Crédito foto: Reprodução | Facebook oficial do SC Internacional
A disputa pelo Z4 está tão dramática e imprevisível quanto para a ponta da tabela. O Cruzeiro, por exemplo, venceu as duas últimas partidas e teve momentos em que deixou o Internacional na zona de rebaixamento. O Inter não conseguia vencer a 14 jogos no Brasileirão e para alívio dos colorados a vitória veio numa virada na última rodada contra o Santos. O resultado garantiu pelo menos um lugar ''cativo'' na 15º posição da tabela.
Mesmo assim, seria uma surpresa se Cruzeiro ou Inter cair. Mas considerando que equipes como Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Atlético-MG, que hoje estão disputando os lugares de cima e já caíram, temos possibilidades, mesmo que remotas, de ver no final do campeonato um dos grandes rebaixados.
O Internacional tem um elenco melhor do que as outras equipes que brigam pelas últimas posições, basta se acertar dentro de campo para os resultados voltarem, assim como foi no início do campeonato, quando chegou a liderar. Já o Cruzeiro tem conseguido mais vitórias depois da estreia de Rafael Sobis. Robinho também tem feito gols nas últimas partidas e Arrascaeta vive uma fase iluminada de suma importância para o time.
Crédito foto: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro
Crédito foto: Divulgação | site oficial do América-MG
O América-MG já se distanciou do pelotão que briga para sair do Z4. Hoje são 11 pontos que os separam da queda e uma salvação é muito improvável. O time não encaixou no comando de nenhum dos técnicos que passaram por lá no decorrer do Brasileirão, o que chegou a ser uma surpresa no início do campeonato, pelo ótimo estadual que fizeram.
Crédito foto: Divulgação | SCFC
A situação do Santa Cruz não é muito diferente. Depois de ótimos anos subindo de divisões desde a quarta até a primeira, o Santinha até começou bem e chegou a liderar o campeonato com Grafite assumindo a responsabilidade e guardando a maioria das oportunidades nas redes. Mas é muito difícil manter uma boa média. Uma hora a bola não iria entrar. Teria o Santa Cruz cabeça o suficiente para suportar maus resultados depois de um início promissor? Não teve. Agora o desafio é buscar pontos em casa e fora para fugir da zona de rebaixamento. Entretanto, apesar da salvação ser possível, o time precisará contar também com maus resultados dos que estão à sua frente para se garantir na elite.
A terceira e quarta vaga para a queda estão completamente em aberto. Figueirense, Inter, Coritiba, Vitória e Cruzeiro são as equipes mais próximas da degola. Apesar da remota possibilidade de América e Santa Cruz reagirem, o mais provável é que destes acima, dois caiam. Figueirense com uma campanha inconstante e Coritiba sem conseguir emplacar uma sequência boa, devem brigar até o final contra a queda. O Internacional apesar da recente vitória na Copa do Brasil deve tomar cuidado pois o Brasileirão tem um nível maior que o da equipe do Fortaleza e não deve se empolgar com o resultado. O Vitória vem de um triunfo sobre o América, mas convenhamos, é o último colocado. Será preciso apresentar mais para se manter em cima.
O meu palpite para o Z4 é:
E para você, quem irá disputar a Série B em 2017? Comente!
Veja também:
Brasileirão: Futebol não é feito apenas no campo; entenda
Os 10 maiores craques da história do Campeonato Brasileiro
Pedro Geromel: Veja três apelidos do zagueiro da seleção brasileira