O futebol brasileiro sempre foi marcado por times ofensivos e jogadas plásticas. Mesmo em uma crise técnica que vem se acentuando ano após ano, essa característica sempre estará presente no nosso DNA. Vamos conferir alguns dos melhores ataques do nosso futebol brasileiro neste começo de 2016.
O time da baixada santista desde os tempos de Pelé ganhou como marca o jogo ofensivo. Poucas vezes se viu o time santista acuado em seu campo e defendendo a qualquer custo. Uma das equipes que tinha jogo mais bonito em 2015 sob comando de Dorival Junior, é difícil imaginar um jogo sem gols de um ataque comandado por Ricardo Oliveira e com ajuda de Gabigol, especialmente sendo municiado pelo ótimo Lucas Lima.
No ano passado o Galo marcou-se por ser um time extremamente ofensivo, chegando sempre ao ataque e fazendo a marcação pressão. O ataque que já era bom com Luan e Pratto, veio reforçado pela chegada de Robinho e Clayton, uma das principais relevações do ano passado. Resta saber se Aguirre conseguirá dar um maior equilíbrio na parte defensiva já que ofensivamente o time promete muitos gols.
Apontado como melhor elenco do Brasil, as opções de ataque também são várias. Dudu, Erik e Gabriel Jesus garantem boas opções de velocidade pelos lados do campo, enquanto que Barrios é sempre muito inteligente nas ações de pivô. Na ausência do gringo, o time ainda tem Alecsandro e o talismã Cristaldo.
É verdade que o time de Muricy Ramalho ainda tem apresentado grande oscilação nos jogos do ano (assim como a maioria dos times), mas não pode reclamar das opções ofensivas. Além do sempre goleador Guerrero, o time tem a opção de velocidade com Marcelo Cirino e Emerson Sheik, este último que costuma crescer em grandes jogos. Além de tudo isso, o time carioca conta com o jovem Felipe Vizeu, campeão da Copinha este ano e que vem participado de alguns jogos.
Mesmo questionado após a péssima participação na Copa do Mundo de 2014, não se pode ignorar um ataque que tem Fred no comando de ataque. O veterano segue fazendo gols a rodo e tem a ajuda dos velozes Osvaldo e Marcos Junior. Na ausência de Fred, Levir ainda poderá contar com a experiência do interminável Magno Alves.
A garotada do tricolor gaúcho ganhou muito espaço com Roger no ano passado e não estão desapontando. Luan é o principal destaque do time e sempre busca jogadas de velocidade e dribles, auxiliado pelo experiente Bobô e pelo também veloz Pedro Rocha. Com Doulgas na armação, as chances de gol sempre aparecem ao longos dos noventa minutos.