Crédito foto: Getty Images
O FC Barcelona há anos se consagra como um dos grandes times do futebol internacional. Inúmeros craques vestiram a camisa catalã ao longo de décadas, dando show para os amantes de futebol e marcando a história do esporte.
O Esportudo elaborou um Top 10 dos melhores jogadores da história do clube que já passaram por lá e deixaram suas marcas. Confira!
Crédito foto: Arquivo clube
O espanhol ficou no clube entre os anos de 1954 até 1961, quando foi vendido para o Milan. Ganhou seis títulos por lá, sendo eles a Liga, Copa da Espanha e Copa de Férias (precursora da Liga Europa). Ele era conhecido pela sua técnica e habilidade com a bola no chão e ótima visão de jogo. Pouco antes de sair da equipe catalã, ganhou um Bola de Ouro, sendo o único jogador espanhol a conquistar o feito no futebol europeu.
Crédito foto: Arquivo clube
O espanhol Miguel Bernardi Bianquetti “Migueli”, apelidado de “Tarzan”, entrou para o clube espanhol na temporada de 1973, ficando até 1982. Lá, o jogador conquistou vários títulos, entre eles três Recopas da Europa, quatro Copas do Rei e uma Supercopa da Espanha. Foi também o jogador que mais vestiu a camisa do time catalão (664 vezes) e marcou 27 gols durante sua trajetória no time espanhol. Juntamente com Puyol, é considerado um dos melhores zagueiros centrais do Barça.
Crédito foto: Arquivo clube
O defensor holandês Ronald Koeman foi um dos principais nomes do “Time dos Sonhos”, liderado por Johan Cruyff. O jogador fez parte do time espanhol entre 1989 e 1995, conquistando o total de 11 títulos, sendo eles: uma Copa da Europa, uma Supercopa da Europa, quatro Ligas, uma Copa do Rei, quatro Supercopas da Espanha e duas Copas Catalunha.
Carlos Puyol percorreu toda a sua carreira no time catalão e é considerado um dos grandes jogadores do clube. Em 1995, se integrou ao futebol de base, sendo chamado para a equipe principal em 1999. O espanhol se consolidou na defesa central, inclusive na Seleção da Espanha. Ganhou 27 títulos com o Barcelona, entre eles a Champions League, Copa do Rei e Mundial de Clubes.
Crédito foto: Arquivo clube
O holandês Johan Cruyff fez parte do time catalão de 1973 a 1979, acabando com o jejum do Barcelona de 14 anos sem ganhar a Liga. Com 86 gols marcados durante sua vida no time espanhol, ganhou também uma Copa do Rei. Considerado um dos melhores jogadores de sua época, ganhou o Bola de Ouro de melhor jogador europeu nos anos de 1971, 1973 e 1974. Em 1988, voltou ao time como treinador e foi responsável pela melhor etapa, com o lendário “Time dos Sonhos” que tinha entre suas estrelas Guardiola, Koeman, Stoichkov, Laudrup e Romário. Cruyff deixou seu cargo de treinador em 1996.
Crédito foto: Arquivo clube
O filipino Paulino Alcántara esteve no time espanhol de 1912 até 1927, quando se afastou do futebol para dedicar-se a outra profissão. Foi até 2014, o maior goleador da história catalã (369 gols em 357 partidas), sendo superado apenas por Leo Messi. Era conhecido como o “rompedor de redes”, após ter rompido a rede do gol em uma partida de Espanha x França. Em seu trajeto, conquistou pelo clube cinco Espanhóis e dez campeonatos da Catalunha.
Crédito foto: Arquivo clube
O jogador húngaro esteve no Barça de 1950 até 1961, apesar de ter estreado pela equipe apenas em 1951. Conquistou mais de dez títulos pelo clube, entre eles A Liga e Copa da Espanha. O clube espanhol considera que com ele se iniciou uma idade de ouro, ganhando todos os títulos entre 1951 e 1952.
Crédito foto: Arquivo clube
O meio-campista fez parte do time do Barça desde a categoria de base, participando do principal entre 1998 a 2015. Sendo considerado o melhor jogador espanhol da atualidade, ganhou 32 títulos pelo clube, entre eles Mundial de Clubes, Champions League e Supercopa da Europa.
Fazendo parte do clube de 2003 a 2008, o camisa 10 fez o Barcelona viver um de seus melhores anos. Um dos momentos marcantes para os amantes de futebol foi a partida no Santiago Bernabéu na vitória em cima do maior rival, Real Madrid, onde todo o estádio aplaudiu de pé o craque. Conquistando oito títulos pelo clube, entre eles duas Ligas consecutivas, ganhou também nessa época dois “FIFA World Player” e um Bola de Ouro.
Crédito foto: Getty Images
O argentino Lionel Messi é atualmente o maior artilheiro do Barça. Estreou pelo time principal em 2003, aos 16 anos, e se consolidou como principal astro do time em meados de 2008. Hoje, é considerado um dos - senão o maior - ídolo por lá. Entre os principais títulos conquistados, estão a UEFA Champions League, Copa do Rei, Copa da Espanha e Mundial de Clubes da FIFA.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
4 motivos explicam como o Barcelona fez história e passou pelo PSG
Após sorteio, final da Champions League pode ter Leicester ou Monaco
Top 10: Os maiores jogadores da história do Manchester United