Veja a lista dos 5 melhores goleiros do Corinthians!
A parte dedicada aos goleiros na história do Sport Club Corinthians Paulista é como uma faca de dois gumes. Pelas mãos desses profissionais, o clube conheceu muitas de suas glórias e de suas mais duras derrotas.
Foram vários arqueiros medíocres ou catastróficos nos últimos tempos, como Doni, Júlio César, Marcelo, Jean e o chileno Johnny Herrera. Mas não precisamos partir para comentários individuais. Mesmo que alguns dos citados sejam merecedores do respeito da torcida, sabemos que nenhum deles teve desempenho correspondente ao que se espera de um titular da meta corintiana.
Por outro lado, certos goleiros deixaram seus nomes marcados como verdadeiros heróis corintianos:
Para os torcedores mais jovens, é simplesmente um privilégio ver este gigante com a camisa 12 corintiana. Ele chegou ao clube como uma incógnita, tendo poucos jogos no currículo de jogador profissional, até que foi o escolhido por Tite para ser titular na primeira partida das oitavas de final da Libertadores de 2012. Todo mundo já conhece o restante da história: Cássio foi peça essencial na conquista inédita da competição continental e na final do Mundial de Clubes no Japão. Sem dúvida, já é um ídolo.
Por ter construído passagens de destaque por vários clubes brasileiros e até fora do país, é o goleiro deste top 5 que menos se identifica com o Corinthians. No entanto, pela imensa qualidade técnica, é um ídolo incontestável. O torcedor sempre se lembrará de Dida pegando dois pênaltis cobrados por Raí em uma mesma partida, no Majestoso que definiu um dos finalistas do Brasileirão de 1999, e da frieza impressionante que ele demonstrou nas penalidades da final do Mundial de Clubes de 2000 contra o Vasco.
O goleiro recordista que mais vestiu a camisa do Corinthians – 601 jogos – foi um verdadeiro representante do torcedor dentro de campo. Ainda muito jovem, fez história sendo titular da equipe que conquistou o primeiro título brasileiro do clube, em 1990. Sem jamais se esquivar de polêmicas, Ronaldo também ganhou uma Copa do Brasil e foi três vezes campeão paulista. Sua carreira de uma década no clube daria um ótimo livro, e é motivo de muito orgulho para toda a Fiel.
Dois fatos inesquecíveis resumem como Tobias foi fundamental na história do Corinthians. Ele atuou no Maracanã no dia da famosa Invasão Corintiana, em 1976, eliminando o Fluminense nos pênaltis ao defender duas cobranças. Também foi ele quem entrou em campo contra a Ponte Preta na final do Paulistão de 1977, ajudando a acabar com a seca de 23 anos sem títulos. Não foi um arqueiro tecnicamente brilhante, mas se tornou ídolo pela personalidade e dedicação.
Esta lenda da posição ganhou duas vezes a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, em 1958 e 1962. Pelo Corinthians, atuou em exatos 395 jogos e conquistou o Campeonato Paulista em três ocasiões (1951, 1952 e 1954). Escolher um ou dois momentos de maior brilho do saudoso Gylmar com a camisa alvinegra seria dificílimo. Afinal, com muita justiça, ele é considerado o melhor goleiro do clube em todos os tempos. E dificilmente será superado.