Crédito foto: Divulgação NFL
O futebol americano e a liga americana NFL vêm crescendo cada vez mais aqui no Brasil. É uma febre. Não tem jeito. Atualmente, nós temos muito mais torcedores e adeptos do que antigamente. A maior prova disso é a transmissão da modalidade em canais fechados aqui no Brasil.
Entretanto, muitas pessoas até se interessam por esse esporte principalmente para aprender o que está acontecendo e se inteirar do assunto, mas quando começam a acompanhar as partidas, observam que as regras são muito confusas e, logo acabam desistindo, mas fique calmo. O Esportudo.com desenvolveu um manual básico de regras para te ajudar nessa trajetória e você se tornar mais um fanático pela bola oval, confira:
No total são quatro tempos de 15 minutos cada, totalizando uma hora de jogo. No papel parece rápido, mas o jogo é parado em várias jogadas, podendo levar até quatro horas. Então avisa a namorada ou namorado de plantão que em dia de jogo é melhor programar saídas com um bom intervalo de distância.
São no total 53 jogadores, porém, apenas 11 entram em campo, mas o técnico pode fazer quantas substituições ele quiser.
Crédito foto: Reprodução/Facebook Oficial Rob Gronkowski
Um campo de futebol americano precisa ter no, mínimo, 100 jardas, totalizando 91,44m de extensão. Cada jarda tem contém 9,14m e a partir dela são marcados os pontos de cada jogada. No final de cada lado, possui um endzone que tem dez jardas (9,14m). As linhas brancas em destaque que conseguimos enxergar da televisão demarcam de 10 em 10 jardas, já as linhas menores demarcam de 1 em 1 jarda.
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial
Como a bola do futebol americano é oval, ela precisa, para o início da partida, de um companheiro de equipe que segure-a. O nome deste jogador é “holder”. A função dele é segurar a bola junto ao chão para que o kicker (jogador que dará o pontapé na pelota) despache a bola para o campo adversário em busca de conquistar um número maior de jardas. O kicker chuta a bola, no que é chamado de kickoff, para o campo adversário da marca de 35 jardas, para que o retornador do outro time pegue e possa assim começar a jogada de sua equipe.
Cada time tem seis pedidos de tempo. Ao todo, são três na primeira metade da partida e outros três na metade final. Além disso, existem também duas paradas automáticas, chamada de two-minute warning, uma espécie de ''aviso'' quando faltam dois minutos para o fim da primeira etapa e última etapa.
O desafio é o mesmo que acontece na NBA. Em jogada duvidosa, os técnicos podem pedir a paralisação da partida para análise de um determinado lance. Para ocorrer esse momento, os árbitros lançam uma bandeira vermelha, chamada de red flag, sinalizando a paralisação na partida. Com isso, o tempo de jogo também é paralisado. As penalidades no desafio são: se os técnicos estiverem certos que houve infração lance, eles ganham o tempo extra, que se refere ao extra-time. Caso contrário a equipe é penalizada na perda de um time-out.
Cada treinador tem dois desafios por jogo. O desafio consiste em antes do two-minute warning os técnicos poderem lançar uma bandeira vermelha em campo e pedir para que a jogada seja revisada, caso estejam certos, eles ganham um tempo extra, mas se a jogada prosseguir e tiverem errado, perde um time-out.
O touchdown talvez seja a primeira coisa que você entendeu enquanto assistiu uma partida pela primeira vez, mas não custa reforçar: ela é a pontuação máxima do jogo, vale seis pontos e é quando o time consegue avançar com a bola até a endzone (parte pintada na foto abaixo):
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial
Após marcá-lo, a equipe tem a possibilidade de mais um ponto com o extra point, que é chutado logo após o touchdown, mas se o técnico quiser arriscar, ele pode tentar a conversão, que nada mais é que um “novo touchdown”, porém, vale apenas dois pontos.
Já o field goal é outra forma de pontuar. Ela pode ser realizada a qualquer momento da partida, mas os times optam por quando as jogadas vão acabar ou quando estão perto suficientes. Acertar um desses vale três pontos.
O safety é quando o jogador cai dentro de sua própria endzone com a bola. É válido como gol contra aqui no brasil.
Crédito foto: Getty Images
A interceptação é quando ocorre um lançamento e o jogador não consegue pegar, sendo assim interceptado pelo adversário.
O fumble é quando, por exemplo, o jogador cai segurando a bola, mas no meio da disputa a deixa cair e um adversário a rouba. Quando um field goal não é convertido em pontos, o time adversário começa sua jogada daquele local.
O punt é quando o time não quer mais correr riscos e chuta a para o adversário, tentando manter a mesma o mais longe possível de seu próprio campo. Quando o time não consegue avançar dez jardas em suas quatro tentativas, também é obrigado a devolver a bola.
O início das jogadas é chamado de snap. O Center entrega a bola por baixo das pernas ao quarterback (cérebro do time) que pode decidir o que fazer se prefere passar para alguém, correr ele mesmo com a bola ou fazer um lançamento. A jogada chega ao seu fim quando o jogador é derrubado ou quando sai de dentro da área do campo, mas se o time conseguir avançar as dez jardas (9,14m) em suas quatro tentativas ele ganha mais quatro chances e assim por diante, mas se não consegue é obrigado a devolver a bola ao adversário.
Crédito foto: Getty Images
Os times são divididos em três: o de ataque, defesa e os que entram em jogadas especiais. O ataque tem três funções: bloqueio que consiste em cinco jogadores do ataque bloquearem os jogadores adversários para que o quarterback ou o running back consigam fazer as jogadas.
Passe e recepção são permitidos uma vez por jogada, o quarterback arremessa a bola atrás da linha do início da jogada para o recebedor que deve pegar a mesma antes que ela toque ao chão. E a corrida que o running back fica encarregado de receber a bola e tentar avançar pelo campo com ela.
Já a defesa consiste em três funções também: interceptação que nada mais é do que interceptar a bola do adversário no ar. Sack, é quando derruba o quarterback adversário antes que ele lance a bola e o Tackle que é derrubar o jogador que possuir a bola.
Crédito foto: Getty Images
Quando a bandeira amarela é jogada em campo, é para mostrar que houve uma penalidade. Quem está atacando tem 40 segundos para iniciar a jogada. Se exceder o tempo perde cinco jardas. Se o time ameaçar sair e enganar o outro time, perde cinco jardas também.
O offside é quando o jogador da defesa sai antes da jogada começar tendo cinco jardas de punição. Para ficar mais claro, é só pensar na competição de atletismo. Quando o atleta queima a largada, no futebol americano é denominado de offside.
O holding é: durante a jogada só o jogador que possui a bola pode ser derrubado, os demais só podem se empurrar, caso isso não seja cumprido o time adversário perde dez jardas e ainda cede o primeiro avanço automaticamente. A interferência no passe ocorre quando ilegalmente o jogador da defesa derruba ou empurra o jogador de ataque, já que isso só pode ser feito quando o mesmo encosta na bola.
A falta pessoal é quando uma jogada da defesa prejudica a integridade pessoal do jogador, o que causa a perda de 15 jardas e o primeiro down automático.
O intentional grounding é quando o quarterback percebe que vai sofrer um sack e se livra da bola, a punição é a perda de dez jardas e uma jogada a menos.
Veja também:
Top 7: Melhores quarterbacks da história da NFL
Conheça 5 nomes do NFL Draft 2016 para ficar de olho
30 Fatos sobre o Super Bowl