E não há melhor maneira de comemorar essas duas datas do que falar sobre Simone Medina, mãe, assessora, empresária, educadora e psicóloga do campeão mundial de surfe Gabriel Medina.
Simone é daqueles mães super protetoras e rígidas, por isso, quase proibiu Gabriel de seguir seu sonho de ser surfista profissional e campeão mundial.
Oportunidades para desistir do sonho do filho não faltaram, mas também não faltou garra e dedicação. O combinado era: pra poder surfar, tem que terminar os estudos. Sem o diploma, não tinha surfe.
Gabriel decidiu aos 13 anos de idade que seria surfista profissional e se dedicaria 100% pra isso, a mãe deixou claro que ele teria que abrir mão de muitas coisas para mergulhar nisso. Até porque, um grande campeão perde muito antes de ganhar. Simone, preocupada, insistiu e questionou se era isso mesmo que ele queria e se estaria disposto a abdicar de sua infância e adolescência (menos da escola) para alcançar o sonho.
Gabriel afirmou com todas as suas forças que seria campeão mundial um dia e não abandonaria os estudos, de início, contrariada, Simone não acreditava que seu filho conseguiria.
Mas, mesmo assim, foi A mãe. A família tinha uma loja de surfe em Maresias, e quase todo lucro, era voltado às inscrições de Gabriel nos campeonatos e materiais para ele competir. Até os 15 anos do filho, Simone sofria e batalhava para conseguir quitar as dívidas e ainda "patrocinar" o pequeno surfista. Nada foi fácil, a loja foi roubada várias vezes e ela chegou a distribuir panfletos de políticos nas praias embaixo de chuva e frio para ganhar apenas cinquenta reais. Mas ela é mãe, e as mães fazem de tudo pelo sonho de um filho.
Até que, em 2009, a Rip Curl assinou contrato com Gabriel, que foi campeão do WQS seis estrelas dias depois. Vocês devem estar pensando: "ah, então as coisas melhoraram, com o dinheiro do patrocínio tudo ficou mais fácil." É aí que vocês se enganam. O dinheiro da Rip Curl só viria muito depois, toda a batalha de Gabriel durante o WQS em Santa Catarina, foi graças ao esforço da mãe e do padrasto, que tinham o dinheiro guardado e contado centavo a centavo para a disputa do campeonato. Logo após o título, Gabriel disse para a mãe: "Esse prêmio é seu e o dinheiro é pra você quitar as dívidas, precisamos viver em paz!". E foi nesse dia, ao ouvir as palavras emocionadas do filho e ver sua vitória, que Simone decidiu apoiá-lo nesse sonho pra valer, de ir com ele até o fim, ela precisava sonhar com ele, senão ficaria dormindo enquanto ele sonha. Foi um momento inesquecível tanto pra ele, quanto pra ela, que sentiu algo inédito em sua vida, algo mágico, uma alegria que transbordava.
A mãe começou a se empenhar ainda mais e abriu mão de estar todos os dias ao lado de sua filha mais nova, Sophia e de unir sua família. Todos sonharam juntos e abriram mão de valores, também juntos, como mãe e filho.
Aos 16 anos, Gabriel Medina completou o ensino médio, entregou o diploma para a mãe e disse: "Já conquistei o que você queria, agora preciso que você me ajude a conquistar o que eu quero."
A partir daí, conquistaram de tudo! Títulos, etapas, prêmios, sucesso, fama e dinheiro. E o mais importante, nunca deixaram de ter: a parceria. Após a conquista do inédito título mundial por um brasileiro, Gabriel dedicou a família e agradeceu à mãe Simone por tudo, afinal, ele só é o que é hoje, graças à ela.
Para Simone Medina, o título mais importante é o de mãe e o melhor presente que ela pode ganhar neste dia das mães é ter a família reunida.