Notícias e Opiniões de Esportes

Veja como está o Top 15 de sócios-torcedores no futebol brasileiro

Written by Rhafael Munhoz | 25/mai/2017 19:01:00

Crédito foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Todo clube tem muitos adeptos, torcedores apaixonados que empurram suas equipes para o ataque e que incentivam os atletas. Mas, além disso, os clubes dependem da sua torcida, principalmente no aspecto financeiro. E é aí onde entram os programas de sócios-torcedores. Veja, abaixo, como está hoje o Top 15 de sócios-torcedores no futebol brasileiro, de acordo com o site Torcedômetro:

15. Ponte Preta (20.061)

Crédito foto: Getty Images

As boas campanhas em Campeonatos Paulistas, Sul-Americanas e até resultados surpreendentes no Brasileirão fazem da Ponte um time em crescimento, inclusive no número de sócios. Talvez essa seja uma posição inesperada.

14.  Coritiba (21.519)

Mesmo com as más campanhas, o clube paranaense ainda se mantém com um considerável número de sócios, apesar de já ter sido mais alto, principalmente na época das finais seguidas da Copa do Brasil.

13. Chapecoense (24.113)

Crédito foto: Getty Images

Uma das equipes com grande ascensão, tanto em torcedores, como em gestão e no próprio futebol. Desde que começou a subir de divisão, não parou mais. E, o título da Sul-Americana do ano passado faz com que o clube ganhe mais simpatizantes, apesar da terrível tragédia.

12. Santos (28.150)

Crédito foto: Getty Images

O clube praiano deve sentir saudades das estrelas Neymar, Ganso e Robinho, pois também foi uma época de muitas conquistas, além de um futebol agradabilíssimo. Mas há um porém também, o estádio da Vila Belmiro é muito pequeno, então dificilmente se consegue colocar uma boa parte dos sócios no local. Assim, acaba não sendo tão atraente assim o programa.

11. Botafogo (29.167)

Crédito foto: Getty Images

Apesar de não se ter tantos títulos nacionais e dois rebaixamentos nos últimos anos, pode se considerar um número alto e de torcedores bastante fiéis, que não aproveitam apenas os momentos bons. A última campanha do Brasileirão e o bom rendimento que o time tem tido na Copa Libertadores foram determinantes para esse número crescer.

10. Fluminense (35.147)

A torcida deve sentir saudades de seu time “galático”, com Fred, Conca, e outros jogadores de altos patamares. Com eles, o time teve ótimos rendimentos, principalmente no Brasileirão, em que conquistou dois títulos. A modéstia e a juventude do time talvez tire um pouco a esperança da torcida por algum título, mas ainda se pode considerar um bom número de sócios.

9. Sport (43.990)

Crédito foto: Getty Images

Outro clube que surpreende bastante na colocação. Tem tido boas campanhas no Brasileirão, principalmente jogando na Ilha do Retiro, seu estádio. Esse talvez seja um grande fator para esse número de sócios-torcedores.

8. Cruzeiro (53.152)

Duas conquistas do Brasileirão, boas campanhas e um bom futebol. Tudo isso poderia fazer com que o clube obtivesse mais sócios. O número decepciona um pouco, apesar da posição. Um dos motivos pode ser a fama da torcida de “torcedor de momento”, até porque já faz uns três anos que o clube não ganha mais, além das eliminações doloridas na Copa Libertadores e Copa do Brasil.

7. Atlético-MG (76.835)

Crédito foto: Getty Images

Título da Copa Libertadores, Copa do Brasil, futebol extremamente ofensivo, tanto que a equipe marca muitos gols e diversos jogadores conhecidos no time. Fatores esses que contribuem para o estádio virar um caldeirão. Porém, poderia se esperar mais sócios, apesar da equipe jogar a maioria dos jogos no Estádio Independência, que é para 23 mil torcedores. 

6. Flamengo (98.097)

Crédito foto: Getty Images

O clube tem grandes jogadores e a maior torcida do Brasil. Joga num belíssimo estádio, normalmente, o Maracanã. Além disso, o Rio de Janeiro é um grande local de turismo. O Rubro-Negro é conhecido mundialmente. O que talvez falte para o número de sócios ser mais elevado é um título de maior expressão, pois a torcida não quer só o Campeonato Carioca, com o elenco recheado de estrelas.

5. Corinthians (106.542)

Crédito foto: Divulgação/Arena Corinthians

Jogadores que não eram tão badalados assim, mas que entraram numa engrenagem de time criada pelo técnico Tite. Uma equipe que joga um futebol firme, organizado. Além disso, os títulos da Copa Libertadores, Mundial e os Brasileiros contribuem muito para a confiança da torcida no time. Esse é um ótimo número de sócios-torcedores.

4. Internacional (112.756)

Já pensou num clube campeão de tudo? Foi também o primeiro clube no Brasil a chegar a 100.000 sócios. Feitos esse que tornam o clube mais conhecido ainda mundialmente. Porém, houve um rebaixamento ano passado. Mas, para quem pensava que o número iria cair, ele até subiu um pouco. E o clube se mantém com um ótimo número de sócios.

3. São Paulo (114.040)

Crédito foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Essa talvez seja uma das posições mais surpreendentes do ranking. O clube já está há um bom tempo sem ganhar nada. Não tem feito boas campanhas na maioria dos campeonatos, não tem tido tantas estrelas e jogadores badalados no elenco. Porém, um dos motivos que ajudam nisso, além do tamanho do estádio, é própria história dos jogadores do passado, principalmente a figura de Rogério Ceni como técnico.

2. Grêmio (116.602)

Crédito foto: Getty Images

Um clube que ficou 15 anos sem ganhar um título fazia com que sua torcida ficasse cada vez mais desconfiada. Na hora decisiva, o Tricolor sempre falhava. Porém, tudo mudou ao final do ano passado. O maior ídolo da história gremista, Renato Portaluppi, conduziu a equipe para o título da Copa do Brasil. A partir daí, parece que ouve um grande crescimento no número de sócios, aliás, foi um dos clubes que mais cresceu no ranking.

1. Palmeiras (126.355)

Crédito foto: César Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação

Outro clube que ficou um bom tempo sem ganhar títulos, porém a chave parece que mudou. A gestão do presidente Paulo Nobre trouxe grandes jogadores, montou-se um grande elenco, e o resultado disso: Copa do Brasil, Brasileirão e é um dos favoritos a ganhar de novo pelo menos um título de expressão esse ano. O torcedor palmeirense está em ecstasy. Além disso, o estádio novo, Allianz Parque, moderno e que cabe bastante gente; e um plano de sócios bastante vantajoso para o torcedor.

*Os dados são do dia 23 de maio de 2017

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Clubes brasileiros que menos dependeram da televisão em 2016
Juninho no Palmeiras: o que muda para o time e para Cuca?
Você sabia? Magno Alves está entre os maiores artilheiros do mundo