Crédito foto: Divulgação site oficial Rio 2016
Uma das novidades nas Olimpíadas do Rio 2016, o golfe volta a ser um esporte olímpico depois de 100 anos. As primeiras e únicas participações da modalidade nos Jogos ocorreram em Paris 1900 e Saint Louis 1904. A decisão de que o golfe voltaria ao programa olímpico foi confirmada em outubro de 2009 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Das quatro medalhas de ouro distribuídas pelo golfe nas Olimpíadas até hoje, três delas foram para os Estados Unidos.
Os norte-americanos até os dias atuais são os maiores nomes da história golfe, são eles: Ben Hogan; Jack Nicklaus; Arnold Palmer; Tiger Woods (em destaque); Tom Watson.
Tiger Woods é o mais famoso de todos. O polêmico jogador considerado pela mídia e os amantes do esporte como o maior jogador da história do golfe, disse que seu objetivo era participar das Olimpíadas, porém, a sua pontuação no ranking mundial atualmente não permitiu a participação do astro. Em entrevista, o ex-número 1 do mundo considera "muito importante" fazer algo que nenhum atleta faz há muito tempo: ganhar uma medalha.
Teremos outras ausências nas Olimpíadas Rio 2016, principalmente de alguns melhores do mundo de acordo com o ranking mundial, ausência essa como a do astro australiano Adam Scott, que desprezou a competição após alegar que ganhar uma medalha nos Jogos não mudaria sua carreira.
Outro astro do golfe o Rory McIlroy (em destaque) anunciou que não virá para as Olimpíadas pelo motivo da doença zika no Brasil. Antes dele, Louis Oosthuizen, Charl Schwartzel, Marc Leishman e Vijay Singh já haviam anunciado que não viajariam para o Rio de Janeiro.
Crédito foto: Divulgação site oficial Rio 2016
O gaúcho Adilson da Silva que garantiu a sua vaga com dois meses de antecipação, classificou-se como o 51º da chave masculina. Atualmente, ele está na 278º colocação no ranking mundial de golfe.
A paranaense Miriam Nagl chega ao Rio de Janeiro como a 59ª colocada na chave feminina. Atualmente, ela é a 445ª colocada no ranking mundial de golfe.
Eles serão os únicos brasileiros classificados para defender o país nos Jogos do Rio 2016, classificaram-se por mérito próprio entre os 60 integrantes das chaves masculina e feminina, sem depender da vaga que seria destinada ao Brasil, vaga essa destinada ao país sede, caso não houvesse nenhum brasileiro no ranking olímpico.
As primeiras regras foram criadas somente na metade do século 18. O Golfe tem 18 buracos. Durante a disputa, o campo de golfe é percorrido, durando uma partida em média quatro dias. A pontuação é feita assim, o par é o número estimado de tacadas para que um golfista acerte, ele é estimado de acordo com a distância entre os locais de saída e chegada. São elas:
Par 3 – de 120m a 230m;
Par 4 – de 231m a 400m;
Par 5 – pode passar dos 500m;
Nessas Olimpíadas, vocês escutarão gírias específicas deste esporte, então fiquem atentos aos nomes abaixo para saber do que se tratam:
Triple-bogey quer dizer três tacadas acima do par;
Double-bogey são duas tacadas acima do par;
Bogey é apenas uma tacada acima do par.
Birdie: uma tacada abaixo do par;
Eagle: duas abaixo do par;
Albatroz (ou double eagle): três tacadas abaixo do par.
O placar do golfista é o número de tacadas que ele deu para concluir o circuito, acima ou abaixo do par do campo. O vencedor é aquele que consegue completar o circuito com o menor número de tacadas.
Veja também:
Rio 2016: Os 10 atletas brasileiros mais preparados para conquistar medalhas
12 esportes com mais pódios brasileiros no século 21
Veja como estão as arenas e quais esportes elas receberão