Crédito foto: Getty Images
Um dos torneios mais tradicionais entre seleções, a Copa das Confederações, vem se tornando muito mais que uma preparação para o Mundial. O campeonato que é disputado desde 1992 (chamado de Torneio Rei Fahd nas edições de 1992 e 1995) é amplamente dominado pela Seleção Brasileira, que detém quatro títulos.
Em 2017, o torneio será na Rússia, sem a participação do Brasil - que não se classificou - e com "surpresas" como Chile e Portugal. Pensando em seu início, nesta sexta-feira, 17, o Esportudo decidiu aflorar seu lado mais nostálgico e relembrar oito jogos marcantes da história da Copa das Confederações. Qual o seu preferido? Confira!
8. Espanha 10 x 0 Taiti - 2013
Além de ser a maior goleada da história do campeonato, também contou com um Maracanã lotado com mais de 70 mil pessoas apoiando a seleção da Oceania. Com muita festa e dez gols para a equipe espanhola, o jogo foi muito marcante e demonstrou a essência do futebol. Colocando frente a frente uma seleção com jogadores semi profissionais X a atual Campeã do Mundo. Apesar da goleada, o dia foi histórico para os taitianos.
7. Camarões x Colômbia – 2003
Colômbia e Camarões se enfrentavam pelas semifinais do torneio no ano de 2003 em Lyon, na França. Os africanos venceram o jogo por 1 a 0 e chegaram à final. Porém, o fato mais marcante do jogo foi uma tragédia na história do futebol. O meio-campista Marc-Vivien Foe foi vítima de uma parada cardíaca durante a partida e acabou falecendo. O caso foi de grande comoção no universo do futebol e escreveu a página mais triste da história do torneio.
6. Espanha 0 x 2 EUA
A campeã europeia Espanha chegava como favorita na África do Sul. Só esqueceram de avisar o time dos Estados Unidos, que surpreendeu o mundo ao vencer os espanhóis por 2 a 0 nas semifinais do torneio. Zebra histórica!
5. Japão 0 x 1 França
O primeiro título da Seleção Francesa na competição coroou uma geração espetacular que também venceu o Mundial em 1998 e a Eurocopa de 2000. O gol do excelente volante, Patrick Vieira, selou o título dos franceses no estádio de Yokohama, no Japão.
4. México 4 x 3 Brasil
Os anfitriões mexicanos chegavam à sua primeira final da Copa da Confederações contra a Seleção Brasileira, atual campeã do torneio. Em um jogo de muitos gols, a Seleção Mexicana venceu uma bela partida por 4 a 3 e conquistou um histórico título dentro de casa.
3. Brasil 3 x 0 Espanha – 2013
Em uma final que poderia ter acontecido na edição anterior de 2009, Espanha e Brasil chegavam para fazer um duelo muito esperado por todos. A Seleção Espanhola era simplesmente atual Campeã do Mundo e Bicampeã Europeia. Porém, com uma atuação espetacular da dupla Fred e Neymar, a equipe tupiniquim dominou a "La Fúria" e aplicou um sonoro 3 a 0, sendo Tetracampeã da competição.
2. Brasil 3 x 2 EUA - 2009
Na edição de 2009, a equipe do Brasil enfrentava na decisão os Estados Unidos, os azarões. Surpreendendo a todos, a Seleção Norte-Americana abriu 2 a 0 em dois contra-ataques na primeira etapa. Na segunda parte do jogo, o time canarinho tratou de colocar panos quentes na partida e virou o jogo de forma categórica: 3 a 2 e o Tricampeonato garantido!
1. Brasil 4 x 1 Argentina - 2005
Talvez o maior clássico entre seleções do mundo, Brasil x Argentina chegaram à final de 2005 com duas seleções recheadas de craques. Mas a geração espetacular do Brasil foi quem levou vantagem sobre os Hermanos, com uma atuação espetacular do ataque brasileiro. Adriano (duas vezes), Kaká e Ronaldinho Gaúcho marcaram e a Seleção Brasileira bateu a Argentina com muita autoridade. Final em cima do maior rival com goleada? Primeira posição muito bom representada!
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Jorge Sampaoli na Seleção Argentina: boa contratação ou não? Entenda
Bola de Ouro pode ter surpresa no pódio e deixar favoritos de lado
Top 10 melhores batedores de pênalti da Europa - lista surpreende