Crédito foto: Getty Images
Sim. O Brasil já conquistou todos os principais campeonatos de vôlei. Nós somos uma referência na modalidade. Seja em Jogos Olímpicos, Mundial, Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos ou Liga Mundial. Além disso, nossos jogadores sempre aparecem em destaque e concorrem a prêmios individuais.
Porém, foi na Geração de Prata que nós nos tornamos um dos gigantes no mundo do voleibol, marcando o nome entre os gigantes (Rússia, Itália, EUA, Canadá e França). Mas a pergunta que não quer calar: como ficaria a nossa melhor Seleção Brasileira de todos os tempos? Confira!
Crédito foto: Divulgação/Maringá
Conhecido como Ricardinho, o levantador e ex-capitão da Seleção Brasileira foi um dos principais responsáveis pela conquista da medalha de ouro em Atenas (2004). Atualmente é presidente e jogador do Ziober Maringá Vôlei.
Crédito foto: Getty Images
É considerado por muitos como um dos maiores jogadores de todos os tempos e não apenas do Brasil, mas sim em nível mundial. "Giba era um dos mais velozes, mas nunca foi o atacante mais alto. O seu diferencial era o tempo de bola e a velocidade do braço que o fizeram o atacante mais decisivo. Sua velocidade de movimento sempre chamou atenção", segundo análise de Aretha Martins, colunista do portal IG.
Crédito foto: Getty Images
Serginho, sem dúvida, é melhor líbero da história da modalidade. Com suas defesas difíceis e passes surpreendentes, fez a diferença enquanto atuou pela Seleção Brasileira. Além disso, ele foi o único jogador da história a disputar quatro finais olímpicas consecutivas entre 2004 e 2016 e foi o primeiro líbero a ganhar um troféu de destaque em competição internacional em 2009.
Crédito foto: Getty Images
Eficiente no saque e no bloqueio (supera os 2,20m). O paredão Lucão é um dos maiores centrais da atualidade. Está na seleção desde 2007 e conquistou diversos títulos na carreira. Além disso, em 2014 foi eleito o melhor bloqueador da Liga Mundial e peça fundamental na conquista do ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Crédito foto: Getty Images
É notório o talento do oposto da seleção. Wallace, além de ser um ótimo atleta, é colecionador de títulos. O tricampeão que estava no Sada Cruzeiro desde 2009, tem a responsabilidade de defender o Funvic Taubaté.
Crédito foto: Getty Images
Depois dos Jogos de Londres, vários jogadores se aposentaram da Seleção Brasileira. Lucarelli, por sua vez, garantiu seu espaço entre os grandes e agora é um dos principais jogadores da atualidade. Seu entusiasmo e técnica no ataque contagiam a torcida e companheiros de time.
Crédito foto: Getty Images
Filho do ex-técnico da Seleção Brasileira, Bernardinho, o levantador conviveu por muito tempo com críticas de que só estava na seleção por ser filho do técnico, mas superou todo esse período. Hoje, o atual capitão da camisa verde e amarela é considerado um dos maiores levantadores do mundo.
Crédito foto: Divulgação/Maurício Val/VIPCOMM
Rodrigão conta um currículo invejável. E não é à toa. Ele é um dos atletas mais vitoriosos do vôlei brasileiro. O central foi campeão olímpico em Atenas 2004 e octacampeão da Liga Mundial, além de vários outros títulos nacionais e internacionais. Rodrigão atuou na seleção desde 2004, onde finalizou sua trajetória com a camisa verde e amarela em 2012, nos Jogos de Londres.
Crédito foto: Getty Images
Com 1,90m de altura, Murilo ataca a bola a 3,43m do chão e bloqueia a 3,19m. O ponteiro é considerado o jogador mais eficiente que já passou pela Seleção Brasileira. Em 2010, Murilo foi eleito o melhor MVP (sigla em inglês para o Melhor Jogador do Mundial). Endres se aposentou da seleção após uma lesão muscular em sua panturrilha esquerda. Foram 12 anos dedicados ao Brasil com diversos títulos entre eles duas medalhas de pratas em Jogos Olímpicos.
Crédito foto: Getty Images
Dante chamou atenção pela força de seu ataque e bloqueio em diversas competições. Com uma técnica de dar inveja em qualquer jogador, o ponteiro sabe dosar a força de seu ataque e domina os fundamentos de fundo de quadra como: passe e defesa. Dante acumula diversos títulos com a camisa brasileira entre eles o ouro olímpico de Atenas 2004, prata de Pequim 2008 e Londres 2012.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
15 jogadores que os fãs mais se identificam
Revelação das areias, Guto Carvalhães fala em exclusiva sobre parceria
Murilo não foi o único: Relembre 6 jogadores flagrados no doping