Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Sem conseguir enxergar a luz no fim do túnel, o time do São Paulo se encontra desmotivado e abalado com as inúmeras não vitórias que tem enfrentado pelo caminho, o que o deixa na penúltima colocação da tabela do Campeonato Brasileiro. São-paulino de carteirinha, Muricy Ramalho, atual comentarista do canal SporTV, revelou esta semana que gostaria de ajudar o time de coração a sair dessa situação, mas sem que isso o levasse à posição de técnico novamente: a intenção do ex-treinador seria ajudar o Tricolor nos bastidores, “até de graça” e informalmente, já que possui contrato em vigência com o canal fechado da Rede Globo de Telecomunicações.
Após, então, conversas internas e o aval de Dorival Júnior, a ajuda de Muricy foi aceita e ele deve assumir a posição de Consultor, juntamente ao atual treinador da equipe, sem cumprir uma rotina e apenas dando opiniões, conversando com o time e dando conselhos de futebol ao clube. A história que o ex-comandante são-paulino tem no clube é, depois da de Telê Santana, a mais lembrada pelos torcedores.
Nas mãos do treinador, o Tricolor Paulista foi campeão três vezes seguidas no Campeonato Brasileiro e foi salvo do rebaixamento no fatídico ano de 2013. Na ocasião, o hoje comentarista retornou ao clube após quatro anos, quando a zona de rebaixamento também era uma realidade, após péssima campanha no primeiro turno do Brasileirão. Como resultado, o time terminou a competição em nono lugar.
De uma forma ou de outra, a figura de Muricy de volta ao ambiente do Tricolor pode e deve, muito provavelmente, dar uma nova esperança para o time, assim como um novo ânimo e confiança. A torcida vem mostrando que está do lado do clube haja o que houver, porém os jogadores estão abatidos e não mostram poder de reação, o que pode ser evidenciado pelo último jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, contra a Ponte Preta, quando o São Paulo vencia por 2 a 0 e permitiu o empate.
A posição de Consultor, no entanto, não pode ser confundida com as parcerias entre Zagallo e Parreira e Felipão e Antônio Lopes, como bem relembrou Vinícius Pinotti, diretor-executivo do Tricolor Paulista, já que ambos dividiam as laterais de campo nos jogos oficiais. Com o ex-técnico, uma simples aparição no Morumbi pode provocar um tumulto e desmerecer a posição de Dorival Júnior, o que, para o momento, não ajuda em nada.
Diferentemente das contratações de Rogério Ceni e Hernanes, que certamente serviram como jogadas políticas do presidente Leco e seus conselheiros, a "contratação" de Muricy Ramalho não parece ter o mesmo efeito. Justamente, por não tê-lo, é que foi a decisão mais bem acertada dessa nova diretoria no clube.
Se os conselhos darão certo, não se sabe, mas a torcida com certeza espera que esse "casamento" gere os melhores frutos possíveis. Dessa vez não tem coletiva de imprensa, nem cornetadas no treinamento, nem tchauzinho para a torcida, apenas os bons conhecimentos de vida de um ex-técnico vencedor.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Lei do herói? Não é o Muricy que vai livrar o São Paulo da Série B
Caso Zé Ricardo: Veja 8 técnicos que já viraram a casaca no Brasil
Técnicos estrangeiros no futebol brasileiro é a solução?