Crédito foto: Getty Images
Há um ano o Brasil sediava uma das maiores e mais tradicionais competições esportivas do mundo, a Olimpíada. Apesar de todos os elogios por parte dos espectadores e das organizações, nem tudo ocorreu como o esperado, a falta de planejamento para o período pós-evento fez com que muitos complexos esportivos fossem abandonados.
A cidade do Rio de Janeiro teve que se modificar para atender as demandas sociais e esportivas para sediar a competição. Além da construção de diversas novas instalações esportivas, a cidade passou por uma reforma em sua infraestrutura e mobilidade, o custo aproximado de todas as obras chegou aos R$ 25 bilhões de reais.
A falta de competições, o descaso e o mal planejamento fez com que muitas obras perdessem a sua essência e sua utilidade. Apesar disso, existem locais que ainda são utilizados por atletas ou pela população e estão preservados. Veja a lista abaixo que mostra o antes e o depois de alguns complexos esportivos.
Pontos Positivos
Complexo de Deodoro
Crédito foto: Ricardo Cassiano / Prefeitura do Rio
Segundo principal local de competições, o complexo abrigou 11 modalidades diferentes, entre elas, canoagem, tiro esportivo e pista de BMX.
Crédito foto: Ricardo Cassiano / Prefeitura do Rio
A parte aquática da instalação foi aberta ao público após o término das competições, e atualmente o espaço conta também com o parque Radical do Rio, com cerca de 500 mil metros quadrados e está à disposição de todos.
Porto Maravilha
Crédito foto: CidadeOlimpica.com
Este foi um projeto para a revitalização do centro da cidade que incluiu obras de mobilidade, com novas linhas de transporte público e mudança drástica na “paisagem local”, este por conta da demolição do Elevado da Perimetral.
Crédito foto: Prefeitura do Rio
Atualmente, a praça Mauá já não conta com o Elevado da Perimetral, principal via de locomoção até as reformas.
Estádio Nilton Santos
Crédito foto: Divulgação / Falaglorioso.com
Popularmente conhecido como "Engenhão", o local sediou alguns jogos de futebol e competições de atletismo. O estádio foi completamente remodelado, tanto em seu interior como em seu exterior. Diferentemente do Maracanã, o Engenhão é a casa do clube Botafogo de Futebol e Regatas e atualmente está em pleno funcionamento.
Pontos Negativos
Parque Olímpico
Foi a principal área construída para os Jogos Olímpicos, sediou 16 modalidades distintas como a natação, basquete, tênis entre outros. O custo total do parque foi de cerca de R$ 2,5 bilhões e atualmente encontra-se abandonado.
Crédito foto: Reprodução
A aposta do governo é que a revitalização do Parque fosse realizada para o evento Rock In Rio, atração que ocorre no mês de setembro nas dependências do complexo olímpico.
Estádio do Maracanã
Palco da abertura e do encerramento dos jogos, o estádio foi, provavelmente, a maior decepção e amostra de falta de planejamento por parte do governo do Rio.
Crédito foto: Reprodução
Após a Olimpíada, um dos mais tradicionais estádios do mundo está completamente abandonado. Brigas políticas e financeiras fizeram com que os clubes Flamengo e Fluminense deixassem de mandar suas partidas no local, gerando apenas dívidas enormes aos cofres do governo.
Campo de Golfe
O campo construído na Barra da Tijuca tem uma área de aproximadamente 695.000 metros quadrados e sua obra teve uma repercussão polêmica, pois o local era de preservação ambiental.
Crédito foto: Alex Ferro / Rio 2016
A falta de competições faz com que o campo seja raramente utilizado, mas, segundo a gerente geral de sustentabilidade do Comitê Olímpico, Tania Braga, o maior legado neste caso é a recuperação ambiental de uma área que estava degradada.
Vila Autódromo
Crédito foto: Fernando Frazão / Agência Brasil / Fotos Públicas
Nesta área existe uma favela exatamente ao lado do Parque Olímpico e também gerou muita polêmica, pois houveram diversas desapropriações e demolições para a construção do complexo. Atualmente o local está “em ruínas”.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
4 esportes em que o Brasil é referência, mas ninguém dá muita moral
Veja como ficaria o melhor time do Rio de Janeiro de todos os tempos
Conheça os 4 maiores ciclistas de todos os tempos