Notícias e Opiniões de Esportes

São Paulo: Denis é injustiçado ou faz jus ao seu desempenho?

Written by Diego Santos | 16/abr/2017 11:02:00

Credito foto: Reprodução Sitte oficial do clube / Rubens Chiri

Denis César de Matos tem 29 anos. Cotado para ser o grande substituto de Rogério Ceni na meta do São Paulo Futebol Clube, sofre por suas falhas constantes. Afinal, podemos crucificá-los por seu desempenho?

De Jaú, interior de SP, o goleiro começou sua carreira em 2002 na Ponte Preta, onde foi destaque disputando os Campeonatos Paulistas de 2006 a 2008. No ano seguinte, 2009, teve sua chagada ao Tricolor e não demorou muito para estrear. Com uma lesão de Rogério (então titular) e de Bosco (segundo goleiro) que não havia sido nem relacionado, o recém chegado foi acionado em menos de três semanas de clube. A estreia foi na vitória fácil do Tricolor diante da Portuguesa por 2 a 0, no Canindé. 

Mesmo chegando para ser o terceiro goleiro, o jogador foi se destacando no clube. Com a saída de Bosco e suas grandes atuações quando acionado, acabou assumindo a segunda posição de arqueiros. 

O ano de 2012 foi bastante atípico, pois Rogério teve uma lesão séria com necessidade de se ausentar por um bom tempo, chance para o então segundo goleiro brilhar, e foi exatamente o que aconteceu. Foram 40 jogos ao longo da temporada, com grandes atuações e sem comprometer. 

Todos viam 'com bons olhos' o crescimento de Denis no São Paulo, o que mudaria ao assumir, de fato, a titularidade com a aposentadoria do ídolo Ceni, no final de 2015. A meta Tricolor estava, aparentemente, tranquila, já que o arqueiro vinha com expectativa. Então, 2016 para os são-paulinos era especial, pois o time jogaria a tão desejada Copa Libertadores da América. As falhas no torneio continental, principalmente nos dois jogos contra o River Plate, foram a gota d'água para a torcida, pedindo a saída do goleiro.

Comparação com o ídolo seria evidente. A dificuldade existiria por assumir uma das camisas mais pesados do futebol mundial. Contudo, Denis vem sofrendo desde então. É fato que o camisa 1 da atual temporada tem falhado – o único problema é que quando o time perde, a culpa é somente sua, minimizando os erros de seus companheiros. O jogador dá muito azar em relação às suas falhas, pois quando faz grandes milagres, a equipe acaba perdendo. 

Em dados divulgados até o ano de 2014 pelo Site Oficial do São Paulo, o goleiro possui uma das melhores médias de aproveitamento de pontos: 59,39%, ficando no Top 10, numa lista que tem Rogério em sexto e Zetti em nono. O atual arqueiro já disputou 172 jogos com a camisa Tricolor. 

Em 2017, o clube contratou Sidão, goleiro comprado diante do Botafogo, mas que também não engrenou na temporada. Nas incertezas, o fato é que Renan Ribeiro, contratado justamente para ser o reserva de Denis, na época ainda segundo goleiro, tem feito boas partidas e já é “pedido” pela torcida para assumir a titularidade. 

Dizer que Denis não serve para vestir a camisa tricolor me parece exagero – como muitos dizem. Ignorar suas falhas, também seria, mas o goleiro está sofrendo o que Fernando Prass sofreu ao assumir a titularidade no gol do rival, Palmeiras. O que o jogador são-paulino e muitos outros que “assumirem lugares” de ídolos precisam, é de tempo e confiança dos clubes para que consigam exercem suas funções de maneira plena.

E você, o que acha, torcedor? O atual goleiro é injustiçado ou merece voltar à meta Tricolor? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
5 jogadores que estão fora dos holofotes, mas que já deram o que falar
Entenda como a cultura influencia na nossa paixão por esporte
Top 10: Os invasores mais “loucos” da história do futebol; confira