Crédito foto: Getty Images
Em 2017, o clássico entre Corinthians e Palmeiras completa 100 anos de sua primeira edição. Foram 353 jogos e inúmeras histórias que contribuíram para esquentar ainda mais a rivalidade dentro do Derby Paulista, como é conhecido o mais tradicional duelo do estado de São Paulo.
Entre os tantos goleadores que já protagonizaram esta disputa, levam vantagem os Alvinegros, e nesta lista do Esportudo você confere os dez jogadores do Timão que mais marcaram gols contra o rival.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube / José Pinto
Talvez um dos maiores ídolos da história do Timão, o Doutor Sócrates marcou época defendendo as cores da equipe do Parque São Jorge entre 1978 e 1983. O camisa 8 foi às redes em 172 oportunidades durante 278 partidas disputadas; 18 delas tendo como adversário o Verdão, que também não escapou da genialidade do ídolo corintiano e sofreu oito gols no Derby Paulista.
Crédito foto: Reprodução / Youtube
Ídolo alvinegro na década de 50, o "artilheiro espetacular", como era conhecido o meia-esquerda Carbone, marcou 135 gols nos 231 jogos em que defendeu o Timão entre 1951 e 1956. Também não perdoou o rival alviverde, obtendo uma boa média de gols ao marcar nove vezes em 14 clássicos disputados.
Crédito foto: Reprodução / Youtube
Sexto maior goleador da história do Alvinegro Paulista com 200 gols marcados, Servílio marcou seu nome na história do clube entre 1938 e 1948. O meia-direita, que também atuou como centroavante, foi apelidado de "Bailarino" devido a sua qualidade técnica e forma de jogar. O Alviverde não fugiu de sua dança, tendo sofrido dez gols do ex-jogador nos 38 jogos em que o enfrentou.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Provavelmente o primeiro ídolo da história do Timão, Neco é, até hoje, o jogador que mais tempo permaneceu por lá. Entre 1913 e 1930, foram 296 partidas e 228 gols que renderam ao quarto maior artilheiro alvinegro que tem até um busto no Parque São Jorge. O até então Palestra Itália viu o camisa 10 marcar em dez vezes nas primeiras edições do Derby Paulista.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Um dos maiores ídolos da história do Parque São Jorge, a camisa 7 de Marcelinho Carioca fez história na década de 90. Campeão mundial, brasileiro e estadual pelo clube, seus 206 gols só não impressionam mais do que a maestria com que o "Pé de Anjo" cobrava faltas. Sempre decisivo, o jogador ainda deixou sua marca 13 vezes nas 29 em que participou da história do clássico.
Crédito foto: Reprodução / Youtube
Mirandinha não foi ídolo alvinegro e conviveu com questionamentos da torcida e de dentro do clube, mas jogando contra o rival, o atacante não decepcionou. Obteve a incrível marca de 14 gols em apenas dez edições do Derby, o que lhe rendeu o apelido de "carrasco verde" e comentários como este feito pelo jogador: "Se tivesse Corinthians x Palmeiras toda semana eu seria um dos maiores artilheiros da história".
Crédito foto: Divulgação
Centroavante de trajetória vitoriosa no Alvinegro de 1934 até 1942, sabia bem os caminhos do gol. Com 254 gols em 248 jogos, Teleco é um dos poucos atacantes que conseguiu a proeza de ter a média de gols por partida maior do que um (1,02). Terceiro maior artilheiro do Timão, o ex-jogador também foi fatal no clássico, marcando 15 vezes em 28 oportunidades.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
O "Pequeno Polegar", como era conhecido o baixinho Luizinho, é o segundo jogador que mais vezes vestiu a camisa preta e branca, com 606 jogos durante os anos de 1949 e 1965. Idolatrado desde as categorias de base, sempre trouxe problemas para as defesas adversárias com seus dribles desconcertantes. Contra o Verdão, o baixinho era um terror. Protagonizou cenas inesquecíveis como o gol na final do Campeonato Paulista de 1954 e também a vez em que o meia sentou na bola enquanto encarava um marcador durante o clássico. Ao todo, foram 19 gols marcados em 44 atuações no Derby.
Crédito foto: Reprodução / Youtube
O "Cabecinha de Ouro", como foi apelidado o centroavante corintiano por ter sido um ótimo cabeceador, entrou para a história como segundo maior artilheiro da história do clube com 269 gols, sendo 71 de cabeça. "Nunca fui muito bom com os pés. Mas com a cabeça, nem o Pelé foi melhor do que eu" dizia o ex-jogador. De 1946 a 1956, o ídolo alvinegro enfrentou o rival em 37 partidas e balançou as redes 20 vezes.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Na primeira posição, nada mais do que o maior goleador da história do Corinthians. O ponta-direita Cláudio foi capitão da equipe e artilheiro do Timão de 1945 a 1957. Em 550 partidas, o "Gerente", como foi apelidado pela torcida, obteve a histórica marca de 305 gols com a camisa alvinegra. Entre os tantos gols anotados, estão 21 contra o Palmeiras, que fazem do atacante o maior artilheiro do principal clássico do estado de São Paulo.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Palmeiras x Corinthians: clássico de muita história e curiosidades
O Jogo do Repórter: É preciso coragem para jogar no líder?
Saiba quem são as 10 principais promessas do futebol brasileiro hoje