Notícias e Opiniões de Esportes

Top 10 dos maiores artilheiros em atividade no futebol mundial

Written by Felipe Picoli | 16/jul/2017 17:02:00

Crédito foto: Carlos Gregório Jr/Vasco/Divulgação

"O gol não é uma simples palavra; é um grito sem-fim de amor-e-dor", parafraseando o grande colega jornalista, Armando Nogueira, que começamos a nossa matéria para discutirmos sobre o que mais importa no futebol: bola na rede! Afinal de contas, quem são os maiores artilheiros em atividade no futebol mundial?

Milhares de listas já surgiram e uma das mais divulgadas nos últimos tempos é a da revista argentina El Gráfico, a partir de seus critérios de gols em jogos oficias, essa lista pontua Romário como o maior artilheiro da história do futebol, seguido do tcheco Josef Bican e o Rei Pelé ocupa apenas a terceira colocação. 

Crédito foto: Getty Images

Recentemente, a mesma revista publicou uma lista com os maiores artilheiros do futebol em atividade, usando critérios específicos. Porém, mesmo com esses critérios, foram esquecidos nomes importantes do futebol, como os atacantes brasileiros Magno Alves e Luis Fabiano, sendo que ambos possuem mais de 400 gols na carreira.

Levando em conta a lista da El Gráfico e considerando alguns atletas que foram deixados de fora, realizamos uma Top 10 com os maiores artilheiros do futebol mundial. Os critérios analisados são gols marcados em partidas oficiais e profissionais, incluindo estaduais, amistosos, jogos internacionais e nacionais, tanto por seleção como por clube. Alguns nomes são surpreendentes. Confira!

* Lista atualizada até 15/7/2017

10. Robbie Keane (385 gols)

Atuando praticamente toda carreira na Inglaterra e Estados Unidos, o atacante irlandês inicia nosso ranking com muito faro de gol. Após deixar o Los Angeles Galaxy, o jogador não deu indícios que irá se aposentar e por isso, entra na décima colocação do nosso ranking.

Keane tem 122 gols marcados com a camisa do Tottenham, 104 gols marcados pelo Los Angeles Galaxy, 29 pelo Wolverhampton, 19 com a camisa do Leeds United, 12 atuando pelo Coventry City, 16 pelo Celtic, sete pelo Liverpool, três pela Inter de Milão e Aston Villa, dois pelo West Ham e 68 com a camisa da Seleção Irlandesa. 

9. Luis Suárez (388 gols)

Crédito foto: Getty Images

O polêmico atacante uruguaio balançou as redes por todos os lugares onde passou. Perto dos 400 gols, Luisito tem os seguintes números: 121 gols pelo Barcelona, 111 pelo Ajax, 82 pelo Liverpool, 15 pelo Groningen, 12 pelo Nacional e 47 com a camisa da Seleção Uruguaia. Com 30 anos, o atacante tem potencial para subir muito no ranking. Você duvida? 

8. David Villa (398 gols)

Crédito foto: Getty Images

Maior artilheiro da Seleção Espanhola, David Villa é o oitavo colocado no ranking. A extensa marca de gols é marcada por 129 gols pelo Valencia, 55 pelo Sporting Gijón, 48 pelo Barcelona, 39 pelo Zaragoza, 15 pelo Atlético de Madrid, 51 pelo New York City, dois pelo Melbourne City e finalmente 59 pela Seleção Espanhola. Que currículo, hein?

7. Samuel Eto'o (403 gols)

Crédito foto: Getty Images

O craque camaronês é um nome de respeito para a sétima posição do ranking. Multicampeão por onde passou, a lista de Eto'o é a seguinte: 130 gols com a camisa do Barcelona, 70 com a camisa do Mallorca, 53 pela Inter de Milão, 36 pelo Anzhi, 12 pelo Chelsea, quatro pelo Everton, dois pelo Sampdoria, 36 pelo Antalyaspor e outros 56 pela Seleção Camaronesa.

6. Luis Fabiano (404 gols)

Crédito foto: Getty Images

Primeiro brasileiro a aparecer na lista, o Fabuloso sempre ficou marcado pelo faro de gol. Recentemente alcançou a marca de 400 gols com a camisa do Vasco. A lista do artilheiro é composta por 212 gols com a camisa do São Paulo, 107 pelo Sevilla, 25 pela Ponte Preta, 23 pelo Tianjin Quanjian, seis com a camisa do Vasco, três pelo Porto e 28 com a camisa da Seleção Brasileira.

5. Loco Abreu (406 gols)

Crédito foto: Getty Images

A lista de gols do uruguaio é controversa. É praticamente impossível listar todos os mais de 20 clubes que o atacante jogou. Jogando pelo Bangu, o uruguaio chegou aos 400 gols no início de 2017. Atualmente na segunda divisão chilena, o rodado jogador tem como destaque 63 gols com a camisa do Botafogo e 26 tentos com a camisa da Seleção Uruguaia.

4. Magno Alves (439 gols)

Crédito foto: Christian Alekson/cearasc.com

A extensa carreira de Magno Alves é marcada por muitos clubes, países e gols. O atacante baiano passou por mais de 15 clubes em sua carreira. Apesar de "deixado de lado" na lista da revista El Gráfico. Registramos a marca do atacante brasileiro que fica na honrosa quarta colocação. O Magnata, como ficou conhecido, se destaca por ter feito 124 gols com a camisa do Fluminense (oitavo maior artilheiro do clube) e 101 gols com a camisa do Ceará, clube atual do atacante.

3. Zlatan Ibrahimovic (482 gols)

Crédito foto: Getty Images

Mais um craque que marcou (e ainda marca) época no futebol mundial. O sueco Ibrahimovic está próximo da marca de 500 gols! Com passagens por vários clubes, a lista extensa de gols do craque é a seguinte: 18 gols marcados pelo Malmo, 48 pelo Ajax, 26 pela Juventus, 66 pela Inter de Milão, 22 pelo Barcelona, 56 pelo Milan, 156 pelo PSG, 28 pelo Manchester United e 62 pela Seleção Sueca. 482 gols na conta de Ibracadabra e a terceira colocação do ranking. Quem será que ocupa a primeira e a segunda posição?

2. Lionel Messi (565 gols)

Crédito foto: Getty Images

A segunda colocação do ranking fica muito bem representada com a genialidade de Lionel Messi. O craque argentino tem 565 gols marcados, sendo 507 com a camisa do Barcelona e 58 pela Seleção Argentina. Messi também é o maior artilheiro tanto da equipe blaugrana quanto do selecionado dos hermanos. Dois anos mais novos que CR7, Messi poderá se tornar o maior artilheiro de todos os tempos?

1. Cristiano Ronaldo (604 gols)

Crédito foto: Getty Images

Quem ostenta o título de maior artilheiro em atividade do futebol mundial não é necessariamente uma surpresa. Cristiano Ronaldo vem numa sequência de números estratosféricos nos últimos anos e lidera a lista com 604 gols marcados em partidas oficiais. Faça as contas: São cinco com a camisa do Sporting, 118 com a camisa do Manchester United, 406 com a camisa do Real Madrid e mais 75 tentos com a camisa da Seleção de Portugal. Cristiano Ronaldo pode se tornar o maior artilheiro da história? Comente!

Para finalizar, uma lista de artilheiros em potencial que podem alcançar o Top 10 em breve: 

Fred (358 gols)
Huntelaar (355 gols)
Didier Drogba (351 gols)
Lewandowski (336 gols)
Aguero (326 gols)
Cavani (321 gols)
Neymar Jr. (293 gols)

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Impressionante! Confira algumas das contusões mais sérias do futebol
Conheça as 6 camisas mais badaladas do futebol brasileiro
Saiba quem são as 10 principais promessas do futebol brasileiro hoje