Crédito foto: Getty Images
Um dos maiores clubes do mundo, o maior campeão da Inglaterra, durante muito tempo o clube mais rico do planeta. Não faltam alcunhas para expressar a tradição do poderoso Manchester United.
Os Red Devils têm uma história muito rica dentro do futebol mundial, um clube que formou verdadeiros esquadrões e contou com atletas do mais alto nível. Para se ter uma ideia do assunto, recomendamos a você, leitor, o documentário - que está disponível no Netflix - “O Time de 92”, ou em inglês: "The Class of ’92", que mostra o fantástico sexteto revelado pelo United na década de 90, formado por David Beckham, Ryan Giggs, Paul Scholes, Nicky Butt, Phil Neville e Gary Neville comandado pelo lendário Alex Ferguson.
Para relembrar um pouco deste clássico do futebol internacional, o Esportudo separou um Top 10 dos maiores jogadores do Manchester United. Confira!
Crédito foto: Getty Images
Vamos começar a lista logo de cara com o melhor jogador do mundo no ano de 2016! Cristiano teve uma passagem brilhante pelo clube. Contratado em 2003, o gajo atuou por seis temporadas. Com a camisa dos Red Devils, ele foi Tricampeão Inglês, Campeão da Uefa Champions League e do Mundial Interclubes, além de conquistar uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga. O craque português fez 292 partidas e balançou a rede 118 vezes, garantindo seu lugar no Top 10. Merecido?
Se falarmos de goleiros na década de 90, não podemos esquecer do dinamarquês. O arqueiro apresentava exibições espetaculares, ficando famoso pelas incríveis defesas nas cobranças de pênaltis. Peter atuou por oito temporadas com a camisa do United, vencendo cinco campeonatos nacionais, uma Liga dos Campeões, um torneio Intercontinental, três Copas da Inglaterra e uma Copa da Liga Inglesa; tudo isso em 393 partidas. Com toda certeza, um grande ídolo!
Crédito foto: Getty Images
Mais um jogador da lendária equipe da década de 90, Roy era um meia de muita técnica, força e liderança. O Irlandês chegou ao clube em 1993, logo se tornou peça fundamental da equipe virando capitão do time de 1997 até 2005. Em 480 aparições, Keane marcou 51 gols e conquistou sete (!) campeonatos nacionais, quatro Copas da Inglaterra, uma Liga dos Campeões e um Intercontinental. Mais uma lenda que representa muito bem esse ranking!
Polêmico, explosivo e um craque! Assim podemos definir o francês. O atacante foi um dos grandes responsáveis pelo ressurgimento dos Red Devils na década de 90, sendo muito importante nos quatro títulos do Campeonato Inglês em cinco temporadas jogadas pelo clube. Ostentando o título de melhor jogador da Premier League nos anos de 1994 e 1996. Em 185 partidas, o francês anotou 82 gols e também se tornou figura emblemática do clube, merecendo seu lugar no Top 10.
Crédito foto: Getty Images
Com 179 gols em 470 aparições, o norte-irlandês se tornou um símbolo do United entre 1963 e 1974, ganhando o apelido de “El Beatle” devido a aparência e vida excêntrica fora dos gramados. Driblador, polêmico e talentosíssimo, Best marcou sua passagem com um Bicampeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e uma Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões). Ao lado de Denis Law e Bobby Charlton, marcou época e ficou famoso por gols, títulos, vida social bem agitada e frases marcantes. Um personagem (e ídolo) para ninguém botar defeito!
Crédito foto: Getty Images
Quem o viu jogar, afirma que foi um dos maiores atacantes que o futebol teve. O escocês Denis Law marcou com a camisa do United, 11 anos resumidos em 404 partidas e 237 gols marcados, o terceiro maior artilheiro do clube. Grande personagem do esquadrão da década de 60, o atacante foi Tricampeão Inglês, Campeão da Copa da Inglaterra e da Liga dos Campões. De quebra, Law venceu a bola de ouro em 1964.Tá bom ou quer mais?
Crédito foto: Getty Images
Após uma breve viagem à década de 60, voltamos aos tempos atuais para falarmos dele: o Shrek mais amado pelos lados de Manchester! Wayne Rooney chegou em 2004 aos Red Devils comprando junto ao Everton. O único da lista que ainda faz parte da equipe atual, o atacante é o maior artilheiro da história do United com 250 gols anotados em 550 partidas.
E conquistas não faltam para o craque, Pentacampeão da Premier League, Tricampeão da Copa da Liga, Campeão da Copa da Inglaterra, da Champions League 2007/2008 e do Mundial Interclubes 2008. O currículo de Wayne Rooney é invejável e o credencia como uma lenda do futebol inglês e do United!
Crédito foto: Getty Images
Se passou pela sua cabeça comparar os títulos dos jogadores citados até aqui, fique atento ao desequilíbrio agora! Paul Scholes era um meia de muita classe, chute potente, vigor físico e marcação implacável. Não faltam palavras para defender a genialidade do meia inglês, foram mais de 20 anos dedicados ao United. Scholes venceu onze (11!!!!!) Premier Leagues, duas Champions, um Intercontinental, um Mundial, três Copas da Inglaterra e duas Copas da Liga Inglesa. Além de tudo isso citado, o jogador jogou simplesmente 718 partidas e anotou 155 gols. Uma lenda para representar de forma grandiosa a terceira posição!
Eleito por muitos o maior jogador a Inglaterra já viu, Bobby Charlton era um meio campista à frente de sua época. Dezenove anos dedicados ao United, foram coroados com quatro Campeonatos Nacionais, uma Liga dos Campeões e uma Copa da Inglaterra, tudo isso em incríveis 758 partidas e 249 gols marcados. Segundo maior artilheiro do clube, ultrapassado recentemente por Wayne Rooney. O craque poderia estar facilmente na primeira posição, estaria muito bem representada pelo elegantíssimo Sir Bobby Charlton. Mais ainda falta uma lenda para citarmos, quem será que é?
Crédito foto: Getty Images
Vinte e quatro anos no time profissional, treze (!!!) Premier Leagues conquistadas, quatro Copas da Inglaterra e da Liga Inglesa, duas Ligas dos Campeões, dois Mundiais Interclubes. Essa é a lista de conquistas que o galês Ryan Giggs conquistou com a camisa do United. Se considerarmos todos os títulos oficiais, o meio campista tem 36 conquistas, o que o credencia como o jogador com mais títulos da história do futebol. Além de todos esses números incríveis, Giggs é o jogador com mais partidas pelo clube inglês, contabilizando 963 partidas e 168 gols. Talvez uma das histórias mais incríveis de um jogador com um clube. Tudo isso já explica o fato de ele estar na primeira posição, uma das maiores lendas do futebol. O maior jogador dos Red Devils !
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Brasileira, Italiana, Espanhola: Top 5 melhores competições do mundo
Após sorteio, final da Champions League pode ter Leicester ou Monaco
4 motivos explicam como o Barcelona fez história e passou pelo PSG