Crédito foto: Getty Imagens
Nesta quinta-feira, 23, teremos o encontro de dois gigantes do futebol sul-americano: Uruguai x Brasil, um clássico histórico, entre duas ótimas seleções, com uma gigantesca sala de troféus. Em campo teremos taças que se somadas contabilizam sete Copas do Mundo, três Olimpíadas, 23 Copas América e quatro Copas das Confederações.
Um clássico que ganhou rivalidade após a final da Copa do Mundo de 1950, e de lá para cá, a cada partida disputada, se torna muito acirrado. Em números, tivemos 71 jogos, com 33 vitórias do Brasil contra apenas 19 do Uruguai, e também 19 empates. Foram 218 gols marcados, 127 para o lado brasileiro e 91 pelo uruguaio, uma média de 3,07 gols por partida. O Brasil carrega um tabu de 15 anos sem perder em casa para nossos vizinhos.
E para refrescar a memória, o Esportudo separou oito jogos históricos entre as duas equipes. Relembrem, torcedor!
Crédito foto: Getty Imagens
Brasil 2 x 1 Uruguai
Na semifinal disputada no Mineirão, com gols de Fred e Paulino pelo lado brasileiro e Cavani pelo uruguaio. Com o resultado, a Seleção Brasileira se classificou pela terceira vez consecutiva à final do torneio.
Crédito foto: Getty Imagens
Uruguai 2 x 1 Brasil
Foi um minicampeonato entre seleções de futebol organizado pela FIFA, que apenas contavam com os campeões mundiais e foi apelidada como Mundialito. Acontece na casa uruguaia no final de 1980 e início de 1981. A final não poderia ser diferente, os dois times se enfrentaram no Estádio Centenário em Montevidéu e deu os mandantes. Esse torneio nunca mais foi disputado!
Uruguai 2 x 2 Brasil
Em uma semifinal dramática no tempo normal tivemos o empate, permaneceu o placar na prorrogação em Maracaibo, a Seleção Brasileira venceu nos pênaltis por 5 a 4.
Crédito foto: Getty Imagens
Brasil 3 x 3 Uruguai
Em Curitiba e com gols de Ronaldo Fenômeno (que marcou dois e desencantou com a camisa da seleção) e outro de Kaká, Forlán não deixou por menos e marcou duas vezes e com o gol contra de Gilberto Silva, deixaram o placar tudo igual.
Crédito foto: Getty Imagens
Uruguai 1 x 1 Brasil
E mais uma final de Copa América, dessa vez disputada na casa do adversário, após o empate no tempo normal, os mandantes venceram nos pênaltis por 5 a 3. E levaram o caneco!
Crédito foto: Getty Imagens
Brasil 3 x 1 Uruguai
Na semifinal daquela Copa, os uruguaios provocaram os brasileiros dizendo que "iriam repetir o Maracanaço em Guadalajara". Porém, ganhamos de virada, com gols de Clodoaldo, Jairzinho e Rivellino. Quase que Pelé faz um gol antológico, aquele famoso corta luz no goleiro.
Crédito foto: Getty Imagens
Brasil 1 x 0 Uruguai
Após 39 anos, a Seleção Canarinha voltava a encontrar um de seus maiores adversários no estádio Maracanã. Numa partida de ataque contra defesa, com apenas um gol de Romário, a seleção levou a melhor e conquistou a América jogando em casa.
Crédito foto: Reprodução Facebook
Brasil 1 x 2 Uruguai
Primeira Copa do Mundo na nossa casa, com gol de Friaça, o Maracanã vibrava com a possível conquista inédita do torneio. Mas no segundo tempo, com gols de Schiaffino e Ghiggia, os visitantes ganharam de virada e levaram a taça para casa. O fiasco foi apelidado de "Maracanaço" e até hoje é lembrado quando as duas seleções se enfrentam.
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Saudades? Relembre as 12 maiores conquistas da Seleção Brasileira
Genialidade e eficiência no futebol: O que é ser um craque?
Videogame: 10 coisas que podem ser melhoradas no próximo FIFA