Crédito foto: Divulgação / Flickr Oficial do clube / Ivan Storti
Quem ama futebol e, sobretudo, um clube específico sabe como é a sensação de ir ao estádio, de vibrar, chorar, seja de felicidade ou de tristeza. Conhece os apuros, os diversos sentimentos proporcionados por um jogo. Enfim, sabe o que é torcer!
Pensando nesse aspecto, o Esportudo fez uma lista, especialmente para os torcedores do Santos FC, com as 10 coisas que um santista deve fazer antes de morrer. Veja!
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Inaugurado em 1916, o Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como “Vila Belmiro”, ou somente “Vila”, é considerado um aliado do clube. Chamado de alçapão, o campo transforma-se em um verdadeiro “caldeirão” quando a equipe santista joga ali. Há quem diga que a sensação, a experiência de assistir a uma partida na Vila e em outro estádio é totalmente diferente, já que o primeiro, por ser menor em relação aos outros, aproxima o torcedor dos jogadores acarretando assim uma troca de energia muito grande.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Localizado na Vila, o Memorial das Conquistas reúne troféus, revistas, camisas, fotos e vários outros objetos que ajudam a contar a história do Peixe. A visita no mesmo pode ser feita de duas formas, a simples, isto é, sem acompanhamento de um guia, mas com o direito de ir até a arquibancada do estádio. E a segunda maneira é a monitorada, onde há a presença de um profissional durante o percurso (museu, sala de imprensa, vestiário do time profissional, beira do gramado e arquibancada).
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Próximo ao estádio do clube, o Centro de Treinamento – CT - é o local onde os atletas treinam e se concentram antes dos jogos. Além desta função, é interessante conhecê-lo pela arte que foi feita na parte externa de seu muro. Em todo entorno são retratados momentos, elencos, comemorações, frases que ajudam a contar esses 105 anos de existência do clube.
Em 1974, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé encerrou sua carreira pelo time da baixada. Após a partida diante da Ponte Preta, o jogador dirigiu-se ao vestiário como de costume. No entanto, antes de ir embora, o mesmo teria trancado seu armário com algo dentro, mas ninguém sabe o que é. E até hoje nenhum funcionário viu o suporte aberto.
Quando um time completa mais um ano de existência, é motivo de muita alegria. E quando este chega aos 100, a felicidade é maior. Por isso, quem é santista precisa assistir o filme “Santos – 100 anos de Futebol Arte”. A narrativa reúne depoimentos de funcionários, atletas, torcedores. A participação de Seu Maneco, Pelé, Robinho, Neymar, Mano Brown e Milton Neves são alguns exemplos.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Todo time possui uniformes, ou “mantos” como são considerados pelos torcedores. O Peixe tem três vestimentas de jogo, fora as de treino e viagens. O “traje” principal é todo branco, representando uma das cores do clube.
Crédito Foto: Reprodução / Facebook Oficial do clube
Para quem gosta de futebol, uma das maiores alegrias é assistir a um jogo no estádio, de preferência o do seu time de coração. No entanto, a sensação de ver uma final de campeonato da arquibancada supera aquelas emoções vividas em uma partida “comum”. É uma mistura de sentimentos. Euforia e tensão, alegria e irritação podem ser citadas.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Um importante torneio Sul-Americano é a Libertadores, assim chamada. Ela engloba equipes de diferentes países do continente. É um campeonato disputadíssimo, já que o vencedor recebe o direito de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, uma competição intercontinental.
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial do clube
Um dos principais ídolos do Alvinegro Praiano é Pelé, denominado “Rei”. Na cidade de Santos, há um museu dedicado especialmente para ele, o “Museu Pelé”. O local ajuda a contar a trajetória do jogador como pessoa e como profissional. O recinto é composto por cerca de 2.500 peças das quais são selecionadas e dividas em exposições dos principais momentos do craque. Existe também um espaço interativo. Nele, através de técnicas, o visitante sente-se parte do ambiente.
Crédito foto: Reprodução / Youtube
Toda equipe possuí aquele torcedor no qual chamamos de fanático. Com o Peixe não é diferente. Alemão, como é conhecido, pode ser considerado o "fã" número 1 do clube. O santista tem 13 tatuagens dedicadas ao Alvinegro, sendo uma delas localizada na testa.
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
O jogo do repórter: Santos, insiste no Pacaembu porque ele te faz bem
Santos: 105 anos de conquistas e glórias
Saiba quais foram as 7 contratações mais caras do futebol brasileiro