O futebol costuma fazer o mundo direcionar seus olhares para alguns lugares específicos de acordo com o tempo e, claro, com a casa dos grandes jogadores. A Copa do Mundo acaba por juntá-los e, não por acaso, acaba por ser essa casa de quatro em quatro anos. Nesse período, porém, eles mudam de tempos em tempos.
Depois de períodos dourados na Itália, com times espetaculare de Milan e Internazionale, além da sempre forte Espanha, os ovos dourados de agora estão na Barclay’s Premier League, nome popular da primeira divisão da Inglaterra. São inúmeros os grandes jogadores do torneio que tem o financeiro e organização como principais atrativos.
Agora em junho tivemos o início da Copa América e atualmente muitos dos jogadores americanos atuam na Terra da Rainha. Bolívia, Haiti, México, Panamá e Peru são os únicos que não contam com atletas no futebol inglês, confira os nomes das outras seleções:
Crédito foto: Divulgação/ Site oficial Manchester City
Com uma das maiores relações de jogadores do futebol inglês nessa edição da Copa América, a Argentina não chega por acaso como favorita. Mais do que quantidade, os hermanos têm – e muita – qualidade. O grande destaque é o atacante Kun Aguero, jogador do Manchester City.
Manchester, aliás, é a casa de outros três atletas argentinos: Otamendi, também do City, e Marcos Rojo e Sergio Romero, do United. Completam a lista o zagueiro Funes Mori (Everton) e o atacante Lamela (Tottenham), jogador que ficou famoso ao marcar um golaço de letra de fora da área no ano passado.
Embora com história marcante em grandes centros do futebol internacional, como Espanha ou Itália, os brasileiros nunca foram grandes nomes no futebol inglês. Atualmente, porém, dois jogadores se destacam como líderes dos seus respectivos times. Coutinho é o grande craque do Liverpool, onde inclusive é apelidado carinhosamente de “pequeno mágico”. Em Londres, Willian é um dos destaques do Chelsea.
Crédito foto: Divulgação/ Site oficial Arsenal
O atual campeão da Copa América vive dias de glórias com diversos jogadores atuando em centros importantes. O grande destaque é o atacante Alexis Sánchez que defende atualmente o Arsenal e já defendeu a cores do forte Barcelona.
Outra seleção em alta no continente americano, a Colômbia também não conta com muitos jogadores selecionados no campeonato inglês. O único nome é o goleiro Ospina, atualmente no Arsenal. Com a presença de Cech, contratado nesta última temporada, o colombiano vem atuando pouco.
A grande surpresa da Copa do Mundo de 2014 teve como destaque o atacante Joel Campbell, jogador do Arsenal. Jogando mais recuado e com mais funções táticas no clube inglês, Campbell não vem mostrando o mesmo desempenho. Quem é sempre titular nos palcos ingleses é o lateral Gamboa, figura sempre presente nas escalações do West Bromwich. O zagueiro Bryan Oviedo também compõe o elenco do Everton.
Grata surpresa das eliminatórias sul-americanas até aqui, os equatorianos têm seus melhores jogadores atuando no futebol inglês. O mais conhecido é o meia Antonio Valencia, jogador do Manchester United. Também atuam pelos gramados ingleses os rápidos atacantes Montero (Swansea) e Enner Valencia (West Ham).
Crédito foto: Divulgação/ Site oficial Leicester City
Os jamaicanos têm vários de seus selecionados na Inglaterra e com alguns nomes importantes em seus clubes. É o caso do zagueiro Morgan, campeão com o modesto Leicester recentemente. Outro zagueiro, Mariappa quase conquistou a FA Cup pelo Crystal Palace, ficando com o vice-campeonato. Outros atletas atuam sem grande destaque: Michael Hector (Reading), McAnuff (Leyton Orient), McCleary (Reading), Williamson (Blackburn), Joel Grant (Exeter City) e Donaldson (Birmingham).
Longe de viver seus melhores anos, o Paraguai vem tentando mesclar jovens promissores com veteranos consagrados. Uma das apostas é o atacante Iturbe, atacante do Bournemouth, time que estreou na primeira divisão inglesa na temporada 2015/16 e conseguiu se manter.
Com seu grande craque no futebol espanhol, os uruguaios que atuam no futebol inglês ficam para composição de elenco. Hernández (Hull City) e Stuani (Middlesbrough) são boas opções de reservas. Também no Middlesbrough joga o meia Ramírez.
A língua comum poderia indicar uma forte presença de norte-americanos no futebol inglês entre os seus selecionados, mas não é o que acontece. Apenas três atletas estão no elenco do país sede: o goleiro Guzan (Aston Villa), o zagueiro Cameron (Stoke City) e o também defensor Yedlin (Sunderland).
O atacante Rondón é o único venezuelano que joga na Inglaterra, mas compensa muitos outros dessa lista. Com forte presença de área, ele é figura fundamental para as vitórias do West Bromwich e, obviamente, também para a Venezuela.
Veja também:
Opinião: Devolvam a Seleção Brasileira!
A Premier League está virando um Brasileirão
A gloriosa trajetória do Leicester na Premier League