Notícias e Opiniões de Esportes

Seis curiosidades sobre a Eurocopa 2016

Written by Silas Agostinho | 10/jun/2016 20:00:00

Crédito foto: Divulgação / Site oficial da UEFA

Nesta sexta-feira (10/6) começou uma das competições mais badaladas do mundo, a Eurocopa, que é organizada pela UEFA. Vale dizer que este torneio está sendo realizado na França e conta com cinco seleções campeãs mundiais.  

A seleção que se consagrar campeã da Eurocopa terá vaga garantida na Copa das Confederações de 2017 e deve elevar ainda mais o respeito dentre as demais seleções para a disputa da Copa do Mundo de 2018, que acontecerá na Rússia.

Vale dizer que esse torneio terá as 24 seleções mais poderosas da Europa. Elas são selecionadas em uma fase de classificação em que 53 países do futebol europeu disputam 23 vagas, uma vez que o país-sede já tem vaga garantida no torneio. Pensando nisso, o Esportudo.com listou seis curiosidades sobre a Eurocopa, confira:

1. Mais equipes participantes

Pela primeira vez o torneio conta com 24 seleções. Os times foram divididos em seis chaves e se classificam as duas melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados numa classificação geral. Consequentemente os 16 melhores participam das oitavas de final e, assim, inicia o emocionante e tradicional mata-mata.

2. O maior artilheiro da história pode ser ultrapassado

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial
O maior artilheiro do torneio é o ex-meia Michel Platini e atual presidente da UEFA. O craque francês anotou nove gols no torneio, dois a mais que o inglês Alan Shearer.

Nessa edição teremos três personagens que podem tirar esse título de Platini, uma vez que teremos o artilheiro da UEFA Champions League, Cristiano Ronaldo, com seis gols. Além disso, disputa a competição o sueco, Ibrahimovic com outros seis gols. Achou pouco? Ainda tem o inglês, Rooney com cinco gols. Será que algum deles irá superar a marca do lendário francês? Nos resta esperar para saber.

3. Conquista histórica

Crédito foto: site oficial da UEFA

A Espanha foi a primeira seleção a ganhar duas vezes seguidas o torneio (2008 e 2012) e uma Copa do Mundo num espaço de quatro anos. Além disso, ela pode se tornar a primeira tricampeã do torneio, e também, de quebra ser a seleção mais vitoriosa da competição. Outra curiosidade bacana é que Inglaterra e Portugal lutam pelo seu primeiro título no torneio.

4. Pênaltis na final? 

Somente a final de 1976 foi disputada nas penalidades máximas. Na ocasião, a Tchecoslováquia (República Checa) empatou com a Alemanha em 2 a 2 no tempo normal. Nas cobranças de pênaltis, a seleção tcheca ganhou por 5 a 3 e foi campeã do torneio.

5. Novas regras (principais)

1. Está proibida a chamada “paradinha” nos pênaltis;

2. Antes os jogadores que cometessem faltas chamadas de “perigo de gol” eram punidos com o cartão vermelho direto. Agora o juiz poderá optar pela punição tripla, ou seja, deverá receber o cartão amarelo. O vermelho será somente aplicado se a falta for violenta;

3. O árbitro poderá expulsar os jogadores antes ou depois dos 90 minutos e quem ele quiser de campo;

4. O pontapé inicial da bola não terá mais a obrigatoriedade de ser rolada para frente;

5. Em condições climáticas desfavoráveis como, por exemplo, muito calor o árbitro poderá pausar a partida para que os jogadores tomem água;

6. Na lateral o jogador deverá usar as duas mãos. Está proibido o uso de uma delas para apoio;

7. Em uma cobrança de falta em que necessite barreira não será mais permitida a obstrução do time adversário para atrapalhar o goleiro.

6. Mascote e bola

Crédito foto: Divulgação
A mascote da Eurocopa 2016 é um menino que se chama Super Victor. Ele usa uniforme com as cores da bandeira da França e conta com o número 16 em referência ao ano do torneio. A bola foi desenvolvida pela Adidas e tem a cor branca com detalhes em azul, preto e vermelho. O nome batizado é de “beau jeu”, que significa jogo bonito.

Veja também:
Prometem! Sete jogadores para você não perder de vista na Eurocopa 2016
7 brasileiros que vêm “calando os críticos” no futebol europeu
O que mudou o futebol alemão