O Santa começou como um dos favoritos, pois sendo um dos três representantes do Nordeste na série A, mas teve dificuldade no seu grupo. Perdeu os dois jogos para o principal adversário, inclusive a segunda derrota resultou na demissão do treinador que levou o Santa para a primeira divisão em 2015. Desde então o Tricolor Pernambucano esta invicto, tanto na Copa do Nordeste como no Pernambucano. Os novos ares foram bons ao Santa.
De um time que só se defendia para atacar, para um time mais inteligente e com variação. Milton Mendes encontrou jogadores fechados com a nova proposta, com isso passou pelo Ceará e Bahia com autoridade e alcançou a chance de enfrentar o Campinense pela grande final. Como na primeira fase se classificou entre os três melhores segundos colocados teria de decidir as vagas e o título fora do Gigante do Arruda.
Contra a Ceará venceu os dois jogos, diante do Bahia um triunfo na Fonte Nova após um empate no Arruda. Graças ao 2x1 no Gigante do Arruda, pela primeira partida da final, o empate de 1x1 em Campina Grande garantiu sua Primeira Copa do Nordeste, que antes apenas Vitória. Sport, América de Natal, Bahia, Campinense e Ceará tinham conquistado. Agora vem a parte mais difícil desta Temporada, que o Santa Cruz represente com muita força e dignidade o Futebol Nordestino na Série A, juntamente com o Sport e o Vitória. Salve o Campeão do Nordeste!