Neste último sábado (04), um dos maiores pugilistas, Muhammad Ali, nos deixou. Ali faleceu aos 74 anos de idade e há pelo menos 32 anos lutava contra a doença de Parkinson.
Ali era um boxeador muito técnico com bastante velocidade. Além de uma defesa exemplar. Ele ficou muito popular graças ao seu jogo de pernas que era muito rápido e jabs contundentes que, quando cansavam o seu adversário era capaz de nocauteá-lo facilmente.
A nossa redação movida pelo sentimento de saudade e luto, resolveu preparar uma homenagem às 5 maiores lutas do The Greatest, confira:
A última vitória de Muhammad Ali com certeza estaria no top 5 de suas lutas. No ano de 1979, ele lutou novamente com Leon Spinks tentando recuperar o título que havia perdido para Leon em 78. Por decisão unânime, venceu o título dos Pesos-Pesados do The Ring e da WBA.
Aos 22 anos, Ali fez a sua primeira disputa do cinturão com Sonny e mostrou o por que que ele é conhecido como um dos melhores. Ainda conhecido como Clay, antes de se converter, aplicou um nocaute técnico ainda no sexto round e conquistou o título.
Uma das lutas mais controversas da história.Três meses após o assassinato de Malcom X, Ali foi acompanhado por seguranças destacados pelo FBI durante todo o seu treinamento, graças ao seu ativismo político e social.
Muhammad Ali acertou Liston ainda no começo da luta aplicando um golpe muito forte que não deu chances ao adversário. Foi tão forte e tão rápido que muita gente apelidou de golpe fantasma, uma vez que não haviam recursos televisivos para mostrar o golpe nitidamente.
Seria injustiça comparar qualquer trilogia de luta atual com esta aqui. Na primeira luta Frazier levou a melhor por pontos. Ele acertou um golpe muito forte de esquerda em Ali, que o fez ir à lona. A imprensa chamou esta luta de “a luta do século”.
A segunda luta, dizem, que foi morna. Nenhum dos dois tinha o cinturão e a luta valia apenas o título americano, porém, Ali acabou vencendo por decisão unânime.
No terceiro encontro, a luta ficou dividida até os três últimos rounds, quando Ali dominou Joe completamente e venceu por abandono no final do décimo quarto round. Ele provocou muito Frazier durante a noite toda. Fora toda a provocação meses antes, no avesso do seu ativismo político e social.
Eternizada no teatro, em livros, documentários e filmes. O confronto do século, realizado em 1974, ocorreu em um estádio lotado com 100 mil pessoas. Ali mostrou como era um pugilista inteligente. Ele conseguiu se esquivar dos golpes, absorver alguns socos e esperou George Foreman cansar para dar um golpe contundente no oitavo round.
Veja também:
Cinco frases de Muhammad Ali que explicam os problemas do Brasil
Quem levaria a melhor na Superluta: Floyd Mayweather x Conor McGregor?
Os melhores lutadores brasileiros do UFC