Crédito foto: Reprodução / Youtube
Como fanático por futebol, sempre me interessei pelos mínimos detalhes desse universo, e na busca por eles, acabei encontrando os livros como maiores aliados: são relatos profundos, íntimos quando se tratam de biografias. A literatura é a mídia mais humana quando se quer conhecer pessoas como são em sua essência.
Se você tem o mesmo objetivo e quer fugir do circo televisivo para conhecer minuciosamente o esporte, confira a seguir uma lista dos quatros livros que mudaram minha visão sobre o o mundo da bola.
Crédito foto: Reprodução
Neste livro, o jornalista Martí Perarnau acompanha Pep Guardiola durante sua temporada de reestreia nos campos pelo Bayern de Munique. A intimidade alcançada pelo jornalista com o técnico permite ao leitor entender a mente do gênio que revolucionou o futebol enquanto se sente parte do elenco do Gigante da Baviera, acompanhando os treinos, os bastidores, as esperanças de Pep durante a janela de transferências e a evolução do time durante a temporada 2013/2014 pelo ponto de vista do técnico catalão.
Crédito foto: Reprodução
Na obra de autoria de Gilvan Ribeiro, tudo sobre a famosa dupla que brilhou nos campos e na política é revelado através dos olhos de um dos seus integrantes, Walter Casagrande. Com a ditadura militar dos anos 80 como pano de fundo da trama, a relação nem sempre tão boa entre os dois é abordada, discutindo-se as razões para o entrosamento dos dois e os motivos que os separou, relembrando a Democracia Corinthiana e os causos das vidas dos brilhantes atletas corintianos.
Crédito foto: Reprodução
11 gols de placa reúne 11 grandes reportagens investigativas sobre o mundo da bola em diferentes décadas. Entre os diversos temas existe um denominador comum: todos se relacionam aos sujos bastidores do futebol, denunciando a ganância e corrupção existentes no meio. Os textos são precedidos de relatos dos autores das matérias, explicando o processo de apuração, coleta de informações e as consequências da notícia publicada. Uma aula de jornalismo.
Crédito foto: Reprodução
O que vem a sua cabeça quando pensa em Garrincha? Os dribles, a finta característica, a genialidade que o tornou um imortal da bola, uma lenda reconhecida mundialmente, certo? No livro de Ruy Castro, o lado mortal do herói vem à tona. Após mais de 500 entrevistas com 170 pessoas, o autor demonstra o fim melancólico que teve o "Anjo das pernas tortas": pobre, esquecido e alcóolatra.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
15 jogadores que jogaram juntos e você provavelmente não sabia
Confira 4 técnicos que estão na "corda bamba" neste Brasileirão
O antes e depois de Leila Pereira: “O Palmeiras me tornou conhecida”