Com um mundo globalizado é cada vez mais comum ver jogadores defendendo países onde não nasceram, mas acabaram sendo naturalizados por lá. O Brasil é o maior representante de fora da Europa na Euro 2016. Veja quem são os brasileiros que estão jogando a Eurocopa:
O volante nasceu em São Bernardo do Campo, São Paulo, e começou nas equipes de base do Clube Atlético Ypiranga e Juventus da Mooca. Vale dizer que antes mesmo dele estrear no profissional, foi direto para o Barcelona e ainda depois passou por Atlético de Madrid, Genoa, Inter de Milão e PSG, clube que está desde então. Durante a sua passagem pela Itália, Thiago se naturalizou italiano e passou a defender a seleção do país.
Crédito foto: Getty Images
Éder é do município de Lauro Muller, Santa Catarina. O atacante começou a sua carreira no Criciúma, onde fez apenas uma partida como profissional. Logo, se transferiu para a Itália, onde passou por diversos clubes. Neste ano, se transferiu para o tradicional Inter de Milão. Éder ainda foi autor de um dos gols que levou a Itália a se classificar para a UEFA Euro deste ano.
O goleiro começou a sua carreira no Atlético Paranaense e em 2007 se transferiu para o Lokomotiv Moscou, onde joga até hoje. Se naturalizou russo no final do ano passado e atualmente é um dos goleiros reservas da seleção da Rússia.
Já conhecido do brasileiro, Pepe é de Maceió. O zagueiro começou na base do Corinthians Alagoano e foi para Portugal antes mesmo de jogar como profissional. Passou pelo Marítimo e Porto e em 2007 se transferiu para o Real Madrid, onde joga até hoje.
Descendente de poloneses e natural de Curitiba, o zagueiro começou jogando pelo Cuiabá até chegar no Jagiellonia Białystok da Polônia, onde conseguiu a cidadania por conta de um abaixo-assinado de mais de três mil torcedores do time para que ele defendesse a seleção do país. Hoje, o zagueiro defende o Palermo da Itália.
Filho do ex-jogador Mazinho, campeão do mundo em 94, Thiago nasceu na Itália e passou a sua infância na Espanha. Mesmo com família brasileira, ele preferiu defender a Fúria. Além disso, passou pela base do Barcelona, onde jogou profissionalmente até se transferir para o Bayern de Munique.
Curiosidade: o seu irmão, Rafael Alcántara, escolheu defender a Seleção Brasileira.
Veja também:
Eurocopa 2016: As seleções que mais conquistaram títulos na história
Demissão de Dunga é a melhor notícia que o Brasil olímpico poderia ter
Os três melhores meias da Eurocopa 2016