Crédito foto: Getty Images
Todo ano a Fifa premia o autor do gol mais bonito da temporada com o Prêmio Puskás. O gol deve ter sido marcado de setembro do ano interior a setembro do ano da seleção. Os dez mais bonitos são escolhidos, em seguida, os três; o mais bonito é anunciado na cerimônia, que acontece em janeiro. Este ano, os dez indicados são: Neymar (Brasil), Marlone (Brasil), Kekana (África do Sul), Saúl Ñíguez (Espanha), Daniuska Rodríguez (Venezuela), Mario Gaspar (Espanha), Mohd Faiz Subri (Malásia), Kanu (País de Gales), Messi (Argentina) e Simon Skrabb (Finlândia).
Os dez indicados são escolhidos pela entidade. Entretanto, muitos golaços ficam de fora. Diante disso, a Esportudo.com escolheu cinco deles que deveriam estar, pelo menos, entre os indicados, confira:
Especialista em fazer gols bonitos, o sueco já ganhou o Prêmio, em 2013. Fez um gol de bicicleta a mais de 30m do gol, em amistoso contra a Inglaterra – a partida terminou em 4 a 2 para a Suécia. Sua estreia pelo Manchester United foi contra o Galatasaray, em torneio de pré-temporada. Em seu primeiro lance no ataque, recebeu o cruzamento de Valencia. Ele estava de costas para o gol e a bola chegou muito alta. Ele pulou e deu um voleio: a bola pingou e entrou no ângulo esquerdo. O goleiro nem pulou.
O uruguaio é artilheiro nato. Está sempre marcando muitos gols, típico de um camisa 9. É normal que entre tantos, alguns sejam belíssimos. Em março deste ano, marcou um gol de voleio excepcional, pela Champions League. A vítima foi o Arsenal. Daniel Alves cruzou e, desmarcado, ele acertou o chute de voleio no ângulo. Indefensável.
O português também já venceu o Prêmio. Em 2009, quando jogava pelo United, marcou um golaço de fora da área, que lhe rendeu o maior número de votos. Hoje, jogando pelo Real Madrid, continua marcando belos gols. Contra o Espanyol, ele recebeu a bola na direita, cortou um adversário de letra, driblou o segundo pedalando e bateu de esquerda no canto.
O brasileiro iniciou muito bem sua passagem pelo Bayern de Munique. Deu muitas assistências e marcou muitos gols, até agora. O gol é de abril deste ano e foi marcado contra o Hertha Berlin. Ele limpou a marcação e bateu forte, de muito longe, marcando um golaço no ângulo. Mais um lance em que o goleiro não se deu ao trabalho de tentar.
Por jogar no meio, Di María concede mais assistências do que marca gols. Neste gol, ele estava posicionado onde devia por sua função e marcou um belo gol. O PSG foi ao ataque e após forte marcação, Lucas tocou forte para trás, à meia altura. Vendo que o goleiro estava adiantado, ele bateu de voleio por cobertura. Chutando de primeira e marcando um belo gol.
E aí, qual desses golaços merecia estar no Prêmio Puskás de 2016? Comente sua opinião!
Veja também:
Saiba por que o Rogério Ceni não está pronto para treinar o São Paulo
7 motivos explicam por que o Palmeiras mereceu ser campeão brasileiro
Saiba quais são os 5 clubes mais valiosos do futebol brasileiro hoje