Notícias e Opiniões de Esportes

Será que voltam? Confira 6 jogadores brasileiros esquecidos na Europa

Written by Pedro Augusto | 1/ago/2017 15:02:00

Crédito foto: Getty Images

A carreira dos jogadores brasileiros possui algumas nuances. Alguns focam o pé de meia, outros miram os holofotes de uma grande trajetória. O mais comum é vermos atletas se destacarem quando jovens, se transferirem para a Europa e voltarem para o Brasil já experientes. Mas, como estamos falando de um esporte imprevisível, algumas carreiras tendem a fugir desse caminho “padrão” e surpreender. Há jogadores que acabam findando a trajetória no continente europeu, sem intenções de retornar para o país natal. 

Com isso, o Esportudo listou seis jogadores que já foram alvos do noticiário brasileiro – dentro e fora de campo – e hoje um pouco esquecidos, traçaram caminhos semelhantes: a de atletas que atualmente são pouco mencionados pela impressa e torcida. Sem perspectivas de voltarem tão cedo. Confira!

1. Mário Fernandes

Crédito foto: Getty Images

Hoje com 26 anos, desde 2012 atuando pelo CSKA Moscou. O Bola de Prata do Brasileirão de 2011 viveu polêmica na Seleção Brasileira ao recusar convocação do técnico da época, Mano Menezes, sob alegação de problemas pessoais. Foi lembrado em 2014, chegando a atuar alguns minutos em amistoso, já na era Dunga. Posteriormente, optou pela naturalização russa. Por ter defendido o Brasil em partida não oficial, pôde defender os russos normalmente. Figurou a pré-lista de convocados para a Copa das Confederações desse ano, disputada na Rússia, mas acabou sendo cortado por lesão.

2. Marlos

Crédito foto: Getty Images

Aos 29 anos, está desde 2011 atuando na Ucrânia. Após contribuir na campanha que levou o São Paulo à semifinal da Libertadores de 2010, foi negociado com o Metalist da Ucrânia. Apesar de criticado por boa parte da torcida tricolor graças a oscilação em campo, se tornou ídolo no Leste Europeu, lhe rendendo uma transferência para o maior clube do país, Shakhtar Donetsk. Bem adaptado, manteve as atuações seguras e especula-se que pode defender a Seleção Ucraniana, caso receba uma convocação.

3. Adriano

Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do atleta

Tem 32 anos e desde 2004 atua na Europa. Consolidado na Espanha, onde atuou por mais de dez temporadas. Adriano foi protagonista na história recente do Sevilla, conquistando a Liga Europa e a Copa do Rei, além da Supercopa Europeia. Tamanho destaque levou o lateral ambidestro ao estrelado elenco do Barcelona. No time catalão, o polivalente ampliou a sala de troféus. As inúmeras lesões e a falta de espaço na equipe o fizeram trocar de clube. Desde 2016 atua pelo Besiktas, da Turquia.

4. Sandro

Crédito foto: Getty Images

Com 28 anos, Sandro vive desde 2010 fora do Brasil. Peça chave na conquista da Taça Libertadores de 2010 pelo Inter, o atleta logo chamou a atenção no velho continente e também na Seleção Brasileira, figurando em algumas convocações. Atuando pelo Tottenham, não conseguiu desempenhar o mesmo futebol, convivendo com lesões. Teve passagem pelo Queens Park Rangers e West Bromwich, sem conseguir emplacar uma sequência significativa de jogos. Atualmente, defende o Antalyaspor, time turco que conta com a estrela camaronesa Samuel Eto’o.

5. Fábio da Silva

Crédito foto: Getty Images

Jogador de 27 anos, desde 2008 atuando no Reino Unido. Joia da base do Fluminense, se destacou na Seleção Sub-17 do Brasil, em 2007. Foi negociado com o Manchester United ao lado do irmão gêmeo Rafael, sem ter jogado profissionalmente pelo Tricolor das Laranjeiras. Na terra da Rainha, o lateral ambidestro não desempenhou o futebol esperado. Passou por Queens Park Rangers e Cardiff City antes de acertar com o Middlesbrough, rebaixado na última edição da Premier League. Ultimamente, foi até especulado em times brasileiros como Cruzeiro e Palmeiras, mas as conversas não avançaram.

6. Dante

Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do clube

O mais velho da lista, com 33 anos, desde 2003 atuando no futebol europeu. Revelado pelo Juventude-RS, o zagueiro era pouco conhecido pelo torcedor brasileiro até as convocações de Felipão para a Seleção Brasileira. Substituto de Thiago Silva no fatídico 7 a 1, Dante acumula passagens de sucesso no futebol alemão – seu ápice foi atuando pelo Borussia M’gladbach, se transferindo posteriormente para o poderoso Bayern de Munique. Hoje é capitão do Nice, que surpreendeu no último campeonato francês, conquistando vaga na Liga Europa.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Depois do vai e vem: O que esperar dos 5 principais campeões europeus?
Veja quanto Cristiano Ronaldo fatura por post no Instagram
Confira as 10 promessas que vão dominar a Europa na próxima década