Crédito foto: Getty Images
Com o avanço das novas tecnologias, o futebol, até então com uma aceitação mais discreta para com as inovações, reinventou-se em alguns aspectos; como, por exemplo, o programa de sócios-torcedores que aderiu aos novos canais e se expandiu de forma significativa no Brasil. O programa caiu como uma luva para os torcedores que buscam conforto na hora de assistir a um jogo do time, ou mesmo uma proximidade maior com a equipe e produtos. Esta mecânica mútua do programa apresenta resultados positivos para a instituição, principalmente no setor financeiro.
Conheça um Top 10 das equipes que estão no topo da lista, segundo o site "Torcedômetro":
10. Fluminense (36.644)
A equipe teve um bom crescimento, as boas campanhas dos últimos anos foram essenciais para que isso ocorresse. Os títulos conquistados nessa era emblemática deixaram os torcedores mais animados, resultando no crescimento significativo de sócios-torcedores.
9. Sport (41.970)
Crédito foto: Getty Images
O time surpreende a todos pela sua colocação. Muito popular no nordeste do país, a equipe é extremamente competitiva em casa, Ilha Retiro. Os bons resultados contra adversários de expressão podem ser os motivos para o crescimento de sócios-torcedores.
8. Cruzeiro (63.049)
O clube teve algumas conquistas significativas na última década, o que de alguma maneira pode ter contribuído para o crescimento do programa. O número, porém, ainda não satisfez o torcedor do Cruzeiro, que enxerga no clube um potencial maior tanto nesse aspecto financeiro como dentro de campo.
7. Atlético Mineiro (98.981)
Crédito foto: Getty Images
Com um futebol ímpar e uma torcida muito participativa, o Galo tornou-se uma força em ascendente no futebol brasileiro. Os torcedores aderiram a causa e investem, literalmente, no time.
6. Flamengo (107.432)
Uma das maiores torcidas do mundo não poderia deixar o seu time de fora do Top 10. O Rubro-Negro é o sexto colocado com números que crescem gradualmente a cada ano. Para alguns, contudo, os números ainda não refletem a grandiosidade do time carioca. Os torcedores têm sede de títulos, isso pode ser, talvez, o empurrão que falta para o time.
5. Internacional (112.756)
O Colorado é um time conhecido mundo a fora, com títulos de valor inestimável. Porém, o clube não vem da melhor fase, rebaixado no ano passado, tenta buscar alavancar o seu crescimento. Os torcedores, por sua vez, não abandonaram o time, isso pode ser observado no seu número de sócios-torcedores que tem aumentado de forma tímida, porém constante.
4. São Paulo (116.431)
Crédito foto: Reprodução / Twitter Oficial do clube
O Tricolor tem uma posição privilegiada em vista das suas últimas campanhas nada satisfatórias para os torcedores. O time teve um pequeno crescimento neste ano de aproximadamente 1500 sócios no programa. Imagine se o time estivesse fazendo uma campanha boa.
3. Palmeiras (122.923)
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial Palmeiras
Outro time que pouco fez nos últimos anos, porém, o jogo virou para o Palmeiras. O aumento exponencial de sócios-torcedores no Verdão foi concomitante à era Paulo Nobre, pois o ex-presidente do clube deixou políticas significativas na instituição com foco nos torcedores. O clube foi muito favorecido com o programa, chegando ao primeiro lugar. Essa força, que partiu principalmente da torcida, serviu de combustível para os anos seguintes, que seria marcado pelo renascimento do time.
2. Corinthians (125.111)
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial Corinthians
O Corinthians é, sem sombra de dúvidas, um dos times com maior apoio da torcida. Os torcedores do Timão é, para todos os fins, uma força motriz do time, isso é bem ilustrado no seu número de sócios-torcedores: 125.111! Os últimos títulos ilustram bem o valor da torcida para com a equipe. Prestar conta de tamanha representatividade não é uma tarefa fácil.
1. Grêmio (125.120)
Crédito goto: Divulgação / Site Oficial Grêmio
Perseguido pelo fantasma da desconfiança, sem resultados e com pouca relevância nos últimos 15 anos, o Grêmio passava por uma maré nada boa. O cenário mudou em 2016, quando o time conquistou a Copa do Brasil e mandou a má fase para o espaço! A mudança foi mais que bem vinda pelo torcedor tricolor. A recuperação do time teve adesão total da torcida, que o colocou no topo do ranking e sonha com muito mais!
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Deu ruim! Relembre 6 times que quase foram campeões, mas na hora H...
Veja 4 jogadores abaixo dos 25 anos que são destaques no Brasileirão
Técnicos estrangeiros no futebol brasileiro é a solução?