, pior para o Timão que ainda teve que bancar o salário do atacante.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Cadê a técnica? Futebol brasileiro sofre escassez de gols de falta
Opinião: O que falta no Palmeiras é paciência, estratégia e tempo
10 atacantes do Timão que a torcida não gosta de lembrar