Crédito foto: Divulgação / Site oficial Maratona do Rio
Para quem se envolveu no mundo da corrida de rua, já está treinando, se superando e querendo adicionar mais quilômetros na conta, separamos cinco provas amadoras (que ainda vão acontecer nesse ano) bem interessantes. Confira, abaixo, quais são e comecem logo a treinar:
Crédito foto: Divulgação / Site oficial Maratona do Rio
A Maratona da Cidade do Rio de Janeiro é um circuito que ocorre desde 1979 (exceto em 2001 e 2002), ela tem presença marcada no calendário oficial da cidade.
Nela, há a participação de corredores amadores, maratonistas profissionais e espectadores, com um público estimado de mais de 50 mil pessoas. Dentre elas, há cerca de 20 mil corredores, divididos entre três categorias: Family Run – 6km, Meia Maratona – 21km e Maratona – 42km.
Nesse ano, o desafio ocorrerá em 18 de junho, com a facilidade da ausência de desníveis e as três categorias serão disputadas simultaneamente. Cada uma terá a largada em locais diferentes: a da Maratona será no Recreio dos Bandeirantes, com chegada no Aterro do Flamengo; a da Meia Maratona será na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, com chegada no Aterro do Flamengo e a da Family Run será no Aterro do Flamengo (o percurso todo também).
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Volta Internacional da Pampulha
Alcançando sua 19ª edição nesse ano, esse circuito ocorre desde 1999 em Belo Horizonte, sendo a corrida de rua mais famosa da capital mineira.
Com data marcada para 3 de dezembro de 2017, ela tem um percurso de aproximadamente 18 quilômetros e juntamente com a São Silvestre, esse é um circuito muito esperado, porque é nele que corredores de diferentes níveis celebram suas conquistas em relação à corrida e também as conquistas realizadas ao longo do ano. Também é destaque por ter muitos atrativos de alguns pontos turísticos.
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Volkswagen
Realizada desde 2007, essa é uma prova única no Brasil, porque ela tem um percurso de 10km dentro da fábrica Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), dentre as linhas de montagem e ruas internas da unidade.
Em 2012, esse circuito teve sua primeira ação de responsabilidade social, com a participação de 20 atletas da ONG Força no Pé (que promove inclusão e socialização de pessoas com deficiência através do esporte, na região do ABC). Dessas 20 pessoas, 13 eram deficientes (intelectuais, físicos e visuais) e algumas delas correram a prova acompanhadas de seus guias.
Além de ter se tornado um evento tradicional de corrida, a VW Run é uma forma de aproximar o público da marca e de seus produtos. É um grande atrativo para quem ama percorrer o solo, com os pneus e com os pés.
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial ASICS
Em sua 7ª edição, essa prova tem o conceito da “busca pelo ouro”, de 300 anos atrás, mas que atualmente, não se busca em garimpos e sim nas ruas. Esse desafio sempre teve um circuito com mais de uma cidade (e em cada etapa dela conta 21km de percurso).
Também já foi nomeada de Golden Four Asics, pois ela ocorria em quatro cidades brasileiras diferentes até 2015 (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza se revezavam entre a quarta cidade), porém, a quarta cidade foi excluída do circuito em 2016.
Nesse ano, ela terá oito etapas (cada uma ainda com 21km de percurso) e ocorrerá em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Peru. No Brasil, as etapas serão em cinco cidades: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (retorna ao circuito) e Salvador (estreante nesse ano). Nos outros países, as cidades presentes no circuito serão Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Lima (Peru). A etapa de São Paulo ocorrerá em 4 de junho.
A vantagem dessa prova é a de realizar uma corrida de alta performance, para todos os tipos de corredores e amantes da corrida, que se dedicam por inteiro a ela e gostam de participar intensamente. Além disso, tem também a parte turística (viajar, ver outras culturas e outros locais de corrida) e a parte da organização (percursos inovadores, estrutura diferenciada e o kit especial).
Separem seus tênis, preparem o passaporte e boa corrida!
Crédito foto: Divulgação / Site oficial Circuito das Estações Ativo
Esse circuito foi criado em 2006 e tem um grande diferencial: é realizado em quatro etapas de acordo com as estações do ano – outono, inverno, primavera e verão. E cada etapa tem o mesmo tipo de percurso em cidades diferentes (as etapas sempre passam em nove cidades brasileiras).
O conceito do desafio é colocar todos nós em movimento, independente de chuva, calor ou frio e nos manter motivados a correr o ano todo e testar a nossa evolução nas quatro estações. Por isso, em cada etapa é possível ganhar uma parte de uma medalha, para que no final do “circuito” se forme uma medalha completa.
Na edição desse ano, ela tem um tema especial, o “Sinta a Corrida”, pois leva em consideração todas as emoções causadas por um trajeto de corrida. E será a segunda vez que ela ocorrerá em duas capitais da América Latina: Buenos Aires (Argentina e Cidade do México (México). E promete muitas emoções, já que cada etapa vencida terá a premiação de medalhas que unidas, formam uma bela Mandala no formato de coração.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Uau! Conheça as 5 jogadoras mais gatas e estilosas do futebol feminino
Pilates pode combater a depressão e melhorar a qualidade do sono
6 locais em São Paulo para você jogar tênis de graça